Arte da Pré-História

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A chamada arte pré-histórica é o que podemos assemelhar com produção dita artística do homem ocidental dos dias de hoje, feita pelos humanos pré-históricos, como gravuras rupestres, estatuetas, pinturas, desenhos.

A arte pré-histórica não está necessariamente ligada à ideia de "arte" e sim de comunicação que surgiu a partir do renascimento.

A relação que o homem pré-histórico tinha com esses objetos é impossível definir. Pode-se, no entanto, formular hipóteses e efetuar um percurso para as apoiar cientificamente.

Ainda hoje, povos caçadores-recolectores produzem a dita "arte" e em algumas tribos de índios percebe-se a relação do homem contemporâneo com o conceito atual de obras de arte e também de comércio.

Achados arqueológicos[editar | editar código-fonte]

Vênus de Laussel, estatueta talhada num bloco de pedra calcária dura; representa a uma mulher despida, que na mão direita sustem um corno de bisão.

Apesar de convencionar-se a consolidação da religião no período Neolítico, a arqueologia registra que no Paleolítico houve uma religião primitiva baseada no culto a uma Deusa mãe,[1] [2] [3] [4] ao feminino e a associação desta ao poder de dar a vida.[5] Foram descobertas, no abrigo de rochas Cro-Magnon em Les Eyzies, conchas cauris, descritas como "o portal por onde uma criança vem ao mundo" e cobertas por um pigmento de cor ocre vermelho, que simbolizava o sangue, e que estavam intimamente ligados ao ritual de adoração às estatuetas femininas; escavações apresentaram que estas estatuetas, as chamadas vênus neolíticas eram encontradas muitas vezes numa posição central, em oposição aos símbolos masculinos localizados em posições perféricas ou ladeando as estatuetas femininas.[6]

Arte na Pré-história e as diferenças com a Arte na atualidade[editar | editar código-fonte]

A arte neste período pode ser inferida a partir dos povos que vivem atualmente ou viveram até recentemente na pré-historia (por exemplo, os aborígenes, os índios). Na pré-história, a arte não era algo que pudesse ser separado das outras esferas da vida, da religião, economia, política, e essas esferas também não eram separadas entre si, formavam um todo em que tudo tinha que ser arte, ter uma estética, porque nada era puramente utilitário, como são hoje um abridor de latas ou uma urna eleitoral. Tudo era ao mesmo tempo mítico, político, econômico e estético.

A arte como uma palavra que designa uma esfera separada de todo o resto só surgiu quando surgiram as castas, classes e Estados, isto é, quando todas aquelas esferas da vida se tornaram especializações de determinadas pessoas: o governante com a política, os camponeses com a economia, os sacerdotes com a religião e os artesãos com a arte. Só aí é que surge a arte "pura", separada do resto da vida, e palavra que a designa.

Mas antes do renascimento, os artesãos eram muito ligados à economia, muitos eram mercadores e é daí que vem a palavra "artesanato". Então a arte ainda era raramente separada da economia (embora na Grécia Antiga, a arte tenha chegado a ter uma relativa autonomia), por isso, a palavra "arte" era sinônimo de "técnica", ou seja,"produzir alguma coisa" num contexto urbano. No renascimento, alguns artesãos foram sustentados por nobres (os Médici, por exemplo) apenas para produzir arte, uma arte "pura". Aí é que surgiu a arte como a conhecemos hoje.

Arte pré-histórica
Venus von Willendorf 01.jpg Arte do Paleolítico - Arte rupestre (Pintura rupestreCaverna de Altamira | Vénus de Willendorf)
Arte do Mesolítico -
Chûn Quoit (small).jpg Arte do Neolítico - Arquitectura do Neolítico (Monumento megalítico | Menir | Anta/Dólmen | Tholoi | Cromeleque | Gruta artificial)
Arte proto-histórica
Similaun 1.jpg Idade do Cobre -
Earring Mycenae Louvre Bj135.jpg Idade do Bronze - Arte egeia (Arte cicládica | Arte minoica | Arte micénica)
Gundestrupkarret1.jpg Idade do Ferro - Arte celta | Arte pré-românica
- Arte etrusca

Referências

  1. Encarta Encyclopedia
  2. Encarta Encyclopedia, Mesopotamiam Art
  3. Neolithic Art, Encarta Ecyclopedia
  4. Witcombe, Willendorf
  5. O cálice e a espada, Riane Eisler, p.14
  6. O cálice e a espada, Riane Eisler, p.18

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Arte ou História da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.