As Máscaras (Se Deixa Levar)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de As Máscaras (single))
"As Máscaras (Se Deixa Levar)"
As Máscaras (Se Deixa Levar)
Single de Claudia Leitte
do álbum As Máscaras
Lançamento 31 de outubro de 2009[1]
Formato(s)
Gravação 2009
Gênero(s) Electro-axé
Duração 3:22
Gravadora(s) Sony Music Entertainment
Composição
  • Claudia Leitte
  • Robson Nonato
  • Tenison Del Rey
  • Gerson Guimarães
  • Paulo Vascon
Produção
Cronologia de singles de Claudia Leitte
"Horizonte"
(2009)
"Famo$a"
(2010)

As Máscaras (Se Deixa Levar) é o primeiro single do álbum As Máscaras da cantora brasileira Claudia Leitte. A canção possui forte presença de música pop com arranjos agitados, dançantes e alegres que a deixa próxima a música eletrônica. Sua letra também contém um verso bíblico. O single foi lançado em 31 de outubro de 2009. No mês de fevereiro de 2010, a canção ocupou a segunda posição da Billboard Hot 100 no Brasil.

Composição e Lançamento[editar | editar código-fonte]

A canção é composição de Claudia Leitte, Robson Nonato, Tenison Del Rey, Gerson Guimarães e Paulo Vascon. Robson Nonato anteriormente trabalhou com Claudia Leitte nos álbuns Uau! Ao Vivo em Salvador e O Diário de Claudinha do Babado Novo e Ao Vivo em Copacabana da cantora. Claudia Leitte chegou a regravar a canção "Barraco (Escombros)" e "A Camisa e o Botão" de Tenison Del Rey nos álbuns Uau! Ao Vivo em Salvador e O Diário de Claudinha. Para a canção foi necessário diversos instrumentos musicais como guitarra, bateria, baixo elétrico, piano, violino, viola, cello, baixo acústico, percussão, timbales, conga e tama.

No dia 31 de outubro de 2009, a canção foi lançada em um hotsite com download digital gratuito da canção junto com um vídeo apresentando a canção, papéis de parede, descanso de tela, letra da canção, cifra, toque de celular e promoção.[2] No mesmo dia a canção estreou no programa Axé Band da Band FM.[3] Para a divulgação da canção, Claudia Leitte fez um ensaio fotográfico clicado por André Schiliró. Nas fotos, Claudia Leitte aparece de peruca, máscaras, cabelo molhado, maiô, entre outros acessórios e figurinos.[4] Para a divulgação da canção, foram feitos outdoors e banners com as frases: "Vista-se... Dispa-se...", "Sinta o som que vem do chão", "Sacudindo os sentidos", "Na pista, na rua, no ar...", "Venha quem quiser", "Se deixa levar", "Se lança, se joga na dança, se deixa levar...".

Na madrugada do dia 31 de outubro para 1 de novembro de 2009, Claudia Leitte iniciou a segunda etapa da Sette Tour, onde a cantora apresentou a canção ao vivo para o público pela primeira vez.[5][6]

Recepção[editar | editar código-fonte]

A música foi muito aprovada pelo público e teve uma recepção excelente, embora seja uma música com diversas influências de outros estilos musicais como música eletrônica, axé e música clássica. A canção alcançou a segunda posição no Hot 100 Brasil, a terceira posição na parada da Billboard Brasil. Em Salvador, Bahia, a canção alcançou o primeiro lugar do ranking regional. No ranking latino-americano a canção alcançou a 25ª posição.

Críticas[editar | editar código-fonte]

A música não foi grande hit no carnaval de Salvador 2010 (o que coube ao hit Rebolation, do Parangolé), mas conquistou o grande público durante o resto do verão. A letra foi muito elogiada pelos críticos, em geral.

Divulgação[editar | editar código-fonte]

A canção conseguiu entrar no top 10 de várias radios, foi apresentada em programas de televisão como o programa da Hebe Camargo, Turma do Didi, Casseta e Planeta, Video Show.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe foi gravado no dia 5 de novembro de 2009 em um clube no bairro das Laranjeiras no Rio de Janeiro.[7] O vídeo da canção mostra a cantora em uma piscina, com imagens intercaladas de Claudia dançando, danças na piscina, Claudia ao vento com um maiô branco e dança com dançarinos com Claudia de máscara. O vídeo faz referência a três outros vídeos: Just Dance, de Lady Gaga (2008), It's Raining Men, de Geri Halliwell (2001) e Call on Me, de Janet Jackson (2006)

Formatos e faixas[editar | editar código-fonte]

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Parada semanal[editar | editar código-fonte]

Parada (2009-10) Melhor
posição
BR Billboard Brasil Hot 100 Airplay 2
BR Billboard Brasil Hot Pop & Popular 14
BR Billboard Brasil Regional Salvador Hot Songs 1

Tabelas musicais de final de ano[editar | editar código-fonte]

Parada (2010) Melhor
posição
BR Billboard Brasil Year End[11] 9

Créditos da canção[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Claudia Leitte se apresenta mascarada e com pernas à mostra». Quem Acontece. Consultado em 5 de julho de 2014 
  2. «As Máscaras». Claudia Leitte. Consultado em 23 de agosto de 2014 
  3. «Claudia Leitte libera download de música e imagens inéditas». Correio de 24 Horas. Consultado em 23 de agosto de 2014 
  4. «Claudia Leitte usa disfarce para divulgar 'As Máscaras'». Dom Total. Consultado em 23 de agosto de 2014 
  5. «Claudia Leitte se apresenta mascarada e com pernas à mostra». Quem Acontece. Consultado em 23 de agosto de 2014 
  6. «Claudia Leitte lança nova música, As Máscaras, em show do Sauípe Fest». Vírgula. Consultado em 23 de agosto de 2014 
  7. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome clipe
  8. «As Máscaras (Se Deixa Levar) - Single». iTunes. Consultado em 23 de agosto de 2014 
  9. «As Máscaras - Single». iTunes. Consultado em 5 de julho de 2014 
  10. «As Máscaras (Se Deixa Levar) [South Africa '10 to Brasil '14] - Single». iTunes. Consultado em 5 de julho de 2014 
  11. «Top Hits 2010». Mofolandia. Consultado em 23 de agosto de 2014