Ascensão Ishayas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ascensão Ishaya é um ensinamento que oferece técnicas coletivamente conhecidas como Atitudes de Ascensão.

As Atitudes de Ascensão são técnicas de meditação muito antigas, introduzidas em 1991 no Ocidente por Maharishi Sadashiva Isham – MSI – (1949 - 1997) que envolvem o uso de pensamentos específicos que geram um movimento introspectivo da atenção propiciando uma experiência direta da natureza do próprio Ser.1

Origem e evolução[editar | editar código-fonte]

Durante uma viagem os Himalaias, a MSI encontrou os Ishayas, uma antiga ordem de monges fundada pelo apóstolo João. A partir deles, a MSI aprendeu as técnicas conhecidas coletivamente como a Ascensão Ishaya, que mais tarde viria a trazer ao mundo. Seu primeiro livro, Primeiro Trovão2 , é um relato ficcional de sua viagem. Após 18 meses, os Ishayas instruíram ele a retornar ao mundo exterior para compartilhar o ensinamento.

MSI une a origem desse ensinamento aos Yoga Sutras de Patañjali. Os Yoga Sutras de Patanjali provavelmente datam de 150 d.C., e são a formulação mais concisa da história da expansão da consciência do estado de vigília ao mais alto nível da consciência humana: a consciência unificada. Os Yoga Sutras de Patanjali apresentam uma compreensão sistemática e abrangente das transformações psicológicas, emocionais e físicas que ocorrem quando um indivíduo atinje a plena iluminação. Esse processo de desenvolvimento é chamado de Ascensão, o que neste caso significa "ir além dos limites da ignorância". Este texto é, portanto, a formulação mais abrangente na história do mundo das raízes pré-cristãs da Ascensão.3

Logo após seu regresso aos Estados Unidos, MSI começou a ensinar as técnicas à todo aquele que queria aprender. Também, instruiu professores para que ensinarem e compartilharem a Ascenção. Residindo em diferentes lugares dos Estados Unidos, os ensinamentos prontamente se estenderam para diversos países e regiões, incluindo Canadá, México, América do Sul, Europa, Japão, Ásia, Nova Zelândia e Austrália.

Hoje os ensinamentos seguem expandindo-se onde seja expressado seu interesse. Os Ishayas do Caminho Brilhante são um grupo de pessoas a nível internacional que dedicaram suas vidas para a expansão da consciência. Têm mais de 200 mestres em centros na América, Europa, Ásia e Oceania dedicados a ensinar a Ascensão Ishaya4 .

A Natureza das Atitudes de Ascensão[editar | editar código-fonte]

Abraham Maslow (1908 - 1970) psicólogo americano, descreveu as Experiências de Pico ou culminantes, como momentos especialmente felizes e emocionantes da vida, envolvendo sentimentos repentinos de intensa felicidade e bem-estar, maravilha e reverência, e, possivelmente, envolvendo a consciência da unidade transcendental ou o conhecimento da verdade superior.5 Neste tipo de experiências os padrões de ondas cerebrais estão em perfeita coerência , em harmonia. Abraham Maslow obteve evidências dessas ondas cerebrais em coerência em bebês sendo amamentados, em animais de estimação sendo acariciados e em adultos em intensa atividade aeróbica ou experimentando estados expandidos da consciência.6

As Atitudes de Ascensão geram a coerência citada acima nos padrões do cérebro, agindo como um veículo que leva a atenção da mente para “dentro”, para o centro. Isso acontece porque estas Técnicas de Ascensão aproveitam a natureza da mente humana. A natureza da mente é pensar, e as Atitudes de Ascensão são um pensamento. Um pensamento especial deslumbra, encanta a mente. Este encanto gera harmonia nas ondas cerebrais, acalmando a mente, permitindo-nos experimentar a consciência do conhecimento da Verdade Superior.7

Quatro Atitudes de Ascensão[editar | editar código-fonte]

As quatro emoções básicas que levam à Ascensão são:

  • Apreciação
  • Gratidão
  • Amor
  • Compaixão

8

Aspectos das Atitudes de Ascensão[editar | editar código-fonte]

Cada uma das Atitudes de Ascensão tem tres aspectos. Primeiro, há um conteúdo emocional para empurrar para dentro a atenção - Apreciação, Gratidão, Amor e Compaixão. O segundo aspecto é um alinhamento direto com o Ascendente. Isto alinha a mente consciente com a Fonte Infinita Interior. A terceira característica de cada uma das Atitudes de Ascensão é um foco mental em umo dos raízes da individualidade que geram estresse e poderiam ser vividos mais plenamente.9

O Ascendente[editar | editar código-fonte]

O Ascendente é o espaço no qual as coisas existem, é a essência da qual tudo é feito. É a Fonte de Tudo. Existem muitos nomes para o Ascendente, de acordo com diferentes sistemas de crenças, religiões e filosofias. Alguns chamam-lhe Deus, Nirvana10 , Satori, Samadhi, o Infinito, o Absoluto11 , a Nada, o Universo, a Paz sem Fim12 , Bodhi, a Existência, a Iluminação.

