Artéria sacral lateral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artéria sacral lateral
Artéria sacral lateral
Artéria sacral lateral está representada no centro à direita.
As veias ilíacas
Nome em Latim arteriae sacrales laterales
Gray's subject # 621
Vasculariza Eretor da espinha, músculo piriforme, canal sacral
Origem artéria ilíaca interna
Veia Veias sacrais laterais
Dorlands/Elsevier a_61/12155741

As artérias sacrais laterais ou artérias sagradas laterais surgem da divisão posterior da artéria ilíaca interna. Geralmente existem duas, a superior e a inferior.

Superior[editar | editar código-fonte]

A superior, mais larga, passa medialmente e depois de se anastomosar com ramos da artéria sacral média, entra no primeiro ou segundo forame sacral anterior, fornecendo ramos para o conteúdo do canal sacral, e saindo do forame sacral posterior correspondente, é distribuída para a pele e músculos na porção dorsal do sacro, se anastomosando com a artéria glútea superior.

Inferior[editar | editar código-fonte]

A inferior corre obliquamente na frente do músculo piriforme e nervos sacrais para o lado medial do forame sacral anterior, desce na frente do sacro e se anastomosa sobre o cóccix com a artéria sacral média e a artéria sacral lateral do lado oposto.

Em sua trajetória dá ramos, que entram no forame sacral anterior; estes, depois de vascularizar o conteúdo do canal sacral, saem pelo forame sacral posterior e são distribuídos aos músculos e pele na superfície dorsal do sacro, se anastomosando com as artérias glúteas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre sistema circulatório é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.