Asael

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Asahel (Hebraico: עשהאל, Grego: ‘Ασεάλ) foi irmão de Joabe, comandante do exército de Davi e um dos sobrinhos do mesmo. Seu nome quer dizer "Feito por Deus". Pode ser chamado de Asaell, Assael ou Asael.

Asael só aparece uma vez na bíblia. Ele era um dos 3 filhos (Abisai, Joabe e o próprio Asael) de Zeuria. Asael era rápido como uma gazela selvagem (2 Samuel 2-18). É mencionado em armaico no Primeiro Livro de Enoque.

História e Morte[editar | editar código-fonte]

Foi morto por Abner. Asael perseguiu Abner, correndo atrás dele. Abner perguntou se ele era Asael. Ele respondeu que sim, e disse para parar de perseguir ele, e sugeriu que perseguisse um soldado e pegasse para ele as coisas do soldado. Mas Asael continuou a persegui-lo (2 Samuel 2-20-22).

Abner disse que Asael estava obrigando Abner a matar ele, e disse que tem vergonha de olhar nos olhos do parente dele, Joabe. Mesmo assim Asael continuou. Abner pegou uma lança, jogou para trás e ela cravou na barriga de Asael e saiu pelas costas, fazendo com que Asael caísse morto.

Fazia parte de um grupo de trinta e sete soldados valentes do exército de Davi, além de ter sido um dos comandantes mensais.

Foi ele que motivou o assassinato de Abner, cometido por Joabe. Quando morreu, foi enterrado na sepultura do pai dele e dos dois irmãos.

Outros nomes[editar | editar código-fonte]

  • Levita do rei Josias
  • Levita do rei Ezequias