Asparagopsis armata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAsparagopsis armata
Asparagopsis armata.
Asparagopsis armata.
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Archaeplastida
Divisão: Rhodophyta
Classe: Rhodophyceae
Ordem: Nemaliales
Família: Bonnemaisoniaceae
Gênero: Asparagopsis
Espécie: A. armata
Nome binomial
Asparagopsis armata
Harv., 1855

Asparagopsis armata Harv., 1855 é uma espécie de alga vermelha modal que apresenta a particularidade de ter ramos modificados em espinhos (vindo por aí a sua designação específica). A espécie encontra-se amplamente distribuída pelo oceano Atlântico.

Decrição[editar | editar código-fonte]

No arquipélago dos Açores estas algas atingem 15 centímetros de comprimento total e são muito abundantes nos locais submersos de pouca profundidade, subindo com frequência até ao limite inferior da zona entremarés.

o ciclo de vida desta alga apresenta duas fases dotadas de morfologia tão distinta que foram identificadas como duas espécies distintas. Ao tetraesporófito foi atribuído o nome científico Falkenbergia rufolanosa (Harvey) F.Schmitz, constituíndo actualmente um sinónimo taxonómico e holótipo da espécie.

O gametófito destas algas ocorre a partir do mês de Junho ou Julho, por vezes em Agosto ou mesmo Setembro, conforme a sua distribuição por águas mais ou menos quentes. Apresentam uma coloração que vai do vermelho pálido ao vermelho mais vivo. Apresentam um eixo cilíndrico com cerca de 1 milímetro de largura por cerca de 200 milímetros de comprimento. É irregularmente ramificada, com geralmente 4 linhas de ramificações simples. Ocorre geralmente em associação com a alface-do-mar (Ulva spp.).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]