Associação Cultural Ação e Fé da Barrinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Associação Cultural Ação e Fé da Barrinha(ACAFEB), fundada em 6 de fevereiro de 1983, com sede e foro no Sítio Barrinha, município de Tabuleiro do Norte Estado do Ceará, é uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolve projetos nas áreas de Cultura, Educação e Promoção Social. Trata-se de uma entidade sócio-cultural, com autonomia administrativa, sem credo político e sem discriminação de qualquer natureza.

A ACAFEB tem concentrando seus trabalhos no desenvolvimento da produção e encenação teatral de peças religiosas, comédias e outros, não medindo esforços para a realização dos eventos, atinge um público bastante significativo proveniente de todo o município e demais cidades vizinhas, numa média de 800 a 900 pessoas (capacidade do teatro) por apresentação.

A atuação da ACAFEB na área social tem sido assistencial as crianças, aos jovens de famílias de baixa renda e pessoas da 3° idade.

Vale salientar que todo trabalho desenvolvido pela ACAFEB vem da atuação do povo da comunidade Barrinha.

As encenações teatrais realizadas pela ACAFEB reúnem um grande número de pessoas na execução dos eventos, em média de 100 a 120 participantes entre atores, figurantes e apoio técnico, numa faixa etária de 5 (cinco) a 70 (setenta) anos de ambos os sexos.

Os eventos de maior expressão cultural são: a Paixão de Cristo, Natal Vivo e Madalena de Prostituta a Santa. Contam os mesmos com um grande elenco. São espetáculos que têm uma duração de hora e meia sem intervalo.

Dado aos seus relevantes trabalhos de encenação teatral, A ACAFEB, foi contemplada com o Projeto I Ceará da Paixão, em março de 2005, II Ceará da Paixão através da SECULT – Secretaria de Cultura do Estado do Ceará que abriu inscrições para concurso de apresentações de espetáculos e festas tradicionais relativos à celebração da Semana Santa.

O Natal Vivo transmite uma mensagem muito forte, tanto para os artistas como para os espectadores, tendo sido também contemplado com três prêmios: “Melhor Lapinha Viva”, 2003, 2004, 2005 e 2006, por ocasião da realização do Festival Ceará Natal de Luz.

A ACAFEB- Associação Cultural Ação e Fé da Barrinha, tem funcionado como uma das vertentes do processo criativo como formadora de identidades e linguagem própria, tendo como fundamento à história de seu povo. Ao longo dos seus 24 anos de atuação a ACAFEB tem mostrado através da realização de seus eventos uma força incansável no resgate da cultura popular.

Desenvolve parcerias com as escolas públicas na arte de representar, nos talentos musicais e nas exposições de peças antigas e artesanais e serve também como ponto de apoio aos jovens do município nas diversas modalidades de apresentações artísticas, com parcerias também com o CVT e CEFET, através de diversos cursos.

Conta atualmente com uma sede em construção, dispondo de uma arquibancada com capacidade para 900 espectadores, um palco inferior medindo 20m de comprimento por 5m de largura e um palco superior de igual tamanho, onde são realizadas as atividades culturais, e um espaço museológico.

A construção desse complexo cultural tem mostrado uma grande força de vontade e atuação das pessoas que querem ver a realização desse projeto. Hoje a ACAFEB, desempenha um papel importante na formação sócio-cultural de sua gente.

Enfim, a ACAFEB é uma organização não governamental que tem por missão desenvolver e aplicar projetos que proporcionem uma melhor qualidade de vida às pessoas historicamente carentes de uma política cultural utilizando as artes como ferramenta de desenvolvimento econômico e social.

Ultimamente o Centro Cultural da ACAFEB está representando o Vale do Jaguaribe e Litoral Leste na fundação do Sistema de Centros Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará]] – SECULT.