Arthur Aguiar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arthur Aguiar
Arthur Aguiar durante show da banda Rebeldes em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em maio de 2012.
Informação geral
Nome completo Arthur Queiroga Bandeira de Aguiar
Nascimento 3 de março de 1989 (25 anos)
Origem Rio de Janeiro, RJ
País  Brasil
Ocupação(ões) Ator‎, cantor, compositor
Instrumento(s) Vocal‎, violão
Afiliação(ões) Chay Suede, Lua Blanco

Arthur Queiroga Bandeira de Aguiar (Rio de Janeiro, 3 de março de 1989)[1] mais conhecido por seu nome artístico Arthur Aguiar, é um ator, cantor, compositor e ex-nadador brasileiro.

Arthur iniciou sua carreira nos esportes, durante quase dez anos da sua vida dedicou-se à natação, foi federado e treinado pelo Botafogo conquistando títulos em diversos campeonatos e ganhando medalhas até os seus 19 anos, quando foi encontrado por um diretor que precisava de um ator com o seu perfil para sua peça, e assim, Aguiar começa a traçar seus passos no mundo do teatro, surpreendendo toda a família e quem acreditava no seu potencial como atleta. Como nas piscinas, Arthur Aguiar se dedicou ao teatro e à televisão e foi se destacando pelo seu talento. Seu primeiro trabalho notório foi na peça Os Melhores Anos de Nossas Vidas,[2] de Domingos de Oliveira e direção de Bia Oliveira, entre 2009 e 2010, interpretando Arthur. Já na televisão, teve seu nome reconhecido nacionalmente ao ser um dos protagonistas da versão brasileira da telenovela Rebelde, dando vida ao personagem Diego Maldonado,[3] em 2011, onde também integrou a banda Rebeldes. Ao lado dos cinco integrantes do grupo, gravou dois álbuns de estúdio, Rebeldes, em 2011, que recebeu disco de ouro[4] e disco de platina,[5] além de Meu Jeito, Seu Jeito em 2012. No mesmo ano, lançaram mais um álbum, ganhando um disco de ouro[6] e também um DVD, alcançando um segundo DVD de platina.[6] Os dois últimos foram gravados em um show e receberam o nome de Rebeldes - Ao Vivo.

No ano de 2012, formou a banda F.U.S.S.C.A. (Fazendo Um Som Só Com Amigos) em parceria com os cantores Guga Sabatiê, Taty Cirelli e o músico Digão Lopes. O grupo com uma vertente Pop e composições próprias, lançou seu primeiro disco em 2013, que levou o nome do primeiro single da banda, "Pra Todo Mundo Ouvir".[7]

Mais um importante papel na carreira de Aguiar foi em 2013, como co-protagonista de uma moderna adaptação da novela Dona Xepa, produzida pela Rede Record. Seu personagem, o estudante Édison,[8] era filho de Xepa e passou por conflitos como a aceitação de sua família e o lugar de onde vive, escondendo esse fato de todos em sua faculdade, temendo os obstáculos que pudesse enfrentar ao revelar sua origem humilde. A novela ficou no ar até o dia 24 de setembro.

Ainda em 2013, agora contratado pela Rede Globo, Arthur retorna à emissora na novela Em Família, com autoria de Manoel Carlos e direção de Jayme Monjardim. Arthur interpretou o personagem Virgílio na 1ª fase da novela, que fora vivido por Nando Rodrigues na 2ª e por Humberto Martins na 3ª. A trama estreou em fevereiro de 2014.[9] [10]

Já no ramo musical, o cantor fechou contrato com a empresa 2Ts, que pertence a cantora Claudia Leitte, que irá representá-lo no mundo artístico. E começa a gravar seu primeiro EP solo, previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2014.

Em agosto de 2014, Arthur Aguiar conquistou o papel de protagonista em Malhação, como Duca. Faz par romântico com "Bianca".

