Arroja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Arroja é um bairro da cidade de Odivelas. Situado no seu extremo noroeste, é delimitado a sul pelos bairros das Patameiras e Pombais e separado da zona central de Odivelas, nomeadamente da sua zona velha, pela ribeira de Odivelas.

O bairro tem vindo a sofrer várias alterações nos últimos anos a nível da habitação, infra-estruturas e condições nos variados espaços que o compõem.

Apesar de há várias anos munido de um Urbicentro Comercial, sempre foi possível verificar a fraca existência de um comércio capaz de satisfazer a sua (exponencialmente) crescente população.

Inicialmente a área abrangente desta freguesia seria de 0,683km2, sendo constituída por zonas como: Arroja Velha, Quintinha da Arroja, Urbanização da Arroja (mais a norte) e Jardim do Sol.

A última verificação populacional que consta dos registos do INE/Censos de 1997, declara que existem cerca de 5.031 habitantes neste bairro de Odivelas, sendo mais reduzido o número de eleitores efectivos.

Este bairro practicamente desde o início da sua existência que tem várias estruturas de utilidade pública, entre as quais se podem citar as seguintes:

- 2 Escolas C+S - 2 Escola Preparatórias - 2 Jardins de Infância - 1 actual Delegação da Junta - 1 Posto dos CTT - 1 Farmácia - 1 Feira de levante - 2 Ringues de Futebol de Cinco - Dezenas de estabelecimentos de sector terciário - várias oficinas de automóveis, serralharia etc.

É importante referir também que os últimos grandes investimentos de carácter comercial feitos neste bairro, foram os hipermercados Modelo Arroja, LIDL e ALDI.

A localização geográfica deste bairro é tida como muito boa tanto para o cidadão adulto, - pois está a meros minutos das estações de Metro de Odivelas e Sr. Roubado, estando por isso a um passo da chamada "Grande Lisboa", encurtando assim a distância para o seu possível local de trabalho - como também para o cidadão criança ou adolescente, pois além de estar munido de 2 escolas preparatórias (Porto Pinheiro e António Gedeão) estará perto de todo o tipo de estruturas necessárias para o público sediadas em Odivelas, tais como o SAP - Centro de Saúde, Escola Secundária de Odivelas, Farmácias, Centros Comerciais (Odivelas Parque, Kaué), etc.

Em termos de transportes esta zona está totalmente coberta pela companhia de transportes públicos Rodoviária de Lisboa, com camionetes que permitem ao utente ter como destino final qualquer zona de Odivelas, como também Loures ou Lisboa (Campo Grande) tendo também ligação directa à praça de táxis de Odivelas.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.