Associação Portuguesa de Wrestling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Associação Portuguesa de Wrestling
Sigla APW
Nome(s) anterior(es) Portuguese Wrestling Association
Desporto(s) representado(s) Wrestling
Fundação 8 de maio de 1993
Sede Portimão, Algarve Portugal Portugal
Website Facebook oficial

Associação Portuguesa de Wrestling (APW), é uma associação de wrestling profissional portuguesa, criada por Carlos Sequeira, Daniel Nunes, Rui Dutra, António Capela e Nuno Emídio em 1993, com sede em Portimão, Algarve. É uma das associações desportivas nacionais reconhecidas como federação desportiva em relação à modalidade de wrestling profissional em Portugal segundo o Decreto-Lei nº144/93 de 26 de Abril.

História[editar | editar código-fonte]

A Associação surgiu a 8 de Maio de 1993, na altura conhecida como "Portuguese Wrestling Association" (PWA), tendo mudado de nome para a sua tradução literal portuguesa, "Associação Portuguesa de Wrestling" (APW) para ir mais ao encontro da sua natureza nacional. O primeiro evento desta federação aconteceu em Junho de 1993 no Atlantic Water Slide Park em Silves. Nesse evento tiveram lugar os dois primeiros combates da história da APW, o primeiro opôs Mad Dog contra Rui Dutra (vencedor Rui Dutra) e o segundo Doomsday Machine contra Zombie (vencedor Doomsday Machine)

Meses mais tarde, em Setembro do mesmo ano, outro evento com uma maior cobertura nacional a nível de "media" acontece, desta vez no Pavilhão do Silves Futebol Clube. Foi neste dia que se atribuiu o título de Campeão Nacional da APW pela primeira vez a um lutador, neste caso, Doomsday Machine, vencedor de uma Battle Royal com oito lutadores entre eles Mad Dog, Fausto, João Pequeno, Barrabão, Ric Scorpion, Vitor Amaro e Sida.

Depois de um dedicado quase exclusivamente aos treinos dos atletas, a APW realiza em Março de 1996 e em 1998 eventos na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Estes são eventos de promoção do desporto e de tentativa de captação de novos talentos. Nestes eventos dão-se as estreias de alguns lutadores que fizeram nome no wrestling nacional como Axel e Punisher, mais tarde conhecido como "A Lenda viva" Tony de Portugal.

O evento seguinte da APW acontece a 22 de Agosto de 1999. Este evento contou com a participação da grande lenda do wrestling português e europeu, Tarzan Taborda, o que permitiu à APW uma maior projecção a nível de "media", com aparições em diversos jornais e em várias cadeias de televisão. Neste evento realizou-se o primeiro combate hardcore da APW onde Danny X derrotou Mad Dog. Gonçalo Mateus derrotou Tony de Portugal no segundo combate da noite e no terceiro e ultimo combate Axel venceu Korvo.

Depois de um longo período sem eventos, a APW organiza uma tournée de seis eventos entre Junho e Agosto de 2006, conhecida como APW Suplex de Verão 2006, na zona do Algarve e Baixo Alentejo.

Em Outubro de 2006 dá-se a primeira internacionalização da APW,quando esta fornece o ringue para um evento em Roquetas Del MarEspanha, e comparece com vários lutadores para dois combates, num evento organizado pela promoção espanhola EWE-Catch, que contou com vários lutadores de Portugal e Itália.

A 5 e 6 de Janeiro de 2007, a APW atinge o seu ponto mais alto em termos de divulgação ao público português, com o evento de duas noites denominado APW Impacto Total. Organizado pela empresa nacional Elec3city e sob a alçada da APW, o evento reuniu estrelas nacionais da APW e ainda da federação norte-americana TNA e da 1PW inglesa. O evento foi um sucesso em ambas as cidades onde decorreu, Lisboa e Porto.[1]

Nesta altura a APW abre também uma academia em Lisboa localizada na ADCEO (Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais).

A 28 de Junho de 2007, a APW visita o programa As Tardes da Júlia num evento em direto com dois combates com o objectivo de promover a APW e os seus futuros eventos. Apesar do evento não ter sido no geral bem recebido pela pequena comunidade de fãs nacionais de wrestling na Internet, o programa obteve 34% de share em termos de audiências, e foi o segmento que registou a maior audiência no respectivo programa.

Depois de eventos em São Brás de Alportel e Lagos, A APW fez quatro eventos com a colaboração da liga norte-americana All Pro Wrestling (igualmente conhecida como "APW") no qual estiveram os lutadores Mad Dog, Arte-Gore, Danny Hell, Dinamite, Jimmy Best e VanHel por parte da Associação Portuguesa de Wrestling e "Old School" Oliver John, KAFU, Mr. Prime Time (MPT) e Dana Lee por parte da All Pro Wrestling.