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Arthur Aguiar nasceu e vive no Rio de Janeiro ao lado da mãe, a professora de educação física e natação Kátia Aguiar, e do irmão mais novo Lucas Queiroga. Provavelmente influenciado por ela, Arthur começou a nadar na infância e logo foi se destacando. Pelo Clube BFR/RJ (Botafogo de Futebol e Regatas) foi federado e treinado por quase dez anos, obtendo várias conquistas. Foi campeão estadual, sendo recordista da categoria; em 2001 alcançou o 2° lugar nos 400 metros nado livre, com o tempo de 04′51"83;[11] em 2002, o 14° lugar (de 50 posições) nos 100 metros nado borboleta com 01′10″57.[12] Além das boas colocações no Ranking Brasileiro Junior I de piscina longa da CBDA (Confederação de Desportos Aquáticos), por exemplo, no ano de 2006 ocupou o 4° lugar (de 25 posições) nos 200 metros nado borboleta, com o tempo 02'11"51;[13] 12° lugar nos 100 metros os nado borboleta, tempo de 00'58"75, no Troféu Júlio Delamare.[14] Foi vice-campeão brasileiro junior nos 200 metros nado borboleta e dono de diversas medalhas e títulos.

Mesmo sendo atleta, não negava seu gosto pelas artes, aos 14 anos aprendeu a tocar violão sozinho, pois, tinha uma grande paixão pela música.

No decorrer da sua carreira, fez cursos a fim de aprimorar seus talentos. Dentre eles, cursos de teatro e interpretação como no CN Artes com Cininha de Paula (2008), no Espaço Cultural Felipe Martins (2008) e com o grupo Nós Do Morro (2009); aulas de canto com Maíra Lautert (2010); Oficina de preparação Rebelde, na TV Record, com Roberto Bomtempo (2010),[2] onde passou por uma maratona de aulas de interpretação, expressão corporal e canto.[15] Atualmente, faz aulas de canto com a preparadora vocal Daniele Lima.

2008 - 2010[editar | editar código-fonte]

Quando voltava de um de seus treinos da natação, Arthur foi encontrado por um diretor que precisava de um ator com aquele perfil, e a partir dali, o nadador deixou as piscinas de lado para se dedicar ao teatro. Tudo começa em 2008, com as peças Caminhando Pelo Passado com texto e direção de Moisés Bittencourt, onde interpretava Gaspar, logo após, o musical Segredos De Um Show Bar, fazendo o Cafetão e o Cartola, e no mesmo ano ainda, A Pena e a Lei, de Ariano Suassuna, dando vida ao Benedito e ao Pedro.

Em 2009, prosseguindo no teatro, fez o musical Um Rio Chamado Machado, uma adaptação de contos de Machado de Assis por Carlos Eduardo Caetano e Rômulo Rodrigues, como Inácio (no conto Uns Braços) e o Irmão do enfermeiro (no conto O Enfermeiro). Fez ainda a peça infantil Princesas no Faz de Conta, com Direção de Alessandro Dovalle, vivendo o bruxo Malvino. No final de 2009 a meados de 2010, foi um dos protagonistas de Os Melhores Anos de Nossas Vidas, de Domingos Oliveira, interpretando um personagem que levava o seu nome, Arthur.[16] Ainda no ano de 2009, Aguiar estreia na TV fazendo uma participação especial na telenovela Malhação (Rede Globo), com direção de Luis Henrique Dias e Luis Antonio Pilar, representando um grafiteiro. Na temporada seguinte da novela teen, denominada Malhação ID, interpretou um aluno do 3° ano, desta vez comandada por Mário Márcio Bandarra. No mesmo ano, participou também da novela Cama de Gato (Rede Globo) com autoria de Duca Rachid e Thelma Guedes, onde fez parte do elenco de apoio, como Lucas.[17] Logo depois veio mais uma participação especial, dessa vez no programa humorístico Zorra Total (Rede Globo), no quadro do Pacheco (Nelson Freitas) em novembro de 2009, sendo o Pedrinho. No cinema, seu primeiro trabalho foi em uma pequena participação no longa metragem High School Musical – O Desafio, cuja direção foi de César Rodrigues e a produção da Walt Disney Studios Motion Pictures Brasil.

