Aspirador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O aspirador revolucionou a limpeza de ambientes.

O aspirador é um equipamento pneumático destinado a captura de partículas sólidas, normalmente servindo para absorver nas casas.[1]

Nos finais do século XIX e princípios do século XX, começaram a surgir os primeiros aspiradores, precursores dos modernos aparelhos.

Em 1869, surge o primeiro aspirador, inventado por Ives McGaffey, accionado por uma manivela.[2] Outros eram providos de um tubo terminado por um bucal (com um formato idêntico ao dos dias de hoje) e o pó era bombeado manualmente para dentro de um pequeno contentor.

Em 1907 apareceu o primeiro aspirador eléctrico, inventado pelo americano Murray Spangler, empregado da empresa Hoover, a qual adquiriu os direitos de fabricação daquele invento em 1908. Tornaram-se um sucesso internacionalmente. Em 1926 a Hoover lançou um dos seus mais famosos aspiradores, o Hoover 700, conhecido por beats-as-it-sweeps-as-it-cleans, um aparelho mais eficaz na remoção do pó das alcatifas: bate o , varre e aspira-o. A partir daí foram lançados vários modelos mas sem grandes alterações nas características gerais do produto. Só a partir dos anos 80 é que se puderam ver algumas alterações mais concretas proporcionadas pelas novas tecnologias.

Entretanto, de meados dos anos 60 a meados dos anos 70, surgiu no mercado o aspirador de mão, concebido para ser prático e fácil de transportar para qualquer lado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Definição de "Aspirador de pó" no dicionário (em português). Página visitada em 21 de maio de 2009.
  2. Sapo.pt. Quem inventou o aspirador de pó? (em português). Página visitada em 21 de maio de 2009.