Assembleia Nacional do País de Gales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Assembleia Nacional do País de Gales
Cynulliad Cenedlaethol Cymru
Edifício da Assembléia Galesa Câmara dos Debates
Edifício da Assembléia Galesa Siambr (Câmara dos Debates)
Criação 1999

pelo Ato de Governo do País de Gales de 1998

Presidente Dafydd Elis-Thomas (Plaid)

Desde 12 de maio de 1999

Vice-presidente Rosemary Butler (Lab)
Líder da Casa Carwyn Jones (Lab)
Chefe do Executivo Claire Clancy
Partidos políticos 5
Membros 60
Comitês 14
Última eleição 3 de maio de 2007
Próxima eleição 5 de maio de 2011
Local de reunião Cardiff, País de Gales
Site www.assemblywales.org

A Assembléia Nacional do País de Gales (em galês: Cynulliad Cenedlaethol Cymru) é uma assembléia devolvida com poderes para legislar no País de Gales. A Assembléia é composta de 60 deputados, que são conhecidos como Membros da Assembléia, ou seja, AMs (em galês: Aelod y Cynulliad). Os deputados são eleitos por quatro anos pelo sistema de representação proporcional mista, onde quarenta AMs representam distritos eleitorais geográficos eleitos pelo sistema de pluralidade, e vinte AMs das cinco regiões eleitorais usando o método d'Hondt de representação proporcional.

Após um referendo, em 1997, a Assembléia foi criada pelo Ato de Governo do País de Gales de 1998. A maior parte das competências do Welsh Office e Secretaria de Estado para o País de Gales foram transferidas para a Assembléia. Quando foi criada, a Assembléia não tinha poderes para criar leis. Contudo, depois da aprovação do Ato de Governo do País de Gales de 2006, a Assembléia tem agora poderes para legislar em algumas áreas, embora ainda sujeita ao veto do Secretário de Estado ou do Parlamento.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.