Asking Alexandria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Asking Alexandria
Asking Alexandria
Asking Alexandria no Rock am Ring em 2015
Informação geral
Origem York, North Yorkshire, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Metalcore, electronicore, heavy metal
Período em atividade 2008 - atualmente
Gravadora(s) Sumerian Records
Afiliação(ões) Alesana, We Are Harlot
Integrantes Ben Bruce
Sam Bettley
James Cassells
Cameron Liddell
Denis Stoff
Ex-integrantes Danny Worsnop
Ryan Binns
Joe Lancaster
Página oficial Asking Alexandria

Asking Alexandria é uma banda de metalcore inglesa, formada em 2008 pelo guitarrista Ben Bruce. O atual grupo é composto por Ben Bruce (guitarra), Cameron Liddell (guitarra ritmo), Sam Bettley (baixo),James Cassells (bateria) e Denis Shaforostov (Vocal).

Lançaram três álbuns, "Stand Up and Scream", que ficou em 5# na Billboard's Top Heatseekers[1], "Reckless and Relentless", que ficou em 9# na Billboard 200[2] e em segundo lugar nos álbuns mais vendidos do iTunes na sua primeira semana de lançamento e From Death To Destiny lançado em 6 de Agosto de 2013.

História

Amongst Us (2003 - 2005)

Originalmente, Ben Bruce fundou a banda em Dubai, Emirados Árabes Unidos, com o nome de Amongst Us em 2003. Porém, os membros da banda começaram a se separar, restando apenas o líder Ben Bruce, que insistia no ramo musical. Então, Ben chamou alguns amigos para entrar na banda, agora chamada EndofReason. Esse nome foi escolhido porque a banda não conseguia achar um novo nome que fizesse sentido[3] (End of Reason = Fim da Razão).

Endof Reason e antiga Asking Alexandria (2005 - 2008)

Após o firmamento da banda, ainda em Dubai, lançaram um EP chamado "Tomorrow.Hope.Goodbye." [4].Com isso, a banda ganhou reconhecimento nacional e também internacional, resultando em um contrato com a Sonicwave International nos Estados Unidos e um com a Hangmans Joke Recordings no Reino Unido. O sucesso da banda gerou vários shows, e ainda, aberturas para as bandas Boy Sets Fire, Pennywise e Jimmy Eat World. Depois de um reconhecível aumento de popularidade da banda, eles decidiram mais uma vez mudar o nome da banda, desta vez para Asking Alexandria. A mudança de nome foi feita devido à existência de outras bandas com o mesmo nome[5]. Em 25 de junho de 2007, a banda lançou seu primeiro álbum intitulado "The Irony of Your Perfection" pela Hangmans Joke Recordings.[6] Uma turnê pela Alemanha, Holanda, França e Suécia foi anunciada, porém esta nunca chegou a ser realizada. Os integrantes da banda, excluindo Ben, anunciaram que a banda havia se separado.

Nova formação e Stand Up and Scream (2008)

Ben Bruce, ao saber da decisão da banda, mudou-se para Inglaterra, sua terra natal. No entanto, ainda queria continuar investindo em sua carreira musical. Ele escolheu por manter o nome da recém-separada banda Asking Alexandria, e enfatiza que a nova Asking Alexandria não é responsável pelo lançamento do CD "The Irony of Your Perfection". A nova formação do AA passou de seis membros para cinco, e a última mudança notável na formação da banda foi que o baixista Sam Bettley substituiu Joe Lancaster em Janeiro de 2009.[7] Entre maio e junho de 2009, a banda dedicou seu tempo nas gravações de seu álbum de estréia com a nova formação, que seria gravado pela Sumerian Records. O álbum chamado Stand Up and Scream foi lançado em 15 de setembro do mesmo ano, e gerou enorme reconhecimento mundial. Para a divulgação, a banda iniciou turnês com Alesana, Evergreen Terrace e outras. Stand Up and Scream conseguiu o 5# na Billboard's Top Heatseekers. Um grande marco desse CD, é o uso de sintetizadores nas músicas e breakdowns marcantes, fazendo com que este seja o diferencial do AB de outras bandas de metalcore/post-hardcore. É claro que eles não são os únicos a abusar desse novo estilo (popularmente chamado de Trancecore[8]), sendo como exemplo a banda Attack Attack!, porém foi um dos motivos para que Asking Alexandria se destacasse internacionalmente.

