Associação Atlética Botucatuense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Associação
Nome Associação Atlética Botucatuense
Alcunhas AAB
Veterana da Cuesta
Fundação 21 de Abril de 1904
Estádio Antonio Delmanto
Capacidade 2.000
Presidente Brasil Carlos Alberto Bonaldo
Website http://www.aabotucatuense.com.br]
Kit left arm.png Kit body blackstripes.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

Associação Atlética Botucatuense é um clube esportivo, recreativo e social, e foi uma antiga equipe de futebol da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo. Fundada inicialmente em 1904 como Sport Club Botucatuense, mudou o nome para o atual em 1918. Suas cores e escudo são uma homenagem ao Botafogo Futebol e Regatas do Rio de Janeiro. Teve 10 participações no Campeonato Paulista de Futebol.

História[editar | editar código-fonte]

A Associação Atlética Botucatuense, também conhecida como "Associação" e "Veterana", disputou os campeonatos de acesso de 1954 até 1964, com ausência em 1956.

Nos dias atuais, o clube está totalmente voltado para a parte social, com 4.200 sócios que usufruem de uma grande área em excelentes condições, formada por quadras, piscinas, piscina térmica, salão de festas, parque infantil, etc. Além dessa área, o clube dispõe de outras duas, sendo um clube de campo e um local para prática de esportes náuticos.

Na parte esportiva, o clube se dedica à natação, triatlon, judô, vôlei, bocha, tênis, futsal, entre outros esportes, tendo obtido várias conquistas em diversas modalidades. Possui uma excelente equipe de futsal, várias vezes campeã regional e com ótimo desempenho no campeonato paulista.

Quanto ao futebol, a situação é bem diferente da sua rival, a Ferroviária, pois não há a mínima intenção de voltar a ter uma equipe profissional. Uma prova dessa política é que o Estádio Antonio Delmanto não existe mais, pois o clube foi crescendo e avançando com as obras na área em que estava o campo. Ainda resta um pequeno lance de arquibancada que será removido para novas obras. Do gramado restou 1/6 da sua totalidade, local que foi transformado em campo de futebol suíço.

De 1957 a 1960, as duas equipes mais tradicionais de Botucatu disputaram a divisão de acesso (atual Série A-2), protagonizando grande rivalidade.

Participações em estaduais[editar | editar código-fonte]

  • Segunda Divisão (atual A2) = 3 (três)

- 1957 - 1958 - 1959

  • Terceira Divisão (atual A3) = 7 (sete)

- 1954 - 1955 - 1960 - 1961 - 1962 - 1963 - 1964


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.