Benefícios das Atitudes de Ascensão[editar | editar código-fonte]

La Busqueda Sagrada - Recopilación de MKI

13

Praticantes[editar | editar código-fonte]

Segundo a organização The Bright Path, há mais de 200 professores ao redor do mundo, e há praticantes nos seguintes países:

Atitudes de Ascensão14 [editar | editar código-fonte]

As Atitudes de Ascensão, ou Técnicas de Ascensão, estão divididas em grupos conhecidos como Esferas. Cada esfera é mais sutil e mais poderosa do que a anterior. Elas fazem uma espiral de aumento da percepção, experiência e conhecimento. Existem 27 Atitudes de Ascensão.

Primeira Esfera: Estresse Raiz[editar | editar código-fonte]

As quatro primeiras técnicas são suficientes para estabelecer a consciência perpétua do Ser. Estão dirigidas às quarto raízes principais do estresse da vida moderna: a crença de que há algo errado com a minha vida subjetiva, a crença de que há algo errado com a minha vida objetiva, a crença de que estou separado a última Fonte de Todo o Bem, e a crença de que eu estou separado dos outros seres conscientes.

  • Apreciação

A Atitude de Ascensão de apreciação esta dirigida ao estresse raiz do mundo moderno, a crença de que algo está errado com a vida subjetiva. Esta atitude por si só é suficiente para gerar a plena iluminação, mas por causa do hábito mais indivíduos ao longo da vida de esforço e mentes divididos, mais técnicas geralmente som necessárias para o crescimento perfeito.

  • Gratidão

A técnica de Gratidão flui naturalmente da apreciação. Seu foco é o mundo objetivo. Esta técnica é a chave para desbloquear as crenças nas limitações do corpo, na doença e na morte, mas também é a primeira etapa de domínio do mundo exterior.

  • Amor

A técnica do amor tem como foco as crenças de separação da Fonte de Todo o Bem, nosso mundo espiritual.

  • Compaixão

A quarta técnica esclarece a relação do indivíduo com todos os outros seres humanos e animais. Invencibilidade na vida humana é o resultado da mestria da consciência, que é baseado na não-violência (Ahimsa15 ). A não-violência é estabelecida pelo desenvolvimento pleno de compaixão, que é o subproduto automático da técnica.

Esferas avançadas[editar | editar código-fonte]

Uma função das Esferas avançada está a desenvolver os centros de energia sutis no corpo, conhecidos na literatura antiga, como os chacras (literalmente e no Ocidente, "rodas de fogo"), canais dentro do corpo humano (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas.16 O desenvolvimento de cada um desses sete centros de energia é necessária para realizar o esclarecimento completo; Ascensão fornece um método fácil e muito eficaz para fazer isso.

