Arrasa-Quarteirão (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Arrasa-Quarteirão
Arrasa-Quarteirão.jpg

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Detective Comics #345 (novembro de 1965)
Criado por Gardner Fox
Carmine Infantino
Características do personagem
Alter ego Mark Desmond
Roland Desmond
Afiliações Sociedade Secreta dos Super-Vilões
Esquadrão Suicida
Habilidades Força e resistência sobrehumanas
Alto nível de inteligência (Roland).
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Arrasa-Quarteirão (Blockbuster no original) é o nome de dois personagem fictícios da DC Comics. Fazem parte da vasta galeria de vilões do Batman. Foram criados pelo escritor Gardner Fox e pelo desenhista Carmine Infantino.

História[editar | editar código-fonte]

Mark Desmond[editar | editar código-fonte]

O primeiro a assumir o nome de Arrasa-Quarteirão foi Mark Desmond, um químico que desejava aumentar sua força física. Realizando experimentos em si mesmo, conseguiu tornar-se mais alto e mais forte, porém teve um aumento de agressividade como efeito colateral. Mentalmente debilitado, Mark passou a ser cuidado pelo seu irmão, Roland Desmond, criminoso local que futuramente viria a ser o segundo Arrasa-Quarteirão.

Mark é convencido por seu irmão a praticar crimes, quando então Batman e Robin atravessam seu caminho. Em ocasião anterior, Bruce Wayne havia salvado o jovem Mark Desmond de sofrer um afogamento e descobriu que poderia acalmá-lo já adulto e raivoso, retirando-lhe o capuz. Mark confronta Batman em diversas ocasiões. Une-se à Sociedade Secreta de Supervilões durante uma batalha contra a Liga da Justiça e, posteriormente, é recrutado por Amanda Waller para fazer parte do Esquadrão Suicida. Foi morto lutando contra uma das criações do vilão Darkseid, um enorme golem incandescente chamado Enxofre.

Roland Desmond[editar | editar código-fonte]

Roland Desmond torna-se o segundo Arrasa-Quarteirão após ser forçado a tratar de uma grave doença, causada por uma bomba alienígena, por meio de experimentos com esteroides. Como seu irmão, tornou-se um poderoso monstro com mentalidade de criança.

Roland vendeu sua alma ao demônio Neron em troca de um intelecto avançado. Deu então início a sua carreira no crime, causando o caos na cidade de Manchester, sendo detido por Impulso. Migrou para a cidade natal de sua mãe, Blüdhaven, de onde planeja ampliar seu domínio até Gotham City, Star City, Metrópolis e Nova Iorque. Porém, seu plano é constantemente impedido por Asa Noturna e Oráculo.

Recentemente, Roland contratou diversos assassinos para matarem Asa Noturna, entre eles Brutale, Lady Vic, Shrike e Stalion. Como resultado de sua transformação inicial, Roland desenvolve uma deficiência cardíaca e albinismo. Ele recupera a saúde através de um transplante de coração de um dos primatas capturados em Gorilla City, mas acaba sendo morto pela nova Tarantula, Catalina Flores.

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Sua primeira aparição foi em Detective Comics #345.

Um novo Arrasa-Quarteirão foi criado por Lex Luthor na minissérie 52 para servir como oponente de seu time de super-heróis, a Corporação Infinito. Pouco é revelado deste Arrasa-Quarteirão, salvo o fato de que Lex Luthor é capaz de controlá-lo e comenta que a nova versão do Arrasa-Quarteirão é mais forte que as anteriores.

Um Arrasa-Quarteirão aparece entre os vilões exilados em um mundo alienígina na série limitada de sete edições Salvation Run, produzida entre 2007 e 2008.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Liga da Justiça Sem Limites[editar | editar código-fonte]

A única aparição de Mark Desmond fora dos quadrinhos foi no episódio "Kid's Stuff" de Liga da Justiça Sem Limites, onde fazia parte da Legião do Mal, comandada por Gorila Grodd. Em outro episódio, decidiu, junto com outross vilões, fazer um motim para derrubar Lex Luthor da liderança da Legião. Foi dublado por Dee Bradley Baker.