Assembleia Regional Siciliana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Assembleia Regionale Siciliana é o órgão legislativo da Região Autônoma Siciliana previsto em seu estatuto especial de 15 de maio de 1946. É a única assembleia regional da Itália que tem o título de parlamento e seus membros são denominados deputados.

O Parlamento Siciliano é considerado um dos mais antigos do mundo, tendo iniciado sua atividade em 1130 na cidade de Palermo, no Palácio dos Normandos, onde até hoje mantém sua sede. A primeira sessão foi convocada, antes mesmo da criação da casa, pelo rei Rogério em 1097 em Mazara del Vallo.

Composição[editar | editar código-fonte]

A Assembleia é composta de noventa deputados eleitos por sufrágio universal e direto pelos eleitores sicilianos a cada cinco anos. Desde 1130 reúne-se na Sala de Hércules no Palácio dos Normandos em Palermo. De 25 de maio de 1947 à atualidade houve quinze legislaturas, inicialmente de duração quadrienal, e depois de 1971 quinquenal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Itália é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.