Arthropleura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

.


Como ler uma caixa taxonómicaArthropleura
fóssil de Arthropleura

fóssil de Arthropleura
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Myriapoda
Classe: Arthropleuridea
Ordem: Arthropleurida
Família: Arthropleuridae
Género: Arthropleura
Espécies
  • Arthropleura armata
  • Arthropleura moyseyii

Arthropleura é um género extinto dos artrópodes do período Carbonífero.

Caraterísticas[editar | editar código-fonte]

Arthropleura teve uns 2,6 metros de comprimento relativo a centopeias e diplópodes, nativas do Período Carbonífero no que é agora o nordeste da América do Norte e Escócia. Foi a maior centopeia já conhecida de todos os tempos e pensa-se que tivesse poucos predadores.

Nutrição[editar | editar código-fonte]

O que a Arthropleura comia é um assunto de debate entre os cientistas, como nenhum dos fósseis tem a boca preservada. No entanto, é razoavelmente certo de que ela teria tido um forte e poderoso conjunto de mandíbulas. Baseado nesta teoria, costuma-se dizer que a Arthropleura era carnívora, mas recentemente foram descobertos fósseis com pólen no intestino, sugerindo que a criatura comia plantas. É possível que as espécies mais pequenas eram herbívoras, enquanto os maiores eram carnívoros, utilizando as suas garras para cortar a vegetação, bem como para caçar pequenos animais e insectos. Estima-se que a média Arthropleura poderia ter comido o seu caminho através da vegetação comendo uma tonelada por ano.

Locomoção[editar | editar código-fonte]

Pegadas de Arthropleura fossilizados foram encontrados em muitos lugares. Estes aparecem como longas filas paralelas de pequenas estampas, que mostram que avançou rapidamente em todo o chão da floresta, andando em zig zag para evitar obstáculos, tais como árvores e pedras. Quando se deslocam com velocidade, o seu corpo estica-se e tornam-se mais longos, dando-lhe um tronco maior de comprimento e assim permitindo andar mais rápido. Tal como ela se moveu á volta de obstáculos, a Arthropleura teria roçado contra muitos tipos diferentes de plantas, e pode ter ajudado a floresta a se reproduzir, deslocando pólen ou esporos sobre outro local. E também pensa-se que a Arthropleura era capaz de viajar debaixo de água, e que ela pode ter nadado em lagos e rios, a fim de perder a sua casca. Isto a teria tornado vulnerável a ataques de grandes peixes e anfíbios. Em terra um adulto Arthropleura teria poucos inimigos.

Aparecimento e desaparecimento[editar | editar código-fonte]

A Arthropleura evoluiu de crustáceo, como os antepassados no Carbonífero, e foi capaz de crescer mais do que os modernos artrópodes, em parte devido à alta percentagem de oxigênio na atmosfera da Terra nesse momento, e devido à falta de grandes terrestres vertebrados predadores. Faixas fósseis de um artrópode que data ao Silúrico(português europeu e Siluriano em português brasileiro), às vezes são atribuídas à Arthropleura, quer dizer que podia ter um antepassado no Silúrico chamado Eoarthropleura. A Arthropleura ficou extinta no início do período Pérmico(Permiano), quando o clima úmido começou a secar, destruindo as florestas tropicais do Carbonífero, e permitindo a desertificação característica do Pérmico. Devido a isto os níveis de oxigênio na atmosfera começou a descer para níveis mais modestos. Nenhum dos gigantes artrópodes poderia sobreviver à nova seca, com baixos níveis de oxigênio

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

DINOSSAUROS!. Rio de Janeiro: Editora Globo S.A., fascículo 75, página 1780, 1996.

WALKING WITH MONSTERS - LIFE BEFORE THE DINOSAURS. BBC. Londres: Tim Haines, 05/11/2005. 90 min. episodio 2 "Reptile's Beginnings".


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arthropleura
Ícone de esboço Este artigo sobre artrópodes é um esboço relacionado ao Projeto Artrópodes. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.