Art Attack

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Art Attack
Informação geral
Formato Série
Gênero Educativo, artístico e infanto-juvenil
Duração 30 minutos
Criador(es) Neil Buchanan / Tim Edmunds
País de origem  Inglaterra
Idioma original Inglês / Português
Produção
Elenco Daniel Warren / Pedro Penim/ Neil Buchanan/ Luiz Daniel Bianchin/ Alexiev Gandman
Tema de abertura Mr Miller & Mr Porter
Exibição
Transmissão original Brasil2000– presente
N.º de temporadas 4 temporadas

Art Attack foi um programa de televisão infantil originalmente britânico, sendo transmitida pela primeira vez em junho de 1990 pela Independent Television, por Neil Buchanan. O objetivo do programa é fazer com que os telespectadores (respectivamente crianças) façam arte com coisas muito simples, porém que podem dar um bom conceito em termos de arte. E todas estas "engenhocas" são feitas desde caixas até garrafas de plástico, variando de experiência por experiência. O programa foi exibido em 32 países, inclusive o Brasil, com grande sucesso internacional, tendo várias versões de acordo com esses países.

A primeira temporada do programa, em versão brasileira, produzida em 2000 e em 2002, foi gravada nos estúdios da Disney em Londres. As "artimanhas" eram comandadas pelo apresentador Daniel Warren. Na 2ª temporada, produzida em 2005, foi feita uma co-produção entre o Disney Channel Brasil e o português apresentada pelo português Pedro Penim, produzida também em Londres. Chegou a ter uma 3ª temporada, apresentada pelo próprio artista, Neil Buchanan, produzida no Reino Unido em 2005 e 2006, e posteriormente, dublada e exibida no Brasil, de outubro de 2008 a fevereiro de 2010. Foi lançada uma 4ª temporada, em junho de 2010, na qual Daniel Warren volta ao comando, sendo produzida em Buenos Aires, na Argentina. Atualmente, a nova temporada do Art Attack é transmitida todos os dias , no Disney Channel. Warren foi substituído por Luiz Daniel Bianchin e o artista do programa nesta temporada passou a ser o Alexiev Gandman, conhecido como Alex.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil o programa é exibido pelo Disney Channel, Disney Junior e Club Disney. A série encaixa-se no modelo já extinto programa X-Tudo, da TV Cultura. A exibição do Art Attack no Brasil estreou em 2000, quando foi produzida a primeira versão brasileira do programa, na qual o apresentador era Daniel Warren. Em 2012, Warren foi para o canal Gloob do Grupo Globo, onde passou a apresentar o Click,[1] no seu lugar entrou Luiz Daniel Bianchin.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal o programa é exibido pelo Disney Channel (atualmente 1ª temporada) e Disney Junior (atualmente 6ª temporada). A Série começou a dar na Disney em Setembro de 2002 e como apresentador estava Pedro Penim e a escultura conhecida como "Cabeçudo" com as grandes artes e o Neil Buchanan conhecido como "Mãozinhas". Depois de 10 anos, Pedro Penim é substituído por Salvador Nery , o Cabeçudo é substituído por Vicente Van Coco e o mãozinhas Neil é substituido por Neil Buchanan. Para além disso, também foram substituídos o cenário e a entrada da série. A série, apesar de já estar na 9ª temporada, a temporada que dá no Disney Junior é, atualmente, a temporada 6, sendo começada a ser repetida em 11/10/2014.

Exibição[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

É exibido de segunda a quinta das 08:30 h às 09:00 h da manhã, 12:30 h às 13:00 h, e aos sábados e domingos das 07:00 h às 07:30 h da manhã, no bloco Disney Junior, no Disney Channel.

Portugal[editar | editar código-fonte]

É exibido de segunda a sexta das 10:00 h às 10:50 h da manhã (Disney Channel). No Disney Junior os horários são de segunda a sexta das 11:50 h às 12:15 h e aos sábados e domingos das 16:00 h às 16:26 h. (Todos os horários são os que dão em horas que as crianças normalmente estão acordadas (7:00 h - 21:30 h)).

Referências

  1. Otto, Fernando (27 de outubro de 2012). Click! - Estadinho Agência Estado Estadão. Visitado em 4 de janeiro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]