Art Pepper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Art Pepper
Informação geral
Nome completo Arthur Edward Pepper, Jr.
Nascimento 1 de Setembro de 1925
Origem Gardena (Califórnia), Estados Unidos
País  Estados Unidos
Data de morte 15 de junho de 1982 (56 anos)
Gênero(s) Cool jazz
West Coast jazz
Bebop
Mainstream jazz
Hard bop
Post-bop
Instrumento(s) Saxofone alto
Saxofone tenor
Clarinete
Outras ocupações Saxofonista
Afiliação(ões) Stan Kenton
Shorty Rogers

Art Pepper (nascido Arthur Edward Pepper, Jr.; Gardena, 1 de Setembro de 1925Panorama City, 15 de Junho de 1982), foi um saxofonista norte-americano de cool jazz.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Art Pepper nasceu em Gardena, Califórnia, mas viveu vários anos nos montes de Echo Park, em Los Angeles. Iniciou a sua carreira musical nos anos 40, tocando nas orquestras de Benny Carter e de Stan Kenton. Entre 1944 e 1946, cumpre o serviço militar. Na década seguinte, Pepper torna-se um dos músicos principais do jazz da costa oeste dos EUA, juntamente com Chet Baker, Gerry Mulligan, Shelly Manne, entre outros.

Ao mesmo tempo que cumpria o serviço militar, Pepper consumia heroína, o que levou a várias interrupções na sua carreira, e alguns períodos na prisão, nos anos 50 e 60. Estes períodos na sua vida, influenciam os seus trabalhos, levando-o a adoptar um som mais pesado, característico de John Coltrane.

Entre 1969 e 1971, passou algum tempo em Synanon, um grupo de reabilitação para toxicodependentes. Após iniciar um tratamento de metadona, em meados dos anos 70, Pepper voltou às gravações, editando diversos álbuns

Em 1980, Peeper escreve a sua autobiografia, Straight Life, que descreve o mundo do jazz, as drogas e o sub-mundo do crime, na Califórnia, em meados do século 20. O documentário Art Pepper: Notes from a Jazz Survivor, dedica grande parte do filme, ao seu trabalho com um dos seus últimos grupos, em que participou, juntamente com o pianista Milcho Leviev. Este documentário também inclui uma entrevista com a sua terceira esposa, Laurie Pepper.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]