Arsenal vs. Spurs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
North London Derby
Arsenal x Tottenham
Spurs vs Arsenal, Avril 2007.jpg

Foto oficial dos capitães Gilberto Silva e Ledley King, antes do Derby, em White Hart Lane, em 2007. O jogo terminou 2-2.
Arsenal 77 vitória(s), 281 gol(s)
Tottenham 54 vitória(s), 237 gol(s)
Empates 47
Total de jogos 178
Total de gols 518
editar
O North London Derby em novembro de 2010.

Arsenal vs. Spurs, também conhecido como North London Derby, é o clássico da cidade de Londres, capital da Inglaterra, que envolve o Arsenal Football Club e o Tottenham Hotspur Football Club.

A rivalidade surgiu em 1913, com a mudança do Arsenal para o norte de Londres, quando passou a jogar em Highbury, num local muito próximo ao estádio do Tottenham, o White Hart Lane.

Intensificou-se ainda mais em 1919, com a polêmica votação das vagas na primeira divisão inglesa, que promoveu o Arsenal e rebaixou o Tottenham, enfurecendo seus diretores e torcedores.

História[editar | editar código-fonte]

Surgimento da rivalidade[editar | editar código-fonte]

O primeiro confronto entre as equipes ocorreu num amistoso em 19 de novembro de 1887, com a vitória do Tottenham por 2-1 num jogo que terminou 15 minutos antes de tempo regulamentar por deficiencia na iluminação. Pela Premier League, o primeiro jogo foi em 4 de dezembro de 1909 e o Arsenal venceu por 1-0.

Entretanto, o confronto se tornou de fato uma rivalidade no ano de 1913, quando o Arsenal se mudou para o distrito de Highbury, fixando-se no Arsenal Stadium (comumente chamado de Highbury devido ao nome do distrito), muito próximo ao White Hart Lane, casa do Tottenham.

Os dois clubes haviam se tornado vizinhos, e uma rivalidade naturalmente surgiria ali. Após a mudança dos Gunners, o primeiro confronto realizado no norte de Londres aconteceu num amistoso em 22 de agosto de 1914, em White Hart Lane e, embora à época o Arsenal estivesse na segunda divisão e o Tottenham na primeira, os Gunners venceram por 5-1.

A rivalidade intensificou-se em 1919 quando, após a Primeira Guerra Mundial, a primeira divisão inglesa deveria receber duas novas equipes. Houve reuniões para decidir os dois clubes por meio de uma votação, e o 19° colocado, o Chelsea, que havia sido rebaixado, foi autorizado a permanecer, e ocupou assim uma das duas vagas. A segunda vaga poderia te sido atribuída ao Tottenham, que havia sido o 20° colocado na primeira divisão, ou ao Barnsley, que tinha terminado em 3º na segunda divisão. Porém, o Arsenal, juntamente com quatro outros clubes, também estava interessado nesta vaga.

Após o aval da presidente da liga e o presidente do Liverpool, devido à importância do clube na época, o Arsenal venceu a votação por dezoito votos, contra oito do Tottenham, cinco do Barnsley e mais dez votos distribuídos entre os outros clubes. Assim, o Arsenal estava na primeira divisão, e o Tottenham jogaria a segunda, decisão que enfureceu os diretores e torcedores dos Spurs e aumentou ainda mais a rivalidade.

Desde 1950, em apenas uma temporada em que Arsenal e Tottenham não estiveram na mesma divisão, a de 1977-1978.

Fatos recentes[editar | editar código-fonte]

Como acontece com qualquer grande rivalidade, as gozações entre os dois lados é muito comum. Muitos dos jogadores que se transferem entre as duas equipes são tratados quase como inimigos pelos torcedores de seu antigo clube. Um exemplo recente é o do zagueiro Sol Campbell, que foi apelidado de "Judas" pela torcida dos Spurs depois que se transferiu para o Arsenal em 2001.

Outro exemplo mais recente é o de Emmanuel Adebayor, que chegou ao Tottenham em 2011, após ter atuado pelo Arsenal entre 2006 e 2009. Em partida realizada no dia 26 de fevereiro de 2012, no Emirates Stadium, casa do Arsenal, Adebayor foi vaiado a cada vez que tocava na bola. O jogo terminou num placar de 5-2 a favor do Arsenal, com Adebayor tendo marcado o segundo gol dos Spurs.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Até 03 de março de 2013.[1]

Jogos Vitórias do
Arsenal
Empates Vitórias do
Tottenham
Gols do
Arsenal
Gols do
Tottenham
Campeonato Inglês 158 66 43 50 253 218
Copa da Inglaterra 6 4 0 2 9 5
Copa da Liga Inglesa 13 7 3 3 19 16
Supercopa da Inglaterra 1 0 1 0 0 0
Total 178 77 47 54 281 237

Outros números[editar | editar código-fonte]

Torcidas[editar | editar código-fonte]

Considerando apenas os torcedores dos dois clubes na Inglaterra, o Arsenal é a terceira maior torcida deste país, com 2.652.000 torcedores e o Tottenham a quinta, com 1.240.000, segundo pesquisa do Instituto Roy Morgan, em 2004.

Já segundo pesquisa divulgada pelo Top Up TV, o Arsenal teria 16,5% dos torcedores da cidade de Londres e o Tottenham teria 9,6% da preferência dos torcedores locais, sendo a primeira e segunda maiores torcidas londrinas, embora a nível nacional o Chelsea apareça pouco a frente do Tottenham.[2]

Maiores públicos[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Listagem de competições oficiais, nos âmbitos nacional e internacional, e respectivo número de títulos conquistados por Arsenal FC e Tottenham Hotspur FC.

Competições nacionais Arsenal Tottenham
Campeonato Inglês 13 2
Copa da Inglaterra 11 8
Copa da Liga Inglesa 2 4
Supercopa da Inglaterra 11 4
Campeonato Inglês da Segunda Divisão 0 2
Total nacional 37 20
Competições europeias Arsenal Tottenham
Taça dos Vencedores de Taças 1 1
Taça UEFA/Liga Europa 0 2
Taça das Cidades com Feiras 1 0
Total europeu 2 3
Total geral 39 23

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]