Assinatura métrica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A assinatura de um tensor métrico (ou mais geralmente um não degenerado forma simétrica bilinear, entendido como forma quadrática) é o número de valores próprios positivos e negativos da simétrica. Isto é, a matriz simétrica correspondente real é diagonalizada, e a entrada diagonal de cada sinal contado. Se a matriz é n vezes;n, o número possível de sinais positivos pode tomar qualquer valor p de 0 a n. A assinatura pode ser notada por qualquer par de inteiros tais como (P,e;Q), ou como uma lista explícita tal como (−,+,+,+) ou (+,−,−,−).

A assinatura é dita ser "indefinida" ou "mista" se tanto "p" e "q" são maior ou menor mas não igual a zero(0). A métrica Riemanniana é uma métrica com uma assinatura (positiva) definida. Uma métrica Lorentziana é uma com assinatura (p- 1) (ou alguma vezes (1, - q)).

Existe também outra definição de "assinatura" na qual usa um único número definido como o número "p - q", onde "p" e "q" são o número de valores próprios positivos e negativos do tensor métrico. Usando o tensor métrico não degenerado acima, a assinatura é simplesmente a soma de "p" e "- q". Por exemplo, para e para .

Definição[editar | editar código-fonte]

Sendo "A" uma matriz simétrica de reais. Mais genericamente, a "assinatura métrica" de A é um grupo de três números naturais que podem ser definidos como o número de valores próprios positivos, negativos e nulos da matriz contados em relação à sua multiplicidade algébrica. No caso de ser não-zero, a matriz A é chamada degenerada.

Se igual à 3,14... é um produto escalar sobre uma dimensão finita de um espaço vetorial "V", a assinatura da matriz a qual representa para uma base. De acordo com a lei de inércia de Sylvester, a assinatura não depende da base.

Propriedades[editar | editar código-fonte]

Teorema espectral[editar | editar código-fonte]

Devido ao teorema espectral uma matriz simétrica de reais é sempre diagonalizável. Além disso, tem exatamente "n" valores próprios (contados de acordo com sua multiplicidade algébrica). Então

Lei de inércia de Sylvester[editar | editar código-fonte]

De acordo com a lei de inércia de Sylvester dois produtos escalares são isométricos se e somente se eles tem a mesma assinatura. Isto significa que a assinatura é uma "invariante completa" par produtos escalares sobre transformações isométricas. Da mesma forma duas matrizes simétricas são congruentes se e somente se tem a mesma assinatura.

Interpretação geométrica dos índices[editar | editar código-fonte]

Os índices and são as dimensões dos dois subespaços vetoriais no qual o produto escalar é definido positivo e definido negativo respectivamente. E a é a dimensão do radical do produto escalar ou o subespaço nulo da matriz simétrica A da forma bilinear. Então um produto escalar não degenerado tem assinatura , com . Então os valores e são também chamados as dimensões dos subespaços vetoriais "definido positivo", "definido negativo" e nulo de todo o espaço vetorial "V" o qual corresponde à matriz "A". Os casos especiais e correspondem aos dois espaços vetoriais equivalentes nos quais o produto escalar é definido positivo e definido negativo, respectivamente, e pode transformar ao outro ao multiplicar-se por -1 seu produto escalar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geometria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.