AssaultCube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Assault Cube
Produtora Rabid Viper Productions
Plataforma(s)
Data(s) de lançamento 4 de Junho de 2007
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Modos de jogo Multijogadores e Individual
Requisitos mínimos CPU 500 Mhz
128 MB de RAM, recomendável 192 MB de RAM
Placa Aceleradora 3D (mínimo 32 MB)
modem de 56 Kbps (pra jogar online)
Controles teclado e mouse
Hardware
Versão 1.1.0.4

AssaultCube[1] (também conhecido como AC) é um jogo de computador de tiro em primeira pessoa que pode ser jogado tanto online como contra bots controlados por computador. Nele o jogador pode se afiliar em uma das duas facções e jogar em mapas bem elaborados e realistas em cinco modos de jogo que variam entre jogar em equipe ou sozinho.

O próprio jogo contém um eficaz editor que permite a criação de mapas bem elaborados e complexos.

Por ser um jogo notavelmente leve é capaz de rodar em praticamente qualquer computador, ainda sim mantendo gráficos, sons e jogabilidade respeitáveis, o jogo se encontra na versão 1.0 tendo a sua jogabilidade melhorada, o jogador pode agachar-se dificultando assim a mira do inimigo a também como colocar bots pra jogar no seu time como no jogo Counter-Strike, você também pode mandar mensagem para o seu time via rádio, o que era impossível na versão 0.93, foram também adicionados novos mapas. Outra característica do jogo é que ele é anticheater, ou seja, não é possível usar trapaças como nos jogos similares.

História[editar | editar código-fonte]

Assault Cube, conhecido originalmente como Action Cube foi iniciado em julho de 2004. Seu primeiro lançamento oficial se deu em novembro de 2006. O plano consistia em criar um novo jogo que unisse a simplicidade e leveza com impecáveis jogabilidade, gráficos e realismo. O renomeamento do jogo ocorreu em 6 de maio de 2007, quando Action Cube passou a se chamar Assault Cube devido a um pedido dos desenvolvedores de outro jogo de tiro em primeira pessoa, Action Quake.[2]

O Jogo[editar | editar código-fonte]

Assault Cube foi projetado para ser um jogo peculiar, misturando realidade e excelente jogabilidade com a leveza e simplicidade de um jogo agradável. O resultado é um jogo que vem se tornando cada vez mais popular pelo mundo afora. O jogador de Assault Cube pode jogar representando uma das duas equipes, o "Exército de Libertação dos Cubanos" (Cubers Liberations Army ou CLA, em inglês) e as "Forças Especiais Rabid Viper" (Rabid Viper Special Forces, RVSF, em inglês).

Assault Cube mantém um movimento "bug" do original Cube, um mecanismo que possibilita aos jogadores atirar para frente enquanto anda para trás, assim se deslocando de maneira veloz e podendo escapar de lugares deixando os adversários perderem-no de vista. Isso foi deixado intencionalmente pelos produtores por ser considerada uma agradável característica do jogo, permitindo estratégias eficazes em diversas fases. Outra característica irrealista semelhante é a possibilidade de utilizar o "coice" da arma para realizar saltos altos, alcançando assim lugares elevados do mapa. Tal característica também foi concebida de maneira intencional, na versão 1.0 do jogo é possível agachar-se podendo se esconder em caixas, característica que não estava presente na versão 0.93. Outra característica colocada na nova versão do jogo é de que ao levar um tiro, ou você acertar o inimigo é espirrado sangue no chão dando assim mais realismo ao jogo.

O jogo apresenta um excelente número de servidores online com capacidade de jogadores variáveis, apresentando 5 modos diferentes de jogo que possibilitam jogar em equipe ou individualmente:

  • Capture the Flag
  • Team Deathmatch and Deathmatch
  • One Shot One Kill and Team One Shot One Kill (Somente Sniper e Facas)
  • Last Swiss Standing (Somente Facas e Granadas)
  • Team Survivor (Time disputa para ser o sobrevivente do turno) and Survivor, na versão 1.0 foi adicionados novos modos de jogo.

O modo não online, que consiste em jogar contra Bots controlados por computador, suporta apenas o modo de jogo Deathmatch e One Shot One Kill. Na versão 1.0 é possível colocar bots pra jogar no seu time, mas só no modo Deathmatch.

As armas do jogo são todas fictícias. Uma das maiores críticas do jogo é o pequeno número de armas que o jogo suporta, se comparados a outros jogos de mesmo estilo. As armas entretanto suprem facilmente as necessidades exigidas em diversos mapas e modos de jogo:

  • Faca: a última esperança dos soldados incautos que não sabem poupar munição.
  • Pistola automática: arma para curtas distâncias com pouco dano e uma cadência de tiro lenta.
  • Rifle de assalto MTP 57: arma ideal para qualquer distância com um dano respeitável e uma cadência de tiro razoável.
  • Submetralhadora A-ARD/10: arma para distâncias médias com dano moderado e uma cadência de tiro rápida.
  • Escopeta de combate V-19: arma para curtas distâncias com um dano enorme e uma cadência de tiro lenta.
  • Rifle de precisão AD-81: arma para longas distâncias com alto dano e uma cadência de tiro sofrível, na versão 1.0 a visão da mira foi modificada, na versão 0.93 o visor da mira era uma cruz preta onde só era possivel acertar o inimigo no centro da cruz, na versão 1.0 o centro da mira é um pequeno ponto vermelho dando maior visibilidade do cenário.
  • Rifle de caça TMP-M&A: arma para medias distancias pouco mais fraca que a AD-81 e não necessita de mira com zoom para obter precisão com cadencia de tiro razoável(não automática) .
  • Granadas: artefato explosivo ideal para eliminar grupos de inimigos ou atingi-los em locais de difícil acesso.

Clãs[editar | editar código-fonte]

Clãs são os times organizados por jogadores que se dispõem a reunir-se e a jogar em equipe, juntando habilidades, técninas e táticas e disputando em Confrontos Amistosos ou em Campeonatos contra outros clãs. Os clãs podem possuir grandes laços de amizades entre si quanto fortes sentimentos de rivalidade.

Os jogadores pertencentes a clãs utilizam uma forma de reconhecimento conhecida como tags. Essas tags podem vir antes ou depois do nome do jogador, como por exemplo: [AC]Jogador ou Jogador[AC]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]