No ano seguinte, na novela Tempos Modernos (Rede Globo), de Bosco Brasil, foi um aluno do conservatório. Em seguida, foi integrante da série Bicicleta e Melancia (Multishow) escrita por Rodrigo Nogueira, dando vida ao Estevão. No cinema, foi o cadete do filme Ponto Final (adaptação do texto Tudo Passageiro de Francisco Azevedo) com direção de Marcelo Taranto.[2]

2011 - Presente[editar | editar código-fonte]

2011 foi o ano em que se consolidou a carreira de Arthur Aguiar, marcando-o como ator e cantor num só papel, com o personagem Diego,[3] na novela Rebelde e na banda Rebeldes. Ainda em março de 2010, Arthur começa a bateria de testes de voz, atuação, dança e outros, para enfim conquistar o Diego e ser um dos protagonistas da trama. A seleção dos seis protagonistas durou quatro meses e teve cerca de 600 candidatos.[15] A novela teve início no dia 21 de março de 2011, e chegou ao seu último capítulo dia 12 de outubro de 2012, dividida em duas temporadas e 410 capítulos. Contava a típica história do cotidiano de jovens que viviam numa escola em regime de semi-internato e enfrentavam dramas típicos de suas idades, além dos temas que a trama ocasionou ao longo da novela, como alcoolismo (problema enfrentado por Diego no início, personagem do Arthur na trama), bullying, distúrbios alimentares, problemas familiares, dentre outros. Escrita por Margareth Boury e dirigida por Ivan Zettel, é inspirada na telenovela mexicana homônima de Pedro Damián , que fez a adaptação da telenovela Argentina, Rebelde Way para a Televisa no México .

Ao lado de Chay Suede, Lua Blanco, Mel Fronckowiak, Micael Borges e Sophia Abrahão, deu o pontapé inicial na banda Rebeldes (que surgiu junto à novela, e ganharam todo o país com cerca de 90 shows ao longo de três anos), com a primeira Turnê Rebelde, que se iniciou no dia 30 de outubro de 2011 e finalizou em 30 de janeiro de 2012. Nela, Arthur fez inclusive o cover da música "Toda Forma de Amor" (Lulu Santos), que no final, contabilizaram cerca de 90 mil espectadores ao longo de nove shows. Em seguida veio a Turnê Nada Pode Nos Parar, que foi de 30 de janeiro de 2012 a 18 de agosto do mesmo ano, também percorrendo todo o país. Nessa etapa os seis chegaram a fazer dez dias de shows seguidos, pelo nordeste. Depois lançaram a Turnê Asepxia, durando cerca de 1 mês (de 25 de agosto a 23 de setembro de 2012). E por último, a Turnê Rebeldes Para Sempre, que teve início em 30 de setembro de 2012, onde Arthur, Chay, Lua, Mel, Micael e Sophia, fizeram shows de despedida em algumas cidades por onde já haviam passado. O encerramento oficial da banda foi em Belo Horizonte, dia 4 de maio de 2013, show cercado de muita emoção, e que marcou o fim de uma história de muito sucesso e conquistas, fechando o ciclo Rebelde. Ao longo da história da banda, foram lançados CD's e DVD. No dia 23 de setembro de 2011, foi lançado o primeiro álbum da banda Rebeldes, o Rebeldes, que vendeu cerca de 120 mil cópias e ganhou disco de ouro[4] e disco de platina.[5] Para a divulgação do mesmo, foi lançado o videoclipe do single "Do Jeito que eu Sou", em dezembro do mesmo ano.

