Associação Desportiva Valecambrense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A. D. Valecambrense
Nome Associação Desportiva Valecambrense
Fundação 01 de dezembro de 1962 (61 anos)
Estádio Estádio Municipal das Dairas
Capacidade 1500
Localização Vale de Cambra
Presidente Cristiano Silva
Treinador(a) Fernando Espiga
Patrocinador(a) Ferpinta
Material (d)esportivo Joma
Competição 1ª Divisão AF Aveiro
Website advalecambrense.com [2]

A Associação Desportiva Valecambrense é um clube português, localizado na cidade de Vale de Cambra, distrito de Aveiro. Disputa o Campeonato Distrital e a Taça da Associação de Futebol de Aveiro.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Oficialmente a Associação Desportiva Valecambrense foi fundada em 1 de Dezembro de 1962, data de envio dos seus Estatutos à Secretaria de Estado da Educação Nacional, para aprovação. Aqueles Estatutos foram aprovados por sua Excelência o Secretário de Estado, em 15 de maio de 1964 e publicados no Diário do Governo n.º 123, III Série, de 23 de maio de 1964.

Contudo, conforme se pode inferir e constatar da documentação e dos escritos inscritos no livro ”Contributo Para o Conhecimento da História da Associação Desportiva Valecambrense”, da autoria de Martinho Tavares de Almeida, que sucintamente abaixo se transcrevem, com a devida vénia, tudo começou quando, em 1921, apareceu o FUTEBOL na Gandra de Cambra (hoje Vale de Cambra ?). Foram os primeiros pontapés na bola, plenos de sonhos da juventude e de generosidade para com ela, como refere o autor. Sabe-se que entre aquele ano de 1921 e 1930, muitos encontros de futebol foram disputados, todavia sem carácter oficial.

Em 22 de janeiro de 1931, é criado o Vale de Cambra Sport Club (antecessor da Associação Desportiva Valecambrense) que passou a realizar diversos desafios de futebol com equipas vizinhas no Campo das Secas, com destaque para a União Desportiva Oliveirense.

Na época desportiva de 1933/34, O Vale de Cambra Sport Club, inicia a sua participação no Campeonato Promocionário da Associação de Futebol de Aveiro, que se prolonga até à época desportiva de 1936/37.

No ano de 1938, é fundada a Associação Desportiva Valecambrense, numa reunião de sócios-jogadores, onde foi deliberada a organização dos estatutos e concurso ao Campeonato de Promoção da A. F. Aveiro.

Logo na época desportiva de 1938/39, aparece a Associação Desportiva Valecambrense a disputar o dito Campeonato, participação que se prolongou até finais de 1947 princípios de 1948 (época desportiva de 1947/48), altura em que termina a sua participação oficial no Campeonato Promocionário da Associação de Futebol de Aveiro, por razões de vária ordem, nomeadamente de carácter directivo e, pode mesmo afirmar-se, que é extinta como colectividade desportiva organizada, uma vez que não mais se fazem referências a jogos disputados com a sigla A. D. V..

Dura, assim, cerca de dezena e meia de anos o ressurgimento da Associação Desportiva Valecambrense, no ano de 1962.A Associação Desportiva Valecambrense é filiada na Associação de Futebol de Aveiro, é sócio fundador da Federação das Colectividades de Vale de Cambra e tem um sistema de Contabilidade Organizada.

O clube foi fundado em 1962 e é liderado actualmente por uma comissão administrativa composta, à cabeça, por Armando Gomes, Bruno Melo, Jorge Rodrigues e Nuno Queirós. A equipa de seniores participa na época de 2007-2008, no campeonato nacional da 3ª Divisão, Série C. Na Taça de Portugal o ponto mais alto que este clube conseguiu foi chegar à 3ª eliminatória sendo nessa eliminado pelo Nelas.

A sua referência maior teve o nome de Rui Filipe, jogador do FCP, que viria a falecer num acidente de viação.

Na época desportiva de 2005/2006, a Associação Desportiva Valecambrense, em parceria com uma empresa do ramo, emitiu, como inovação e pela primeira vez no seu vasto historial, uma série de cadernetas e cromos de todos os dirigentes, atletas seniores e das camadas jovens, que teve uma franca adesão dos sócios e simpatizantes.

Todos os anos, a Associação Desportiva Valecambrense organiza um jantar alusivo à sua fundação para angariação de fundos, tendo comemorado, em Dezembro de 2006, o seu 44.º aniversário.

Em 17 de abril de 2007, foi enviado à Presidência do Conselho de Ministros, um processo completo para atribuição do Estatuto de Utilidade Pública à A. D. V., nos termos do Decreto – Lei n.º 460/77, de 7 de Novembro, já devidamente recepcionado, a que coube o n.º 029/07, aguardando-se o seu normal e necessário desenvolvimento até à aprovação final, colmatando-se, deste modo, uma brecha no Clube, para efeitos fiscais.

Histórico do Futebol Sénior[editar | editar código-fonte]

Classificações[editar | editar código-fonte]

Escalão 05/06 06/07 07/08 08/09 09/10 10/11 11/12 12/13 13/14
1ª Liga - - - - - - - - -
2ª Liga - - - - - - - -
II Divisão - - - - - - - - -
III Divisão 12º - - 12º - -
1º Escalão Dist. - - - - - -
2º Escalão Dist. - - - - - - - -

Estádio[editar | editar código-fonte]

A equipa efectua os seus jogos em casa no Estádio Municipal das Dairas, que situa-se perto do centro da cidade, e possui capacidade para 1500 espectadores.

Referências

Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.