Arthur Rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Arthur Rock (nascido em 19 de Agosto de 1926, cresceu em Rochester, Nova Iorque) é um empresário e investidor dos Estados Unidos. Foi um dos primeiros investidores de grandes empresas, incluindo Intel Corporation, Apple, Scientific Data Systems e Teledyne, sendo um grande contribuidor para o desenvolvimento do Vale do Silício.

Inicio da vida[editar | editar código-fonte]

Graduou-se em Bacharelato de Administração de Empresas pela Universidade de Syracuse em 1948 e em MBA pela Harvard Business School em 1951.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Rock iniciou sua carreira em 1951 como analista de segurança em Nova Iorque e, em seguida, juntou-se ao departamento de finanças corporativas de Hayden, Stone & Company, uma empresa bancária de investimentos especializado em financiamento para empresas, situado em Nova Iorque. Rock era fascinado com empresas menores e se concentrou em levantar dinheiro para pequenas empresas de alta tecnologia. Fez diversos acordos, tanto no setor público como no privado. Na época, o termo venture capital não existia (o termo só veio a ser usado em 1965 [2] ) e esse tipo de financiamento eram realizados por algumas organizações familiares privadas, como os Rockfellers, os Whitneys e os Phippses.

Em 1957, sete cientistas se juntaram e decidiram deixar Shockley Semiconductor Laboratory. O pai de um dos cientistas tinha uma conta de corretagem na Hayden Stone e informou ao seu corretor sobre os sete cientistas. O corretor mostrou a carta para Rock que, então, se reuniu com os cientistas, em São Francisco. Eles precisavam de 1,5 milhões de dólares. Após um tempo refletindo, Rock decidiu fundar uma empresa com os cientistas com a ajuda do financiamento de uma empresa maior. Rock fez uma segunda reunião com os cientistas, que então passaram a ser oito, com a adição de Bob Noyce, conhecidos como os "oito traidores". Foi selecionados em uma lista de cerca de 35 empresas, e todas recusaram a ideia. Enfim encontraram Sherman Fairchild e Rock o convenceu a financiar a Fairchild Semiconductor[3] .

Em 1961, mudou-se para Califórnia. Junto com Thomas J. Davis, Jr. formaram a empresa de capital de ventura Davis & Rock em São Francisco. Davis & Rock investiu em 15 empresas, incluindo Anadex Instruments, Inc., General Capacitor, Astrodata, Teledyne, Benrus Watch Co. e Scientific Data Systems (SDS). A empresa de Rock investiu 257.000 dólares na SDS e o invetimento subiu em valor para 60 milhões, quando foi adquirida pela Xerox. O sucesso da SDS deu a Rock a repitação de grande prognosticador de empresas de alta tecnologia.

Em 1968, "Davis & Rock" foi dissolvida. Nesse mesmo ano, Bob Noyce e Gordon Moore, decidiram deixar a Fairchild. Noyce entrou em contato com Rock, e, rapidamente, Rock levantou dois milhões e meio de dólares para fundar a Intel Corporation com Noyce e Moore [4] .

Em 1978, Rock participava de reuniões regularmente em todas as empresas que estava associado e uma das pessoas que conheceu em reuniões de funcionários na Intel, foi Mike Markkula(Mike era vice presidente de marketing da Intel e aposentou-se cedo após levantar uma boa quantia em dinheiro com ações da Intel). Mike havia conhecido Steve Jobs e Steve Wozniak e tinha investido 300.000 dólares na Apple, virando um terceiro sócio. Mike sugeriu a Rock para investir na Apple, porém Rock não tinha interesse em se envolver com Jobs e Wozniak de primeira vista. Foi no Home Brew Computer Show em San Jose, que Jobs atraiu a atenção de Rock, devido ao sucesso que o estande da Apple fez no local. Rock então fez um investimento em torno de 60.000 dólares para Apple[5] .

Nos finais dos anos de 1970,

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 2003, Rock doou 25 milhões de dólares para a Harvard Business School para estabelecer o Arthur Rock Center for Entrepreneurship (Centro de Empreendedorismo Arthur Rock).

É casado com a advogada Toni Rembe.[6]

Referencias[editar | editar código-fonte]

  1. Entrevista com Rob Walker de 12 de Novembro de 2002, parte do The Silicon Genesis Project com a Universidade Stanford
  2. Answers.com sobre Arthur Rock Acessado em 25 de Abril de 2013
  3. Arthur Rock. HBS Bulletin Online. Arquivado do original em 3 de Junho de 2007. Página visitada em 07/05/2007.
  4. "Done Deals: Venture Capitalists Tell Their Story: Featured HBS Arthur Rock" de 12 de Abril de 2000, acessado em 24 de Abril de 2013
  5. Entrevista com Arthur Rock de 12 de Novembro de 2002, acessado em 24 de Abril de 2013
  6. Business Wire (6 March 2006). Stanford lança o "Arthur and Toni Rembe Rock Center for Corporate Governance". Press release. Página visitada em 1 de Maio de 2011.