Artemisia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Artemisia
Artemisia Negócios Sociais
Artemisia.
País de origem Brasil
Proprietário Artemisia
Página oficial [1]

A ARTEMISIA é uma OSCIP, e foi a organização pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. Desde sua fundação, em 2004, apoia o desenvolvimento de talentos e empreendedores na criação de negócios que oferecem soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda. Foi fundada em 2004 pela Potencia Ventures, e hoje tem sede em São Paulo e Recife. Fundada pela Potencia Ventures, a ARTEMISIA conta com parceiros nacionais, como Instituto Inspirare, it3 Capital, Instituto Rede, Catraca Livre, JP Morgan e Instituto Sabin e parceiros internacionais como a Omidyar Network e Potencia Ventures entre outros. Faz parte do conselho nacional da Semana Global de Empreendedorismo no Brasil. O objetivo da organização é potencializar o crescimento de negócios de impacto social no país, para dar à população de baixa renda mais acesso e oportunidades. Desde 2011, 1,84 milhões de pessoas foram impactadas pelos negócios acelerados.

Atuação[editar | editar código-fonte]

A ARTEMISIA trabalha para fomentar negócios de impacto social no Brasil. Sua atuação tem como objetivo inspirar talentos, educar líderes, gestores e empreendedores, engajar empresas e acelerar startups, sempre com o foco de mobilizar pessoas e organizações para trabalharem na geração de negócios de impacto social.

Inspiração[editar | editar código-fonte]

Dissemina o conceito de negócios de impacto social para inspirar a próxima geração de líderes, empreendedores e organizações para criarem negócios de impacto social que transformem o Brasil em um país com iguais oportunidades para todos. Uma das ações dessa área é o Movimento CHOICE, criado em 2011 para disseminar a discussão sobre o tema nas universidades. Mais de 600 lideranças universitárias já participaram do Programa de Embaixadores CHOICE e juntas mobilizaram mais de 51 mil universitários em 19 estados. O Movimento CHOICE é a maior rede de universitários engajados em negócios de impacto social no Brasil.

Educação[editar | editar código-fonte]

Possuem cursos e formações que educam futuros líderes, gestores, empreendedores e executivos para trabalhar com negócios de impacto social. Utiliza uma abordagem integrada e inovadora de aprendizagem que combina metodologias de cocriação, design thinking e desenvolvimento de competências empreendedoras.

Busca e Seleção de Negócios[editar | editar código-fonte]

Busca e seleciona empreendedores que tem a intenção genuína de transformar o Brasil por meio de negócios lucrativos, com potencial de atender milhares de pessoas de baixa renda. Elabora teses de mudança para os setores de impacto social estruturante na vida da população de baixa renda. Essas teses orientam a identificação dos negócios mais adequados para o contexto brasileiro que irão acelerar a construção de um país com iguais oportunidades para todos.

Aceleradora[editar | editar código-fonte]

Acelera as startups com potencial de transformar o Brasil, por meio de um programa intensivo que oferece: formatação do modelo de negócio, acesso a rede de mentores, capacitação da equipe, refinamento do impacto social e conexões com investidores, gestores e parceiros.

Alguns empreendedores que fazem parte da rede da ARTEMISIA são o Programa Vivenda, negócio na área de habitação, oferece reformas acessíveis para a população de baixa renda para combater as condições insalubres de moradias, como falta de ventilação e umidade; e o Saútil, plataforma virtual que agrega informações sobre o sistema público de saúde, gratuito para os usuários. Ele atende 75% da população brasileira que não têm plano de saúde e depende exclusivamente do SUS.

Projetos Institucionais[editar | editar código-fonte]

Apoia empresas, institutos e fundações, que tenham sinergia com a missão da ARTEMISIA e desejam atuar no campo dos negócios de impacto social.

Conhecimento[editar | editar código-fonte]

Sistematiza o conhecimento teórico e prático sobre o universo de negócios de impacto social e dissemina por meio de diferentes plataformas e programas

Referências:[editar | editar código-fonte]

[1]

[2]

  1. http://economia.terra.com.br/vida-de-empresario/atuacao-social-que-busca-lucro-e-nova-tendencia,9dca74cf07b65410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html
  2. Site ARTEMISIA