Arte móvel pré-histórica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde agosto de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Dentro da arte pré-histórica, a designação arte móvel é empregada para qualquer obra de arte (em sentido amplo) realizada sobre um objeto de dimensões limitadas e manejáveis, que podem ser deslocadas ou transportadas pelo ser humano.

O conceito de arte móvel está relacionado, portanto, com o de arte parietal que não se pode trasladar por ser realizado nos muros ou rochas (arte rupestre). Também não é considerada arte móvel as peças de grandes proporções como as estelas ou as estátuas-menir do Neolítico e a Idade dos metais.

Na "arte móvel" incluem-se, além dos objetos de adorno pessoal, as peças gravadas, pintadas ou esculpidas que, pelas suas pequenas dimensões, podem ser.

Consequentemente, a arte móvel é muito diversa, já que não somente compreende criações exclusivamente artísticas (como estatuetas ou ornamentos), mas também objetos funcionais, ferramentas e utensílios decorados. Assim, há arte móvel paleolítica, que inclui plaquetas gravadas, Vênus paleolíticas, adornos, arpões, azagaias ou pontas de projétil feitas de osso ou corno, por exemplo. Os respectivos suportes podem corresponder a objetos utilitários, ou não utilitários, tais como lajes, ossos ou seixos.

No epipaleolítico europeu são muito característicos também os seixos pintados azilienses.

No Neolítico aparecem, além disso, objetos de barro cozido (ou seja, vasilhas decoradas, figuras de cerâmica…), ídolos, tecidos, esteiras com motivos geométricos ou figurativos, etc.

Na Idade dos Metais, a todos estes elementos acrescentam-se objetos metálicos, peças suntuárias e rituais, broches e armas; tudo elaborado com técnicas decorativas enormemente sofisticadas, como a filigrana, a damasquinagem, a cera perdida, etc.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.