Assembleia Democrática Africana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Assembleia Democrática Africana
Rassemblement Démocratique Africain
Fundador Félix Houphouët-Boigny
Fundação 1946
Dissolução 1958
Ideologia Nacionalismo africano
Pan-africanismo
Anticolonialismo

A Assembléia Democrática Africana (em francês: Rassemblement Démocratique Africain, RDA) foi um partido político da África Ocidental Francesa e da África Equatorial Francesa, que teve um importante papel na descolonização francesa da África. A RDA era composto de diferentes partidos políticos em todas as colônias francesas na África e durou de 1946 até 1958. Em certos pontos, a RDA era o maior partido político nas colônias na África e desempenhou um papel fundamental no governo governar francesa chefiada pelo Democrática e Socialista da União da Resistência (UDSR). Embora o partido regional em grande parte, dissolvido em 1958, com os votos de independência para as colónias, muitos dos partidos nacionais mantiveram a RDA em seu nome e alguns continuam a fazê-lo. A ideologia política do partido não apoiou a separação definitiva de colônias da França, mas era anti-colonial e pan-africanista em suas posições políticas.[1]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Crowder, Michael; O'Brien, Donal Cruise (1973). "French West Africa, 1945-1960". In J.F.A. Ajayi and Michael Crowder. History of West Africa: Volume Two. New York: Columbia University Press. pp. 664–699.
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.