Reckless and Relentless (2010 - 2011)

Em dezembro de 2009, Asking Alexandria anunciou que eles iriam começar a trabalhar no segundo álbum em janeiro. Eles disponibilizaram alguns vídeos da banda escrevendo as músicas para o novo CD. Em 2010, anunciaram via Stickam que o nome do CD seria Reckless and Relentless, e que teria 12 músicas inéditas. Em alguns shows da The Thrash and Burn Tour, eventualmente tocavam a música Breathless, que fora disponibilizada no Youtube por alguns fãs. Adicionalmente, gravaram a música "Right Now (Na Na Na)" do rapper Akon para a coletânea Punk Goes Pop 3 da série Punk Goes..., e anunciaram que iriam fazer um regravamento de seu primeiro CD (posteriormente chamado de Stepped Up and Scratched) com versões remixadas das músicas. Enquanto trabalhavam nas gravações, anunciaram também o lançamento de um EP chamado Life Gone Wild. Esse EP contém a música Breathless gravada em estúdio, demos das versões remix (dubstep) de algumas músicas do primeiro CD, uma demo antiga de I Was Once, Possibly, Maybe, Perhaps A Cowboy King e dois covers de Skid Row. Durante esse período do EP, Danny adotou um visual mais glam metal, já que segundo ele, o Hard Rock sempre foi uma de suas maiores influências.[9] Depois da longa espera, as gravações de Reckless and Relentless foram finalizadas, e estava planejado para ser lançado no dia 5 de abril de 2011. No entanto, este não escapou da fúria da internet, e o álbum vazou 4 dias antes. Este álbum é bem mais "pesado" e evoluido musicalmente se comparado ao primeiro, e arrecadou milhares de vendas e foi um sucesso absoluto, apesar de seus ouvintes ao redor do mundo sentirem falta de partes eletrônicas nas músicas.

From Death To Destiny (2013 - 2015)

Em maio, Danny Worsnop afirmou em seu twitter que iria trabalhar em um álbum solo,[10] e disponibilizou uma música própria, "Favior", para download. Em 13 de agosto de 2012, anunciou em sua página do Facebook que um novo single, intitulado "Run Free" foi disponível para download.

De acordo com a revista Rocksound, o ainda sem título, terceiro álbum de estúdio do Asking Alexandria, que iria sair em Janeiro, foi adiado para um outra data não definida.

Em 23 de outubro de 2012, a banda anunciou que seu terceiro álbum será mais "amigável" com o guitarrista Ben Bruce afirmando que "... se as coisas correrem como planejado, vai ter um monte de singles de rádio". Bruce espera que o álbum sequência de "Reckless & Relentless" irá conter 13-15 canções, seis das quais, segundo ele, seram "amigáveis" e o resto do que seram "mais pesadas" como as músicas normais.

Em 30 de Novembro de 2012, a banda anunciou o lançamento de um novo EP, "Under the Influence: A Tribute to the Legends of Hard Rock", sendo liberado exclusivamente com a assinatura da Revista Revolver.

Em 2 de dezembro, a banda sofreu um acidente quando se dirigiam para seu show em Chicago em Cleveland. Ninguém ficou gravemente ferido, mas o ônibus de turnê da banda foi seriamente danificado.

Em 9 de dezembro, em Nova York, durante a turnê Monster Energy Outbreak, Danny Worsnop anunciou que ele tinha rasgado sua corda vocal e não seria capaz de cantar, e que seus amigos de Attila e I See Stars estariam substituindo os vocais para a banda até ele possa voltar novamente. Em 7 de janeiro de 2013 Danny foi para um check-up em sua corda vocal rasgada com especialista vocal Dr. Sugerman que prescreveu alguns remédios e disse que tudo o que ele tem a fazer é descansar um pouco mais e que em breve seria capaz de voltar a cantar.

Durante uma entrevista com GuitarWorld.com, Ben Bruce afirmou que o álbum irá conter "... um monte de riffs pesados , enquanto que, no passado, eram somente ritmos e breakdowns". Ele também descreveu o novo álbum semelhante ao "antigo Slipknot" e os refrões e as pontes com um lado Mötley Crüe.

