Assírios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Assírios (grupo étnico))
Ir para: navegação, pesquisa

Os assírios, também conhecidos, entre outras variantes, como caldeus, siríacos, cristãos assírios, cristãos siríacos, cristãos caldeus, suroye, suryoye (em turco: süryaniler; em curdo: asûrî), são um grupo étnico com origem no Crescente Fértil. Hoje, esse antigo território faz parte de vários países. Os assírios são minorias sob o domínio de outros grupos étnicos desde o início da Idade Média.

Tradicionalmente têm vivido no Iraque, nordeste da Síria, noroeste do Irã e sudeste da Anatólia, na Turquia.[1] Muitos migraram para a região do Cáucaso, América do Norte e na Europa durante o século passado. A principal divisão sub-étnica situa-se entre um grupo oriental (Igreja Assíria do Oriente e os "cristãos caldeus" assírios) e outro ocidental (jacobitas sírios).

A Diáspora e as comunidades de refugiados são baseadas na Europa (especialmente Suécia, Grã-Bretanha, Dinamarca, Alemanha e França), América do Norte, Austrália, Nova Zelândia, Líbano, Arménia, Geórgia, sul da Rússia e Jordânia. A emigração foi desencadeada por eventos tais como o Genocídio Assírio, no período da Primeira Guerra Mundial, durante a dissolução do Império Otomano, o massacre Simele no Iraque (1933), a revolução islâmica no Irã (1979) e a Operação Anfal de Saddam Hussein.[2]

Mais recentemente, a Guerra do Iraque provocou o deslocamento da comunidade assíria da região, pois os seus membros passaram a enfrentar perseguição étnica e religiosa. Segundo a Organização das Nações Unidas, de um milhão (ou mais) de iraquianos que deixaram o Iraque desde a ocupação americana, quase 40% são assírios, embora os assírios representassem apenas 3% da população iraquiana, antes da guerra.[3] [4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. *MacDonald, Kevin. (2004-07-29). "Socialization for Ingroup Identity among Assyrians in the United States". Paper presented at a symposium on socialization for ingroup identity at the meetings of the International Society for Human Ethology, Ghent, Belgium.
  2. Naby, Eden. Documenting The Crisis In The Assyrian Iranian Community.
  3. "Assyrian Christians 'Most Vulnerable Population' in Iraq", The Christian Post. Página visitada em 2006-12-05.
  4. "U.S. Gov't Watchdog Urges Protection for Iraq's Assyrian Christians", The Christian Post. Página visitada em 2007-12-31.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre etnologia ou grupos étnicos é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.