Aspirado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A preparação aspirada consiste em aumentar a capacidade de admissão de mistura ar-combustível de um motor atmosférico (sem compressor), através do aumento da área de passagem ou do tempo de admissão do ar a ser utilizado na queima de combustível. Utilizam-se para isto carburador(es) maior(es), filtro de ar de maior vazão, coletor de admissão que facilitem a admissão de mistura (coletores de geometria variável são muito utilizados pelas fábricas), além de alterar o levantamento e o tempo de abertura das válvulas através de um comando de perfil mais agressivo. O uso de válvulas maiores, além de molas de maior pressão que evitam flutuação em altas rotações, é muito apreciado na preparação aspirada. O aumento da taxa de compressão é benéfico, tanto no que diz respeito ao aumento do torque disponível quanto

Motor Aspirado[editar | editar código-fonte]

Um motor aspirado é aquele "aspira" o ar, ou seja, não tem nenhum tipo de sobrealimentação como turbo ou compressor. O ar é aspirado pelo movimento de descida do pistão, que cria uma depressão (pressão menor que a atmosférica) na câmara de combustão. Essa diferença de pressão é a responsável pelo enchimento dos cilindros.

Contudo, no início do movimento do pistão é gerado vácuo o que causa perdas de enchimento. Isso também é gerado por restrições como coletor e borboleta de admissão. Quanto menor a restrição, maior será a eficiência volumétrica.

Modificaçãoes como multiplas borboletas de admissão, aumento do diâmetro dos coletores, comando de válvulas com maior duração entre outros, visam aumentar o enchimento da câmara, aumentando a potência e a eficiência volumétrica.