Em 2008, a APW realizou o primeiro evento de wrestling português de sempre em território estrangeiro, neste caso em Lloret de Mar, Espanha, com o arranque da temporada de 2008 da tournée APW Wrestling Total ao Vivo a 17 de Março e, mais tarde, regressou com o seu mega-evento APW Impacto Total 2 a 28 de Março em Santa Maria da Feira e a 29 de Março em Elvas. Realizou também o primeiro evento de wrestling de sempre a ocorrer nas Regiões Autónomas, o APW Wrestling Total ao Vivo na cidade de Ponta DelgadaAçores a 3 de Maio de 2008.

A 1 de Agosto de 2008, a APW passou oficialmente a fazer parte da liga de wrestling World Stars of Wrestling (WSW). Alguns dos lutadores da APW são parte integrante desta liga, devido à ligação da APW com a WSW, sendo que a APW fornece habitualmente à WSW lutadores para participarem nos seus eventos ao vivo e televisivos (WSW Wrestling Total), além do Campeonato Nacional da APW ser habitualmente disputado nos eventos da WSW. Durante a parceria Juan Casanova estabeleceu-se campeão nacional da APW. Mad Dog acabou por ganhar o campeonato europeu da WSW durante a parceria, não só o título como a Taça de vencedor do torneio, que foi realizado com lutadores de toda a Europa. No final de 2010 a APW decidiu acabar a parceria com a WSW e passou a ser de novo independente.

Em 2011 a APW organizou uma série de eventos em que Juan Casanova defendeu várias vezes o seu título, até à sua suspensão e remoção do título que antes da Taça Tarzan Taborda 2011. A Taça Tarzan Taborda 2011 foi o evento principal da APW em 2011, com duração de 3 dias. O torneio contou com 16 lutadores e o vencedor não só ganharia o torneio como o Título Nacional da APW. O vencedor foi "Sexy Beast" Adonis que levou a melhor sobre o sul-africano Archangel. Ultra Psychotinha ganho a distinção de candidato principal a esse mesmo título num evento na Baixa da Banheira, pelo que a direção da APW decidiu dar-lhe uma oportunidade de competir pelo Título Nacional da APW quando quisesse. Por isso quando Adonis ganhou a final da Taça e o título, Ultra Psycho aproveitou o facto de Adonis estar cansado e venceu o título, para grande desgosto do público presente no Aqua de Portimão. No entanto Adonis reteve a Taça Tarzan Taborda. Nessa mesma Taça foi anunciado que o reinado de Mad Dog como Campeão Europeu da WSW também era reconhecido como campeão Europeu da APW e Mad Dog defendeu o Titulo Europeu da APW contra Arte-Gore.

Depois deste evento a APW ainda realizou mais dois eventos. Ultra Psycho não compareceu ao segundo, APW "Hell Fest", e por isso foi-lhe retirado o título nacional da APW. Para resolver a situação a direção da APW decidiu fazer uma battle royal em que os dois últimos lutadores iriam lutar num single match pelo título. O vencedor foi "O Fantástico" David Francisco.

Em 2012 a APW realizou apenas um evento para além da Taça Tarzan Taborda: o Campeonato Europeu da APW em que oito participantes de toda a Europa vieram competir a Coimbra:

A final foi entre Mad Dog e Joe E. Legend, mas o representante português Mad Dog venceu o torneio e manteve o título.

No verão de 2012 a APW realizou de novo a Taça Tarzan Taborda, que contou com oito lutadores. O torneio teve a duração de 2 dias. O vencedor do torneio foi Arte-Gore que levou a melhor no final sobre Pexe. Com esta vitória Arte-Gore tornou-se o candidato principal ao titulo nacional da APW.

Em Março de 2013 a APW esteve em Portimão para o evento "Dominação" onde "a Força Dominante" Arte Gore garantiu a defesa do título, numa desforra contra o "Fantástico" David Francisco. Neste evento também se destaca a vitória do lutador Red Eagle, e o regresso do inglês James Bruiser. A Taça Tarzan Taborda também se realizou em 2013, e sagrou-se vencedor Pexe, num evento ao vivo em Alvor. Nesse ano a APW terminou a parceria com o WP Wrestling Portugal.

Em Agosto de 2013 a APW esteve novamente em Portimão para o evento "Poder ou Glória" onde "O Fantástico" David Francisco perdeu o seu titulo para Arte-Gore. Neste evento também se destaca a participação do lutador do WP Ricky Santos, e o regresso do polémico Tony de Portugal.[2]

Em 2014, realizou-se mais uma vez a anual Taça Tarzan Taborda, em que o vencedor foi Cougar. O título mundial da APW voltou para o "Fantástico" David Francisco.

