Artaxerxes III

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Artaxerxes III da Pérsia)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Artaxerxes III (ca. 425 a.C.338 a.C.) foi o décimo rei aquemênida do Império Persa. Oco (do babilônico Ú-ma-kuš ) era o nome de antes de subir ao trono sendo geralmente referido como Artaxerxes III Oco, mas no Irã ele é conhecido como Ardeshir III. Em inscrições babilônicas ele é chamado de "Umasu, que é chamado Artakshatsu". Seu governo foi uma tentativa contínua e brutal da manutenção do Império Aquemênida.

Oco era o terceiro filho de Artaxerxes II com Estatira. Antes de subir ao trono tinha sido um sátrapa e comandante do exército de seu pai ajudando a sufocar a Revolta dos Sátrapas (367-362). Em 359, pouco antes de subir ao trono, ele atacou o Egito, que estava em rebelião sob o Faraó, como uma reação a ataques alarmantes, mas sem muito êxito, do Egito às regiões costeiras da Fenícia. Artaxerxes se casou com sua sobrinha a filha de Oxathres, irmão do futuro rei Dario III. [32] Seus filhos foram Arses, o futuro rei da Pérsia, Bisthanes e Parysatis, que casou-se futuramente com Alexandre Magno.


Precedido por:
Artaxerxes II
imperador aquemênida
358 a.C.338 a.C.
Sucedido por:
Artaxerxes IV
Precedido por:
Nectanebo II
Faraó
343 a.C.338 a.C.
31ª Dinastia
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.