A banda terminou o trabalho em seu terceiro álbum de estúdio, que ainda não foi nomeado.

Em 09 de fevereiro de 2013, a Metal-Trailers.com lançou a entrevista que realizou com a banda em 23 de janeiro em Markthalle, Hamburgo, Alemanha. Durante a entrevista o guitarrista Ben Bruce falou com a Guitar World a respeito do sentido lírico para seu novo material: "É muito mais maduro do que qualquer coisa que já fizemos antes. Não é tanto sobre festas e as meninas aleatórios e usar drogas e outras coisas. Nós realmente tivemos tempo para escrever algo que é realmente significativo para nós, os dois últimos álbuns foram grandes, e nós os amamos, mas nós eramos pessoas diferentes. Nós éramos muito mais jovens e com menos experiência. Ao comparar os álbuns, ele vai definitivamente mostrar o quanto nós crescemos."

Em 28 de Fevereiro de 2013, a banda lançou uma atualização de estúdio com o vocalista Danny Worsnop ficar "disturbed" (incomodado) no estúdio, enquanto que estabelece os vocais para o novo álbum da banda. Em 03 de março de 2013, Danny Worsnop posta no Instagram que o álbum estava completamente pronto, e posta juntamente com sua tracklist.

Em 27 março de 2013, Joey Sturgis anunciou que ele não mixou e nem masterizou o novo álbum. O novo álbum seria chamado From Death to Destiny. Em 28 de Março de 2013, o segundo single "The Death of Me" do novo álbum From Death to Destiny foi lançado no Youtube pelo canal da gravadora da banda, Sumerian Records.

Em 15 de Abril de 2013, foi lançada uma versão mais leve, para poder ser tocada em rádios da música "The Death of Me" (Rock Mix). O baterista da banda James Cassells anunciou em 20 de Maio de 2013 que From Death to Destiny será lançado internacionalmente na terça-feira, 6 de Agosto de 2013. Em 22 de julho de 2013, um vídeo da música para o 'mix rock' de The Death of Me foi lançado. Em 2014 Danny lançou uma prévia da musica "I Run to You", parte de seu álbum solo com a banda recém formada Harlot.

Saída de Danny Worsnop e futuro (2015 - atualmente)

No dia 22 de Janeiro, o vocalista Danny Worsnop revelou através do twitter que estava deixando a banda para focar-se exclusivamente no We Are Harlot. [11] Algumas horas mais tarde, o guitarrista Ben Bruce publicou uma mensagem no Facebook confirmando a saída de Danny e revelando que a banda pretende tocar a Warped Tour de 2015 nos EUA, além de uma série de shows pela Europa e o lançamento de um novo disco. [12]

Em 26 de maio de 2015 foi anunciado que Denis Shaforostov (ex-Down & Dirty) seria o novo vocalista. Na mesma data, a banda lançou o single "I Won't Give In".[13]

Em setembro publicaram um vídeo oficial no youtube do single "I Won´t Give In", e tempo depois publicaram outro single com o nome de "Undivided". No dia 1 de fevereiro de 2016 ocorreu o lançamento do vídeo oficial de "The Black", single que leva título de álbum da banda.

No dia 25 de março de 2016 está confirmado o lançamento do novo álbum "The Black"

Estilo musical e influências

Asking Alexandria é descrito pelos críticos como metalcore, electronicore [14] e screamo.[15][16][17][18]

A banda lançou um EP intitulado Under the Influence para homenagear as bandas que os influenciaram, como Journey, Whitesnake, Mötley Crüe, Def Leppard e além disso, o Life Gone Wild EP, que prestou homenagem ao Skid Row, gravando dois covers de suas canções, "18 and Life" e "Youth Gone Wild". Asking Alexandria citaram Skid Row como sendo uma influência enorme sobre a banda.