Segunda Esfera: O Universo[editar | editar código-fonte]
  • 5. Solar: A função da Atitude de Ascensão Solar é a começar a despertar a maior função da consciência humana: Sahasrara, o lótus de mil pétalas de luz na parte superior do crânio - o sétimo chacra. É também uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento do mais elevado grau de esclarecimento dos cidadãos, a Consciência de Unidade.
  • 6. Lunar: A Atitude Lunar desenvolve o poder intuitivo do sexto chacra, Ajna, o "terceiro olho". Outro resultado desta atitude é o desenvolvimento de Soma17 , a cola do Universo que é responsável pela percepção celestial na segunda etapa da iluminação, a consciência exaltada.
  • 7. Terra: A Sétima Técnica é projetada para remover a última crença da separação entre o indivíduo e o Universo.
  • 8. Paz: A Oitava Técnica estabelece a paz com toda a criação relativa, portanto, estabiliza ainda mais a não-violência.
Tercera Esfera: O Corpo do Ascendente[editar | editar código-fonte]
  • 9. Beleza: A Nona Técnica lega a experiência da realidade do aspecto mais importante do Ascendente. Também desenvolve Soma e percepção celestial.
  • 10. Luz: A Décima Técnica enfoca o sexto chacra, que desenvolve a intuição perfeita.
  • 11. Força: A aplicação desta Atitudede Asensão desenvolve a percepção e consciência celestial.
  • 12. Silêncio: A Duodécima Técnica tem o efeito de abrir o primeiro chacra, Muladhara, localizado na base da coluna vertebral.
Quarta Esfera: O Corpo do Amor[editar | editar código-fonte]
  • 13. Maestria: A Décima Terceira Técnica desenvolve domínio perfeito do corpo e do mundo. Esta Atitude de Ascensão desenvolve o terceiro chacra, Manipura.
  • 14. Poder: A Décima Quarta Técnica desenvolve o quinto chacra, Visuddha.
  • 15. Centro: A Décima Quinta Técnica desenvolve o sexto chacra, Ajna. Ele também desenvolve uma habilidade refinada para o uso do intelecto e estabiliza o poder da intuição.
  • 16. Invencibilidade: A Décima Sexta Técnica desenvolve a realidade imutável do amor perfeito. É a primeira aplicação direta da consciência para o quarto chacra, Anahata, o chakra do coração.
Quinta Esfera: Glória[editar | editar código-fonte]
  • 17. Glória: A Décima Sétima Técnica refina ainda mais o sexto chacra, Ajna.
  • 18. Êxtase: A Décima Oitava Técnica desenvolve a plena utilização da Sushumna18 e refina ainda mais o sétimo chacra, Sahasrara.
  • 19. Vida: A Décimo Nona Técnica desenvolve o segundo chacra, Svadhisthana, que está associado com os órgãos sexuais
  • 20. Sabedoria: A Vigésima Técnica desenvolve o sétimo chacra.
Sexta Esfera: Revelação[editar | editar código-fonte]
  • 21. Conexão: Domínio da Primeira Técnica de Revelação dá pleno conhecimento da ligação da alma com o Ascendente, as qualidades da alma e as qualidades do Ascendente.
  • 22. Distinção: A Segunda Técnica de Revelação destina-se a queimar o que sobrou da individualidade limitada pelo mergulho diretamente no coração do Ascendente.
  • 23. Características: A Terceira Técnica de Revelação desenvolve a percepção da luz infinita do Ascendente em todas as suas variadas formas.
  • 24. Fé: Domínio da Quarta Técnica de Revelação desenvolve o conhecimento completo da fé e da perfeita atenção unidirecional.
  • 25. Eternidade: A Quinta Técnica de Revelação estabiliza o mais alto grau de consciência, o valor Chit (do sânscrito, significa consciência pura) do Ascendente.
  • 26. O Fio das Almas: A última Técnica de Revelação desenvolve a consciência completa da Sutra Atman19 : o fio de almas, a ligação entre todas as almas.
Sétima Esfera: Brahma20 [editar | editar código-fonte]
  • 27. Esplendor Onipresente: A técnica final une todas as peças rendidas da personalidade em ao Ascendente, para estabelecer a unidade de forma permanente.

A Sétima Esfera também contém a técnicas avançadas das Décima Oitava e Décima Nona Atitudes de Ascensão. Coletivamente, estas são conhecidas como as Técnicas da Imortalidade.

Referências

  1. Isham, Maharishi Sadashiva (1991). Ascension!,
  2. Isham, Maharishi Sadashiva (1996). First Thunder
  3. Isham, Maharishi Sadashiva (1995). Enlightenment
  4. Elisabeth Haegeland, "Meditasjonsretreat i Spania: Veien til fred og frihet i sinnet" - Medium Magasim N°12 - 2010 - Noruega
  5. Abraham Maslow (1964). Religions, Values and Peak-experiences, Columbus, Ohio: Ohio State University Press.
  6. LeDoux (1996). The Emotional Brain, The Mysterious Underpinnings of Emotional Life, New York, Touchstone.
  7. Candace B. Pert, Ph.D. (1999).Molecules of Emotion: The Science Behind Mind-Body Medicine
  8. Masaru Emoto, "Hado - Mensagens Ocultas na Água" - Editora Cultrix
  9. Isham, Maharishi Sadashiva (1991). Ascension!
  10. Susunaga Weeraperuma, "Nirvana: the highest happiness" - Vedams eBooks (P) Ltd, 2003
  11. Evelyn Underhill, "Mysticism" - Kessinger Publishing, 2003
  12. Felipe Scio de San Miguel (bispo), "La Biblia Sagrada, a saber: el Antiguo y el Nuevo Testamento" - Edición estereotípica por A. Chandler, 1832
  13. Tori Sutton, "Ascending to a new mindset through meditation" - The Stratford Gazette - Thursday, July 9, 2009
  14. Isham, Maharishi Sadashiva (1991). Ascension!,
  15. Narendra P. Jain, "Ahimsa: the ultimate winner" - Prakrit Bharti Academy, 2004
  16. Harish Johari, "Chakras: energy centers of transformation" - Inner Traditions / Bear & Company, 2000
  17. Sir Monier Monier-Williams, "A Sanskrit-English dictionary" - Motilal Banarsidass Publ., 2005
  18. Arnie Lade, "Energia Vital" - Editora Cultrix
  19. Alan Watts, "Buddhism the Religion of No-Religion" - Tuttle Publishing, 1999
  20. David James Smith, "Hinduism and modernity" - Wiley-Blackwell, 2003

Ligações externas[editar | editar código-fonte]