Artimus Pyle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Artimus Pyle
Informação geral
Nome completo Thomas Delmer Pyle
Nascimento 15 de julho de 1948
Origem Louisville, Kentucky.
País Estados Unidos Flag of the United States.svg
Gênero(s) Southern rock, Blues-rock
Instrumento(s) Bateria
Período em atividade 1974 – presente
Gravadora(s) MCA, Cleopatra Records
Afiliação(ões) Lynyrd Skynyrd, Artimus Pyle Band, Deep South
Página oficial http://www.artimuspyle.com


Thomas Delmer "Artimus" Pyle (15 de julho de 1948) é um músico baterista estadunidense mais conhecido por fazer parte da formação clássica da banda de Southern rock Lynyrd Skynyrd, com a qual ele foi introduzido no Hall da Fama do Rock n' Roll (Rock and Roll Hall of Fame) em 2006.

Início de Carreira[editar | editar código-fonte]

Pyle entrou no Lynyrd Skynyrd no ano de 1974. Ele foi um dos sobreviventes do acidente de avião que matou Ronnie Van Zant, Steve Gaines e Cassie Gaines em 1977. Pyle conseguiu sair de dentro dos destroços da aeronave com várias costelas quebradas e andou vários metros a pé até uma fazenda para tentar obter ajuda. A aparência de Pyle e seus companheiros alarmaram os moradores da fazenda, que por sua vez assustados receberam Pyle e os outros com armas em punho e exigiram que eles abandonassem a fazenda. Finalmente, o Corpo de Bombeiros e voluntários da cidade de Gillsburg chegaram e explicaram que aquelas pessoas que ali estavam tentando pedir socorro eram os ocupantes sobreviventes de um acidente de avião. Pyle tem sido quase universalmente elogiado pelo seu heroísmo no acidente de avião, acredita-se que, se não fosse por suas ações em trazer ajuda rapidamente, muitos dos feridos poderiam ter morrido também.

Depois do Acidênte[editar | editar código-fonte]

Em 1982 Pyle tocou com a Artimus Pyle Band em turnê, APB, incluindo Darryl Otis Smith, John Boerstler, e Steve Lockhart. A Artimus Pyle Band lançou os seguintes álbuns: APB (1981), Nightcaller (1983) e Live From Planet Earth (2000).

Pyle se reuniu novamente com o Lynyrd Skynyrd para participar do Lynyrd Skynyrd Tribute Tour abandonando-a novamente em 1991 durante um show em Toronto. Pyle segue com sua carreira solo, fazendo trabalhos com vários músicos, incluindo os antigos membros do Lynyrd Skynyrd. Em 2007, Pyle publicou um álbum solo, Artimus Venomus, na Cleopatra Records.

Pyle, em 2007, foi excursionar com a banda Deep South.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um baterista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.