Associação Brasileira dos Produtores de Algodão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, com sigla ABRAPA, é uma entidade que reúne os produtores de algodão no Brasil, conhecida internacionalmente após, junto ao Governo do Brasil, ganhar uma disputa junto à OMC contra os Estados Unidos da América.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Criada em 7 de abril de 1999, a ABRAPA reúne as entidades estaduais de produtores de algodão, tais como Abapa (Bahia), a Acopar (Paraná), a Agopa (Goiás), a Amapa (Maranhão), a Amipa (Minas Gerais), a Ampa (Mato Grosso), a Ampasul (Mato Grosso do Sul), a Apipa (Piauí) e a Appa (São Paulo).[1]

Disputa na OMC[editar | editar código-fonte]

Com o ingresso do Brasil no mercado exportador de algodão, logo surgiu o embate com os Estados Unidos, que com os subsídios e taxações às importações do produto, mantinham o preço do produto artificialmente baixo no mercado internacional. A demanda brasileira foi levada à OMC no ano de 2002 e, com os recursos impetrados pelos estadunidenses, as sanções foram finalmente decididas em 2009.[2][3] Essa ação marcou a história do agronegocio brasileiro, nas palavras do ex-Ministro da Agricultura Marcus Vinicius Pratini de Moraes: "…(a vitória na OMC foi) um dos momentos mais importantes do agronegócio brasileiro. Mostramos ao mundo que, além de competitivos, somos fortes.", no livro publicado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, a entidade privada dos produtores que, junto ao Governo do Brasil, ingressou na OMC com o processo contra os subsídios estadunidenses, intitulada "A Saga do Algodão: das primeiras lavouras à ação na OMC".[4]

Referências

  1. Institucional: histórico, sítio oficial da entidade (acessado em outubro de 2009)
  2. OMC habilita Brasil a aplicar sanções aos Estados Unidos pelo algodão, Notícia, Jornal A Tarde de 31/08/2009 (acesso em outubro de 2009)
  3. Algodão: Brasil poderá adotar retaliações comerciais contra Estados Unidos, Mylena Fiori, Agência Brasil, notícia reproduzida in: www.agrosoft.org.br de 04/06/2008 (acesso em oubutro de 2009)
  4. A Saga do Algodão: das primeiras lavouras à ação na OMC COSTA, Sérgio Rodrigues; BUENO, Miguel Garcia. Rio de Janeiro: Insight Engenharia, 2004 144p. : il. ISBN 85-98831-01-8 (obra integral para download, acessado em outubro de 2009)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]