Ben Bruce afirmou em várias entrevistas que ele tem influências de The Beatles, Eric Clapton, BB King, Gary Moore, Joe Bonamassa, Iron Maiden, Metallica, Slipknot, Deep Purple ,Ozzy Osbourne e Avenged Sevenfold [19][20][21][22][23]

Discografia

Álbums de estúdio
Ano Titúlo Gravadora Posição
Top 200 US Heat
2009 Stand Up and Scream Sumerian Records 170 5
2011 Reckless and Relentless 9
2013 From Death To Destiny 5
2016 The Black
EPs
Demos
  • Demo (auto-lançado, 2008)

Videografía

Ano Título Álbum Diretor
2009 Final Episode (Let's Change the Channel) Stand Up and Scream Robby Starbuck
2010 A Prophecy
If You Can't Ride Two Horses at Once... You Should Get Out of the Circus Nicholas Scott Chiasson
2011 Closure Reckless and Relentless Thunder Down Country
To the Stage Frankie Nasso
Not the American Average Stand Up and Scream
2012 Reckless & Relentless Reckless and Relentless
Dear Insanity
Breathless
2013 The Death Of Me (Rock Remix) From Death To Destiny
Run Free
Killing You
2014 Moving On From Death To Destiny Samuel Brownfield
2015 I Won't Give In The Black Steven Contreras
2016 The Black Ramon Boutviseth

Integrantes

Ex-integrantes

Lista de participações especiais

  • Danny Worsnop (2010) - "Automatic Rewind" (Bizzy Bone)
  • Danny Worsnop (2010) - "Wake the Dead" (With One Last Breath)
  • Danny Worsnop (2011) - "Endless Sky" (I See Stars)
  • Danny Worsnop (2012) - "Losing Sight" (Memphis May Fire)
  • Danny Worsnop (2014) - "Sellouts" (Breathe Carolina)

Premios e Nomeações

  • Asking Alexandria
Ano Trabalho Nomeado Resultado
2011 Revolver Golden Gods Awards: Nova Melhor Banda Nomeados
Kerrang! Awards: Novo Melhor Artista Britanico Ganhadores [24]
Alternative Press: Banda Do Ano Nomeados[25]
Sound Scene Press Awards: Banda Do Ano Nomeados[26]
Alternative Press: Banda com o melhor mercadoria Nomeados[27]
Guitar World's Press: Artista à Seguir Em 2012 Ganhadores
2012 Revolver Golden Gods Awards: Os Fãs Mais Dedicados Nomeados[28]
Kerrang! Awards: Melhor Banda Ao Vivo Nomeada[29]
Kerrang! Awards: Melhor Banda Britanica Nomeada [29]
  • Danny Worsnop
Ano Trabalho Nomeado Resultado
2011 Alternative Press: Vocalista Do Ano Nomeado[30]
Sound Scene Press Awards: O Incidente De Danny Worsnop Em Seattle Nomeado[31]
Alternative Press: O Incidente De Danny Worsnop Em Seattle Nomeado[32]
2012 Kerrang! Awards: Twitter Do Ano Nomeado[29]
  • Ben Bruce
Ano Trabalho Nomeado Resultado
2011 Alternative Press: Guitarrista Do Ano Ganhador[33]
2012 Guitar Guirl'd: Os 12 Guitarristas Mais Sexys de 2012 Ganhador[34]
Kerrang! Awards: O Homem Mais Sexy Ganhador[29]
  • Reckless & Relentless
Ano Trabalho Nomeado Resultado
2011 Alternative Press: Álbum Do Ano Nomeado[35]
Sound Scene Press Awards: Álbum Do Ano Nomeado[26]
Guitar's World Press Awards: Melhor Álbum De Metal Nomeado
Guitar's World Press: Os 50 Melhores Álbuns Do Ano Ganhador[36]
Revolver Magazine's: Os 20 Melhores Álbuns Do Ano Ganhador
  • Músicas e Vídeos Nomeados
Ano Trabalho Nomeado Resultado
2011 Revolver Golden Gods: To The Stage - O Vídeo Do Ano[37] Nomeado
Sound Scene Press Awards: To The Stage - O Vídeo Do Ano[31] Ganhador
Revolver Golden Gods: Not The American Average - Música do Ano[38] Nomeado
Revolver Golden Gods: To The Stage: Os Melhores Vídeos De 2011[39] Ganhador

