Arte da Pré-História
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
|
Série de artigos sobre
|
| História da arte |
| Arte pré-histórica |
| Arte antiga |
| Arte medieval |
| Idade Moderna |
| Arte moderna |
| Arte contemporânea |
A chamada arte pré-histórica é o que podemos assemelhar com produção dita artística do homem ocidental dos dias de hoje feito pelo homem pré-histórico, como gravuras rupestres, pinturas, riscos, etc.
A arte pré-histórica não está necessariamente ligada à ideia de "arte" que surgiu a partir do renascimento, pois estabelecer um paralelo entre o homem ocidental e o homem pré-histórico é uma tarefa muito extenuante, senão mesmo impossível.
A relação que o Homem pré-histórico tinha com esses objetos é impossível de saber com exactidão. Pode-se, no entanto, formular hipóteses e efectuar um percurso para as apoiar cientificamente. Só assim uma ideia que sai da imaginação pode ser realmente interessante e ter algum fundamento.
Ainda hoje, povos caçadores-recolectores produzem a dita "arte" e em algumas tribos de índios, que já são poucas, já estão percebendo a relação do homem contemporâneo com o nosso conceito de obras de arte e também de comércio e com o comércio. Logo já existem produções que se assemelham com seus instrumentos para a venda.
| Arte pré-histórica | |||||||||
| Arte do Paleolítico | - Arte rupestre (Pintura rupestre – Caverna de Altamira | Vénus de Willendorf) | ||||||||
| Arte do Mesolítico | - | ||||||||
| Arte do Neolítico | - Arquitectura do Neolítico (Monumento megalítico | Menir | Anta/Dólmen | Tholoi | Cromeleque | Gruta artificial) | ||||||||
| Arte proto-histórica | |||||||||
| Idade do Cobre | - | ||||||||
| Idade do Bronze | - Arte egeia (Arte cicládica | Arte minóica | Arte micénica) | ||||||||
| Idade do Ferro | - Arte celta | Arte pré-românica - Arte etrusca |
||||||||

