Aspire Tower

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aspire Tower
Dados Técnicos
Uso Misto
Localização Doha, Catar
Arquiteto Hadi Senaan - AREP
Altura 318 m
Andares (acima do solo)   36
Área 30 000 m²
Início da Construção 2005
Abertura 2006

O Aspire Tower ou Doha Sport City é uma estrutura de 318 metros localizada no complexo de Sports City em Doha, Qatar. Desenhada pelo arquiteto Hadi Simaan, [1], o Aspire Tower serviu como local para os 15º Jogos Asiáticos sediados pelo Qatar em dezembro de 2006. O Aspire Tower é atualmente a maior estrutura de Doha, mas espera-se que seja ultrapassado pelo Dubai Towers e pelo Barwa Tower.

A torre foi o símbolo do Jogos Asiáticos de 2006 fez par com o principal estádio, o Khalifa International Stadium. A torre abrigou a chama olímpica durante os jogos e bateu o recorde de mais alta pira olímpica, que era visível fora de Doha durante o período dos jogos. O design empregou concreto no núcleo assim como na base. O restante da estrutura são vigas de aço que saem do núcleo de concreto. O exterior do edifício é coberto por uma malha de aço, durante os Jogos Asiáticos, foi festivamente iluminado por lasers. Uma das mais interessantes características da torre é a transmissão de vídeos na superfície do edifício em uma seção de 8 metros da torre; isso foi feito com o uso de Color Kinetics, uma tecnologia que permite gerar imagens projetadas.

Enquanto o exterior da torre já está pronto, espera-se que o interior seja concluído em agosto de 2007. Após a conclusão o Aspire Tower incluirá um hotel 5 estrelas com salão de baile, salas de banquete, centro de conferências, um restaurante na base, ginásio, espaço para franquias, salões, museu dos esportes, 5 suítes presidenciais, e no topo do edifício, um restaurante, bar e posto de observação fornecendo vistas panorâmicas de Doha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]