Referências

  1. «Breaking and Entering: Asking Alexandria». Billboard 
  2. «Adele re-takes top album spot; Jennifer Hudson drops from Top 10». USATODAY.COM 
  3. "End of Reason on how their name came about" GarageBand.com
  4. «Asking Alexandria Tomorrow.Hope.Goodbye (EP)- Spirit of Metal Webzine (en)». spirit-of-metal.com 
  5. «endofreason». PureVolume 
  6. «Asking Alexandria The Irony of Your Perfection (CD Album)- Spirit of Metal Webzine (en)». spirit-of-metal.com 
  7. "Photo with Joe Lancaster (far left) by Tom Barnes" Last.fm
  8. «WHAT DO YOU THINK ABOUT TRANCECORE??? #EUROS». MetalSucks 
  9. http://www.myspace.com/askingalexandria/blog/541868092
  10. «TwitLonger — When you talk too much for Twitter». twitlonger.com 
  11. Dimitrios Meimaridis (22 de janeiro de 2015). «Danny Worsnop Deixa o Asking Alexandria». MPSIROCK. Consultado em 22 de janeiro de 2015 
  12. Dimitrios Meimaridis (22 de janeiro de 2015). «Asking Alexandria perde vocalista; banda promete continuar». MPSIROCK. Consultado em 23 de janeiro de 2015 
  13. «Asking Alexandria Reveal Frontman, Stream New Song I Won't Give In». Kerrang!. 27 May 2015. Consultado em 27 May 2015  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda); Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  14. Predefinição:Título= www.sputnikmusic.com/Asking-Alexandria-Stepped-Up-and-Scratched
  15. Jackie, Full Metal. «Asking Alexandria's Ben Bruce on New Album Plans, His Own Record Label + More». Loudwire.com. Loudwire. Consultado em 9 March 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  16. Freeman, Phil. «Stand Up And Scream». Allmusic.com. AllMusic. Consultado em 30 March 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  17. Freeman, Phil. «Reckless & Relentless». Allmusic.com. AllMusic. Consultado em 30 March 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  18. Heaney, Gregory. «From Death to Destiny». Allmusic.com. AllMusic. Consultado em 30 March 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  19. Yancey, Bryne. «Members of Escape The Fate, Asking Alexandria and more comment on Guns N' Roses». AltPress.com. AltPress. Consultado em 20 March 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  20. Chichester, Sammi. «2013 Preview: The Most Anticipated Albums of the Year». Revolvermag.com. Revolver. Consultado em 20 March 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  21. Sciarretto, Amy. «Footage of Sebastian Bach Rehearsing With Asking Alexandria». Loudwire.com. Loudwire. Consultado em 20 March 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  22. Wiederhorn, Jon. «Asking Alexandria to Play Guns N' Roses Classics With Steven Adler at Halloween Show». Loudwire.com. Loudwire. Consultado em 20 March 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  23. Jackie, Full Metal. «Asking Alexandria's Ben Bruce on New Album Plans, His Own Record Label + More». Loudwire.com. Loudwire. Consultado em 20 March 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  24. http://www.kerrang.com/blog/2011/06/the_kerrang_awards_2011_fuelle_1.html
  25. «Band Of The Year 2011». Alternative Press 
  26. a b «soundscenepress.com». soundscenepress.com 
  27. «Band With The Best Merch This Year». Alternative Press 
  28. «'Revolver' Golden Gods Awards Winners Announced». revolvermag.com 
  29. a b c d http://www.kerrang.com/blog/2012/06/the_kerrang_awards_fuelled_by_1.html
  30. «Alternative Press». Alternative Press 
  31. a b «soundscenepress.com». soundscenepress.com 
  32. «Most Memorable Event Of The Year». Alternative Press 
  33. «2011 Guitarist Of The Year». Alternative Press 
  34. «Guitar Girl'd: Top 12 Hot Male Guitar Players for 2012». guitarworld.com 
  35. «2011 Album Of The Year». Alternative Press 
  36. «Guitar World's Top 50 Albums of 2011». guitarworld.com 
  37. «Poll Results: Find Out Who You Voted to Win Video of the Year!». revolvermag.com 
  38. «Poll Results: Find Out Who You Voted to Win Song of the Year!». revolvermag.com 
  39. «The Best Music Videos of 2011». revolvermag.com 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Asking Alexandria