Ashikaga Takauji

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ashikaga Takauji.

Ashikaga Takauji (足利尊氏 1305 - 7 de junho de 1358?) foi o fundador e o primeiro shogun do shogunato Ashikaga. O seu governo teve início em 1338 que determinou o começo do período Muromachi do Japão, prolongando-se a à sua morte em 1358.[1] Foi descendente do ramo Seiwa Genji do clã Minamoto (o que sugere que seja descendente do Imperador Seiwa, que se estabeleceu na área de Ashikaga da província de Shimotsuke, atual Tochigi.

Primeiramente havia sido um general do shogunato Kamakura, tomando posse a Guerra Genkō, que durou entre 1331 e 133. No entanto, desiludido com o shogunato, aliou-se ao Imperador Go-Daigo e Kusunoki Masashige para tomas Kyoto elogo destruir Kamakura para restabelecer o poder imperial com a Restauração Meiji. Não obstante, o sentimento de inconformidade por parte dos samurais em relação à restauração, refletiu-se numa tentativa de reaver o sistema do shogunato. Em 1335, teve origem rebeliões em Kamakura e Takauji interveio, sufocando os conflitos e subsequentemente auto-proclamar-se shogun. Em 1335 Takauji venceu os seus opositores e adquiriu poder sobre Kyoto, estabelecendo o Imperador Kōmyō. Em 1338 foi oficialmente nomeado shogun. Assim começaria o período Nanboku-chō (as cortes do Norte e do Sul, em que a coexistência de dois imperadores em simultâneo no Japão foi efectiva durante os seguintes 60 anos. Takauji, após a sua morte, foi sucedido pelo seu filho Ashikaga Yoshiakira.

Segundo o famoso mestre Zen e intelectual Muso Soseki, Takauji possuía várias qualidades, as quais se distinguem pela calma no campo de batalha agindo sem receio da morte;[2] era tolerante e misericordioso; e distintamente generoso para com os seus inferiores.[2]

Precedido por
Príncipe Nariyoshi (Restauração Kenmu)
Shogun Muromachi
1338–1358
Sucedido por
Ashikaga Yoshiakira

Referências

  1. «Ashikaga Takauji». Encyclopedia of Japan. Tokyo: Shogakukan. 2012. OCLC 56431036. Consultado em 3 de junho de 2012 
  2. a b Matsuo (1997:105)

Bibliografia

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ashikaga Takauji