Asparagopsis armata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaAsparagopsis armata
Diplodus vulgaris (peixe) tendo como fundo um tapete de Asparagopsis armata.

Diplodus vulgaris (peixe) tendo como fundo um tapete de Asparagopsis armata.
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
(sem classif.) Archaeplastida
Divisão: Rhodophyta
Classe: Rhodophyceae
Ordem: Nemaliales
Família: Bonnemaisoniaceae
Género: Asparagopsis
Espécie: A. armata
Nome binomial
Asparagopsis armata
Harv., 1855

Asparagopsis armata Harv., 1855 é uma espécie de alga vermelha modal que apresenta a particularidade de ter ramos modificados em espinhos (vindo por aí a sua designação específica). A espécie encontra-se amplamente distribuída pelo oceano Atlântico.

Decrição[editar | editar código-fonte]

No arquipélago dos Açores estas algas atingem 15 centímetros de comprimento total e são muito abundantes nos locais submersos de pouca profundidade, subindo com frequência até ao limite inferior da zona entremarés.

o ciclo de vida desta alga apresenta duas fases dotadas de morfologia tão distinta que foram identificadas como duas espécies distintas. Ao tetraesporófito foi atribuído o nome científico Falkenbergia rufolanosa (Harvey) F.Schmitz, constituíndo actualmente um sinónimo taxonómico e holótipo da espécie.

O gametófito destas algas ocorre a partir do mês de Junho ou Julho, por vezes em Agosto ou mesmo Setembro, conforme a sua distribuição por águas mais ou menos quentes. Apresentam uma coloração que vai do vermelho pálido ao vermelho mais vivo. Apresentam um eixo cilíndrico com cerca de 1 milímetro de largura por cerca de 200 milímetros de comprimento. É irregularmente ramificada, com geralmente 4 linhas de ramificações simples. Ocorre geralmente em associação com a alface-do-mar (Ulva spp.).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]