Aspas (gesto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O gesto aspas no ar.

Aspas no ar (também chamada de "aspas com os dedos" ou à vezes pela expressão entre aspas) são aspas virtuais formadas no ar com os dedos quando se fala. Isso geralmente é feito com as mãos mantidas ligeiramente afastadas e, na altura dos olhos do orador, com os dedos indicadores e os dedos médios flexionados no início e no final da frase a ser citada.[1] A frase citada com aspas aéreas são comumente muito curtas, no máximo algumas palavras.

Embora o termo "aspas no ar" não parece até 1989, o uso de gestos semelhantes foi registrado já em 1927. [1]

A tendência se tornou muito popular na década de 1990, atribuída por muitos como o comediante Steve Martin, que muitas vezes as usou com ênfase exagerada em seus shows de stand-up.[2] Além disso, na franquia de filmes de grande sucesso Austin Powers, Dr. Evil faz uso exagerado de aspas no ar, ao explicar assuntos para seus capangas.

As aspas de ar são frequentemente utilizadas para expressar sátira, sarcasmo, ironia ou eufemismo.


Referências

  1. a b Martin, Gary. Air quotes The Phrase Finder.. Página visitada em 18 de novembro de 2008. Cópia arquivada em 3 de novembro de 2008.
  2. Frum, David. How We Got Here: The '70s, the decade that brought you modern life, for better or worse. New York: BasicBooks, 2000. 421 pp. OCLC 45706071 ISBN 0-465-04196-5