No começo de 2012, os seis protagonistas da novela embarcaram para Buenos Aires, na Argentina, onde gravaram comerciais para produtos especializados no combate às espinhas, que somente meses depois se descobriria que era o Asepxia e os mesmos foram veiculados na mídia[18] (que inclusive, foi patrocinadora oficial e levou o nome de uma das turnês da banda). No dia 11 de abril do mesmo ano, foi lançado o primeiro álbum ao vivo e DVD do grupo, o Rebeldes Ao Vivo. O CD e o DVD foram extraídos de um show na cidade de São Paulo, ganhando o disco de ouro, [6] pelas 40 mil cópias vendidas e DVD de platina[6] equivalente a 50 mil cópias, respectivamente, e juntos renderam 140 mil cópias. Junto ao DVD foi lançado um videoclipe da música, até então inédita, "Nada Pode Nos Parar", e posteriormente, no mês de junho a música "Depois da Chuva" (uma das canções que Arthur interpretava) também se transformaria em mais um single e videoclipe, contendo cenas dos bastidores e do show da banda. Já no dia 9 de dezembro de 2012, foi lançado o segundo álbum em estúdio ao lado dos Rebeldes, o Meu Jeito, Seu Jeito, com uma tiragem inicial de 20 mil cópias.

Logo após o término de Rebelde, o ator foi convidado para estrelar dois dos diversos especiais de fim de ano que a Rede Record produziu, o telefilme A Tragédia da Rua Das Flores, baseada no romance homônimo de Eça de Queirós, uma produção da Academia de Filmes. Arthur viveu o jovem Victor, que na trama se apaixona por uma mulher mais velha (que ao longo da história descobrira ser sua mãe), que resultou em um amor fatal e suas trágicas consequências, sendo retratado nos tempos atuais. O telefilme contou ainda com a presença de atores consagrados, como Daniela Galli e Jonas Bloch, que foram sua mãe e seu tio, consecutivamente.[19] Fazendo uma retrospectiva do grande sucesso que foi Rebelde, Arthur participou de um documentário, também produzido para a programação de fim de ano da Rede Record, o Rebeldes Para Sempre, onde mostraram os bastidores da novela e da banda durante os dois anos que ficaram no ar.[20]

O artista, desde que descobriu sua veia artística, sempre se sentiu mais a vontade atuando, mas ao longo da sua carreira, a música foi tomando espaço e importância em sua vida. Dessa vez, trabalhando somente com a música, embarcou em um projeto com o cantor e ator Guga Sabetiê, a cantora Taty Cirelli e o músico Digão Lopes, intitulado como Um Fusca Um Violão. O projeto inicial era de viajar o Brasil afora em um Fusca, levando sua música de maneira mais intimista a diversos lugares, e assim, registrando e documentando cada um deles. A parte musical do projeto ganhou forças, a banda (com uma ideia vinda de Arthur) pensou em unir suas carreiras, suas vertentes musicais, e a experiência dos quatro integrantes para formarem a banda F.U.S.S.C.A., cujo significado é Fazendo Um Som Só Com Amigos. Suas músicas são autorais e tem estilo próprio, mesclam Pop e MPB. No dia 5 de novembro de 2012 deram início à divulgação do projeto, lançando o primeiro single, "Pra Todo Mundo Ouvir", que chegou a quase 30 mil visualizações nas primeiras 11 horas, no canal oficial do grupo, e hoje chega a quase 500 mil visualizações no Youtube.[7] Daí por diante foram lançadas diversas músicas do CD, sempre disponibilizadas no canal da banda no Youtube, como forma de familiarizá-las junto aos seus admiradores.

O início de 2013 foi marcado com a gravação do primeiro CD da banda, o "Pra Todo Mundo Ouvir". O primeiro single do grupo foi a faixa que deu origem ao nome do CD, e com o sucesso do mesmo, no dia 27 de abril de 2013, o F.U.S.S.C.A. fez o primeiro show da sua turnê (também homônima do CD) em Campina Grande/PB. O repertório dos shows é composto pelas onze músicas do CD e mais onze releituras de grande sucessos, como "Pequena Eva" (Banda Eva), "Fico Assim Sem Você" (Claudinho e Buchecha), "Não Precisa Mudar" (Ivete Sangalo), dentre outras; dando a essas músicas versões conforme o estilo da banda. A turnê se estendeu para cidades como Belo Horizonte, João Pessoa, Natal, Recife e outras, obtendo sucesso e boa repercussão por onde passaram. Arthur também realizou tardes de autógrafos em Campina Grande e João Pessoa, mais uma vez, como forma de integração da banda com os que o admiram.

