Artur, Príncipe de Gales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Artur Tudor)
Ir para: navegação, pesquisa
Artur
Príncipe de Gales
Esposa Catarina de Aragão
Casa Tudor
Pai Henrique VII de Inglaterra
Mãe Isabel de Iorque
Nascimento 20 de setembro de 1486
Priorado da Catedral de Winchester, Winchester, Hampshire, Inglaterra
Morte 2 de abril de 1502 (15 anos)
Castelo de Ludlow, Ludlow, Shropshire, Inglaterra
Enterro 25 de abril de 1502
Catedral de Worcester, Worcester, Worcestershire

Artur Tudor (Winchester, 20 de setembro de 1486 – Ludlow, 2 de abril de 1502) foi Príncipe de Gales, Conde de Chester e Duque da Cornualha como filho mais velho e herdeiro aparente de Henrique VII de Inglaterra e sua esposa Isabel de Iorque. Ele foi o primeiro filho do casal, tendo nascido alguns meses depois do casamento. Artur foi visto por seus contemporâneos como a grande esperança da Casa de Tudor, já que seu nascimento foi um símbolo do fim da Guerra das Rosas que depôs seu tio-avô Ricardo III.

O planejamento do casamento de Artur começou antes de seu aniversário de três anos; ele foi investido Príncipe de Gales dois anos depois. Ele cresceu muito próximo de seus irmãos Margarida e Henrique, Duque de Iorque, com o último partilhando alguns de seus tutores. Aos onze anos, Artur foi formalmente prometido a Catarina de Aragão, filha dos poderosos monarcas católicos da Espanha, na esperança de reforçar uma aliança anglo-espanhola contra a França. Artur era bem educado e teve boa saúde por grande parte da vida, contrário a crença moderna. Pouco depois de se casar com Catarina em 1501, os dois foram morar no Castelo de Ludlow, Shropshire, onde Artur morreu seis meses depois de uma doença desconhecida. Catarina posteriormente afirmaria veementemente que o casamento nunca foi consumado.

Um ano após a morte do filho, Henrique VII renovou seus esforços para uma aliança matrimonial com a Espanha ao prometer Catarina ao irmão mais novo de Artur, Henrique, que já havia se tornado o novo Príncipe de Gales. A morte de Artur acabou selando o caminho para a ascensão de seu irmão em 1509 como Henrique VIII e seu subsequente reinado de 37 anos, que abrangeu a separação da Igreja Anglicana da Igreja Católica e sua busca por um herdeiro masculino através de seis casamentos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Artur, Príncipe de Gales
Casa de Tudor
20 de setembro de 1486 – 2 de abril de 1502
Precedido por
Eduardo de Middleham
Coat of Arms of the Tudor Princes of Wales (1489-1574).svg
Príncipe de Gales
29 de novembro de 1489 – 2 de abril de 1502
Sucedido por
Henrique VIII


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.