As Rosas de Heliogábalo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Roses of Heliogabalus

As Rosas de Heliogábalo (em inglês The Roses of Heliogabalus) é uma pintura de Sir Lawrence Alma-Tadema (1836–1912), um artista holandês que viveu na Inglaterra. O quadro data de 1888, e atualmente faz parte de uma coleção privada.

A obra foi baseada num episódio inventado retirado da Historia Augusta, onde o imperador romano Heliogábalo (204-222) é retratado assistindo a uma tentativa de sufocar seus convidados com uma enorme quantidade de petalas de rosa que caiam de um teto falso durante um jantar. No primeiro plano da pintura, o destaque são os convidados reclinados, cobertos com pétalas. Ao fundo, Heliogábalo é visível com um manto e uma coroa de ouro, junto com sua mãe Julia Soemia. Atrás deles, há um tocador de flauta (tíbia) e uma estátua de Dionísio.

Em suas notas em Historia Augusta, Thayer diz que "Nero fez o mesmo (Suetônio, Nero, xxxi), e um teto falso similar é descrito na casa de Trimalchio no Satíricon, lx."

A tela mede 214 cm por 132 cm.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Historia Augusta - "In a banqueting-room with a reversible ceiling he once overwhelmed his parasites with violets and other flowers, so that some were actually smothered to death, being unable to crawl out to the top."
  2. Lawrence Alma-Tadema