Voltando para a TV, Arthur foi escalado para a novela Dona Xepa de Gustavo Reiz e direção de Ivan Zettel, é adaptada da peça teatral homônima criada por Pedro Bloch que inspirou a primeira versão brasileira escrita por Gilberto Braga, sendo esta a terceira adaptação da obra para a televisão. Aguiar foi um dos co-protagonistas da trama, interpretando o estudante de Arquitetura e Urbanismo Édison, que esconde sua verdadeira origem e a sua família, por medo que esse fato lhe prejudique diante dos colegas ricos e dos professores da faculdade. A novela ficou no ar de 21 de maio a 24 de setembro de 2013, tendo sua história desenrolada por 96 capítulos.[8]

Ainda no ano de 2013, marcando o seu retorno ao cinema, dessa vez estreando como dublador, Arthur emprestou sua voz e interpretação ao pequeno Antônio Perez, no filme Meu Malvado Favorito 2.[21]

No dia 28 de agosto do mesmo ano, em São Paulo, a banda F.U.S.S.C.A. foi uma das atrações nacionais do Z Festival , um importante festival de música destinado ao público jovem do país, e onde nomes como Demi Lovato e Justin Bieber já se apresentaram. No dia 1° de setembro, o grupo subiu ao palco e cantou mais uma vez os seus sucessos no mesmo festival, porém, desta vez na cidade do Rio de Janeiro. [22] [23] A banda chegou ao fim, em setembro de 2013, onde os integrantes preferiram por seguir individualmente, priorizando o momento de cada um em suas carreiras e atuais trabalhos.

No mês de dezembro, Aguiar voltou ao teatro com participações especiais no Musical Tudo Por Um Pop Star, nas cidades de Rezende, Vitória, Curitiba, e Brasília. Baseada no livro homônimo da escritora Thalita Rebouças, com adaptação de Gustavo Reiz, dirigida por Pedro Vasconcelos e com direção musical de Jules Vandystadt, a peça retrata a aventura de três amigas do interior que viajam para capital com o objetivo de assistir ao show dos seus maiores ídolos. Aguiar subiu ao palco para cantar com o elenco, interpretando as músicas  "I'm Yours" de Jason Mraz, e ainda "A Flor", "Amor Ou Engano" e "Rio de Janeiro", de sua autoria.[24]

Terminado seu trabalho em Dona Xepa, Arthur também encerra seu contrato de três anos com a Rede Record, onde foi reconhecido nacionalmente e realizou seus principais trabalhos até os dias atuais. Um mês depois, em setembro de 2013, retorna para a emissora onde sua carreira na TV começou, fechando contrato com a Rede Globo. Lá, também vem tendo tendo seu trabalho reconhecido, participou de testes de elenco para uma novela no horário das 19 horas, porém, por opção do canal o ator foi escalado para uma novela no horário nobre, que tem estreiu no dia 3 de fevereiro de 2014. Em família é a trama escrita por Manoel Carlos e com direção de Jayme Monjardim, onde Arthur viveu Virgílio em sua primeira fase[9] , jovem, que numa segunda etapa, foi vivida pelo ator Nando Rodrigues, e em seu ápice está sendo vivido pelo ator Humberto Martins. Também participam da novela artistas consagrados como Julia Lemmertz, Gabriel Braga Nunes, Bruna Marquezine dentre outros.[10] As gravações do núcleo em que Arthur participou, foram iniciadas em Goiás, cidade de Pirenópolis, e também no Rio de Janeiro. Com a repercussão da novela, Arthur foi a programas como o Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo, e a noites de autógrafos, com outros atores da novela, para falar sobre a trama, os personagens que viveram, e uma aproximação maior com os admiradores da história.

Já no início de 2014 além da estreia na novela, Arthur fechou contrato com uma das empresas da cantora Claudia Leitte, 2Ts, para representá-lo no mundo musical. Com uma pegada samba-pop, samba-rock, começou a gravar seu primeiro EP solo, para lançar no primeiro semestre de 2014, juntamente com sua turnê.[25]  

Durante o carnaval do mesmo ano, começou a fazer alguns shows importantes, como as parcerias no trio elétrico da cantora Claudia Leitte e do cantor Tomate, e ainda apresentações para uma plateia VIP, com vários cantores e artistas, no camarote da empresa Brahma, abrindo os shows da Claudia Leitte.[26] No dia 22 de fevereiro, faz sua primeira apresentação da carreira solo, num evento que a Rede Globo promoveu, o Jovens Tardes, onde lançou sua música da trabalho, “Vou Te Dizer”, outras canções  que vão compor seu EP, e ainda releituras de músicas consagradas, como “Mulher” do Projota, "Exagerado", Bete Balanço de Cazuza, entre outras, com uma pegada no seu estilo de show. [27]  

Em julho de 2014 Aguiar estreou como Duca, protagonista da novela teen Malhação. [28]  

Publicidade[editar | editar código-fonte]

Arthur também já fez comerciais publicitários. No ano de 2009 participou de um comercial político do Governo do Estado do Rio de Janeiro denominado Prestação de contas; em julho do mesmo ano, participou do Comercial para o SENAI Rio sobre o Sistema Firjan; em abril de 2010 fez o Comercial da Sadia - "O 'S' Que Junta"; e em junho participou de um comercial para a construtora Gafisa.[2] Já em 2011, ao lado dos colegas da banda Rebeldes, foi garoto propaganda da marca de cosméticos Asepxia.

Em fevereiro de 2014 Arthur fotografou para a Revista Ego, um ensaio no estilo street wear, onde vestiu um misto de marcas nacionais e internacionais.[29]

Já em março, Arthur foi garoto propaganda da coleção de verão 2014 da "Rimas Camisetas", uma marca nacional de vestuário masculino e feminino.[30]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Como mérito e reconhecimento de sua carreira, Aguiar tem várias conquistas e indicações à premiações. Em 2011, vivendo o Diego[3] em Rebelde, concorreu e levou o prêmio de Melhor Ator Nacional, Melhor Banda Nacional (com a banda Rebeldes) e Melhor Programa de TV (a novela Rebelde) na premiação promovida pela revista Capricho, o Capricho Awards.[31] Ganhou também na categoria de Ator Revelação no Melhores do Ano do PopTevê. Também como reflexo do sucesso que foi sua atuação como Diego Maldonado,[3] no ano de 2012 Arthur foi indicado ao Prêmio Extra de TV como Ídolo Teen, mais uma vez ao Capricho Awards, dessa vez como Garoto Nacional e Melhor Banda Nacional (com a banda Rebeldes). Em 2013, concorreu ao Prêmio Extra de TV como Ídolo Teen e Melhor Ator pelo Troféu Imprensa e Troféu Internet, os dois últimos prêmios promovidos pelo canal SBT.

Já início do ano de 2014, Arthur Aguiar encontra-se entre os finalistas doThe Shorty Awards nas categorias SingerMusicBrazil, Celebrity e Best Twitter.[32]

Filantropia[editar | editar código-fonte]

Em 2011, Arthur também começa (que se têm notícias) a se envolver em projetos de cunho social apoiando a iniciativa da TF Teen, o ator e várias personalidades da Rede Record, lutaram contra o bullying em algumas campanhas.

Já em 2012, ao lado do elenco da novela Rebelde, participou de uma campanha, promovida pela Força Jovem, na luta contra o crack, com uma caminhada em prol da causa. Apoiou o movimento Incentive o hábito da leitura, do projeto Educar Para Crescer do Grupo Abril, usando sua imagem para incentivar crianças e jovens ao hábito da leitura.[33] No final do ano de 2012, fez um ensaio fotográfico em prol do Espaço Cultural Biarte, destinado à capacitação artística, como forma de incentivo ao surgimento de novos profissionais da arte.[34] [35]

Em dezembro do mesmo ano, Arthur juntamente com o ator Rodrigo Simas e outros amigos, levaram conforto e alegria, ao visitarem um hospital onde pacientes ainda crianças, passaram por cirurgias delicadas, contra o câncer. 

No dia 22 de março, Arthur realizou uma palestra no Curso de TV e Teatro Marcelo Pires, lugar onde ele também deu seus primeiros passos na vida artística, e voltou para conversar com os alunos, sobre as responsabilidades, os compromissos, entre outros assuntos da arte de se tornar um ator. E para quem não era alunos, puderam assistir, doando 1kg de alimentos não perecíveis, que foram entregues para crianças carentes.[36]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Papel Notas
2009 Cama de Gato Lucas[17] Participação especial
Malhação Grafiteiro[2]
2010 Malhação Aluno do 3º Ano[2]
Tempos Modernos Aluno do Conservatório
2011 Rebelde Diego Maldonado[3] [20] Protagonista
2013 Dona Xepa Édison Losano[8]
2014 Em Família Virgílio Machado (1ª fase)[37] [38]
Malhação Duca Menezes[39] [40]
Séries, programas e especiais
Ano Título Papel
2009 Zorra Total Pedrinho
2010 Bicicleta & Melancia Estevão[2]
2012 A Tragédia da Rua Das Flores Victor[19]
2012 Rebeldes Para Sempre Ele mesmo[19]
Cinema
Ano Título Papel
2009 High School Musical: O Desafio
2010 Ponto Final
2013 Meu Malvado Favorito 2 Antônio (voz)
Teatro
Ano Título
2008 A Pena e a Lei
Segredos De Um Show Bar
Caminhando Pelo Passado
2009 Princesas no Faz de Conta
Um Rio Chamado Machado
Os Melhores Anos das Nossas Vidas

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
Álbuns ao vivo
DVDs

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado Ref
2011 Capricho Awards Melhor Ator Nacional Rebelde Venceu [41]
Melhores do Ano do PopTevê Ator Revelação Venceu [42]
2012 Prêmio Extra de TV Ídolo Teen Indicado [43]
2013 Troféu Imprensa Melhor Ator Indicado
Troféu Internet Melhor Ator Indicado
2014 The Shorty Awards Singer Ele mesmo Indicado [46]
Music Indicado
Brazil Indicado
Celebrity Indicado
Best Twitter Indicado
Prêmio Contigo! de TV Melhor Ator de Novela
Dona Xepa
Indicado

Referências

  1. Arthur Aguiar (em português). Caras. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  2. a b c d e f g Nogueira e Grain (em português). Nogueira e Grain - Agentes Associados. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  3. a b c d e Conheça o personagem Diego Maldonado da Novela Rebelde - Record (em português). R7. Página visitada em 21 de Setembro de 2013.
  4. a b Banda Rebeldes ganha disco de ouro no Programa do Gugu. R7. Página visitada em 21 de Maio de 2013.
  5. a b Eles são show! Relembre as participações dos Rebeldes nos programas da Record. Rede Record. Página visitada em 21 de Maio de 2013.
  6. a b c d Banda Rebeldes Ganha Disco de Ouro e Platina em SP (em português). Caras. Página visitada em 21 de Maio de 2013.
  7. a b Conheça a banda F.U.S.C.A., de Arthur Aguiar (em português). Todateen. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  8. a b c Personagens – Édison (em português). R7. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  9. a b Caras. Arthur Aguiar será apaixonado por Bruna Marquezine em novela da Globo (em português). Página visitada em 07 de novembro de 2013.
  10. a b Globo. Em Família: conheça história e elenco da nova novela das nove da Globo (em português). Página visitada em 07 de novembro de 2013.
  11. Resultado Petiz (em português). CBDA. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  12. Resultado fase final - 3ª e 4ª etapa (em português). CBDA. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  13. Ranking Brasileiro Junior I de piscina longa - Top 25 (em português). Revista Nadar. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  14. Ranking Junior I - piscina de 50 metros - 01/01/2006 à 31/12/2006 (em português). CBDA. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  15. a b Rebelde: Atores suaram a camisa para entrar no elenco da novela (em português). Extra. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  16. Arthur Aguiar (em português). SP Escola de Teatro. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  17. a b Elencode apoio de Cama de Gato (em português). SP Escola de Teatro. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  18. Atores de Rebelde viajam para Argentina para gravar comercial (em português). R7. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  19. a b c Um amor proibido e trágico no especial ‘’A Tragédia da Rua das Flores’’ (em português). R7. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  20. a b Acompanhe a trajetória da turnê Rebeldes Para Sempre na tela da Record (em português). R7. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  21. Filhos de Angélica e Luciano Huck vão ao cinema com os seguranças no Rio (em português). Caras. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  22. Z Festival 2013 (em português). XYZ Live. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  23. Z Festival traz para SP boyband do ‘’The X Factor’’ e ex-Rebeldes (em português). Uol. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  24. http://redeglobo.globo.com/rj/tvriosul/plugue/noticia/2013/12/plugue-bate-papo-com-arthur-aguiar-que-fez-parte-de-tudo-por-um-popstar.html 
  25. http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/felipe-patury/noticia/2013/12/bta-na-areab-claudia-leitte-vai-representar-o-cantor-arthur-aguiar.html
  26. http://revistaquem.globo.com/Carnaval-QUEM-2014/Salvador-2014/noticia/2014/03/arthur-aguiar-canta-em-pool-party-de-claudia-leitte-estou-solteirissimo.html 
  27. http://redeglobo.globo.com/novidades/noticia/2014/02/jovens-tardes-leva-arthur-aguiar-ate-cidade-das-artes-neste-sabado-22.html 
  28. http://www.purebreak.com.br/noticias/chay-suede-fica-ansioso-com-imperio-e-arthur-aguiar-acalma-vai-dar-show/6141
  29. http://ego.globo.com/moda/fotos/2014/02/arthur-aguiar-mostra-o-estilo-street-wear-em-ensaio-de-moda-para-o-ego.html 
  30. http://www.rimascamisetas.com.br/
  31. Novela Rebelde leva oito prêmios e é sucesso absoluto em 2011 (em português). R7. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  32. http://shortyawards.com/Aguiarthur
  33. Incentive o hábito da leitura (em português). Educar Para Crescer. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  34. Arthur Aguiar e Guga Sebatiê fizeram ensaio fotográfico para o espaço cultural Biarte (em português). Portal Arthur Aguiar. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  35. Espaço BIARTE – Um espaço de estudos artísticos (em português). Espaço BIARTE. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  36. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=609153832499229&set=a.459172204164060.1073741829.448172561930691&type=1&stream_ref=10
  37. Rede Globo (06 de novembro de 2013). Em Família: veja a versão adolescente dos protagonistas da novela das nove. Rede Globo > em família. Página visitada em 11 de junho de 2014.
  38. Rede Globo (06 de novembro de 2013). Em Família: veja personagens Virgílio e Laerte nas primeiras fases da novela. Rede Globo > em família. Página visitada em 11 de junho de 2014.
  39. Caras Online (25 de março de 2014). Arthur Aguiar será protagonista de Malhação. Caras. Página visitada em 02 de junho de 2014.
  40. Gshow (01 de junho de 2014). Arthur Aguiar muda o visual para viver protagonista em 'Malhação'. Malhação em Construção - Malhação 2014. Página visitada em 02 de junho de 2014.
  41. Lua Blanco e banda Rebeldes são os grandes vencedores do Capricho Awards 2011. Capricho. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  42. "Rebelde" conquista três categorias da eleição Melhores do Ano do PopTevê (em português). Televisão Uol. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  43. Prêmio Extra de TV 2012: vote nos melhores da televisão. Extra. Página visitada em 20 de Setembro de 2013.
  44. Título não preenchido, favor adicionar. Página visitada em 18 de Julho de 2014.
  45. Título não preenchido, favor adicionar. Página visitada em 18 de Julho de 2014.
  46. [shortyaward.com Título não preenchido, favor adicionar]. Página visitada em 18 de Julho de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]