Em 2015, a APW realizou um evento de caridade para os bombeiros de Vialonga, onde Mauro Chaves venceu uma Battle Royal para se tornar o candidato principal ao título de David Francisco, mas acabou por perder o combate pelo título. Em Agosto, a APW realizou a anual Taça Tarzan Taborda, onde Ramon Vegas foi o vencedor, pela primeira vez na sua carreira, derrotando Mauro Chaves na final, enquanto David Francisco manteve o título numa Triple Threat contra James Mathews e Seth. Este evento marcou as estreias de Luís Salvador, RAFA e Rúben Branco, entre outros.

A APW regressou ao ativo depois da pandemia de COVID-19 no dia 11 de Junho de 2023, no Centro de Treinos de Portimão, com o evento "APW Regressa". O evento contou com várias estreias de jovens lutadores. No combate principal deste espetáculo, Vítor Amaro defendeu com sucesso o Título Nacional da APW contra Arte-Gore. Durante festejos, Baltazar atingiu as costas de Vitor Amaro com uma cadeira e declarou-se candidato principal ao título do evento seguinte.

"APW Retaliação", evento em que o intuito era fazer justiça por Vitor Amaro, foi realizado no dia 24 de Setembro, no Centro de Treinos de Portimão. O evento contou com a presença de Paulo "Knockout" Cruz, Augusto Santos, Ricky Boy, Nélson Pereira, El Super, Arte-Gore, "Goldenboy" Santos, Victor Stu e Luís Mestre, entre outros. Este foi o evento de retaliação por parte de Vitor Amaro após o ataque de Baltazar. Os dois lutaram pelo título e Vitor Amaro acabou por ser derrotado. Baltazar sagrou-se assim Campeão Nacional da APW.

O evento seguinte intitulou-se "APW 30 Anos", e celebrou o trigésimo aniversário da organização. Teve lugar no Centro de Treinos de Portimão no dia 3 de Dezembro. Incluiu a defesa do Título Nacional da APW, com Baltazar a enfrentar Nélson Pereira que se tornou candidato principal ao título após vencer Arte-Gore no evento anterior.

Campeonatos[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campeonato Nacional da APW[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Campeonato Nacional da APW
Campeonato Nacional da APW[3]
Nacionalidade Vencedor Data de Início Data de fim Duração Local
Portugal Portugal Arte-Gore 23 de julho de 2006 05 de janeiro de 2007 5 meses e 13 dias Portimão
Portugal Portugal Mad Dog 05 de janeiro de 2007 06 de janeiro de 2007 1 dia Lisboa
Portugal Portugal Arte-Gore 06 de janeiro de 2007 28 de junho de 2007 5 meses e 22 dias Porto
Portugal Portugal Mad Dog 28 de junho de 2007 28 de setembro de 2008 1 ano e 3 meses Paço de Arcos
Espanha Juan Casanova 28 de setembro de 2008 Grândola
Portugal Portugal Mad Dog 12 de setembro de 2009
Espanha Juan Casanova 31 de julho de 2011
Portugal Portugal "Sexy Beast" Adónis 31 de julho de 2011 31 de julho de 2011 nenhum dia Portimão
Portugal Portugal Ultra Psycho 31 de julho de 2011 19 de novembro de 2011 3 meses e 19 dias Portimão
Portugal Portugal David Francisco 19 de novembro de 2011 06 de janeiro de 2012 1 mês e 18 dias Lisboa
Portugal Portugal Arte-Gore 06 de janeiro de 2012 10 de agosto de 2014 2 anos, 7 meses e 4 dias
Portugal Portugal David Francisco 10 de agosto de 2014 11 de junho de 2017 2 anos, 10 meses e 1 dia Portimão
Portugal Portugal Vítor Amaro 11 de junho de 2017 24 de setembro de 2017 3 meses e 13 dias Portimão
Portugal Portugal Ramon Vegas 24 de setembro de 2017 03 de junho de 2018 8 meses e 10 dias Portimão
Portugal Portugal James Mathews 03 de junho de 2018 29 de julho de 2018 1 mês e 26 dias Portimão
Portugal Portugal João Santos 29 de julho de 2018 04 de novembro de 2018 3 meses e 6 dias Portimão
Portugal Portugal James Mathews 04 de novembro de 2018 31 de março de 2019 4 meses e 27 dias Portimão
Portugal Portugal Michael Stu 31 de março de 2019 05 de maio de 2019 1 mês e 4 dias Portimão
Portugal Portugal Luís Mira 05 de maio de 2019 15 de novembro de 2019 6 meses e 10 dias Portimão
Portugal Portugal Vítor Amaro 15 de novembro de 2019 01 de setembro de 2023 3 anos, 9 meses e 17 dias Portimão
Portugal Portugal Baltazar 01 de setembro de 2023 25 de abril de 2024 7 meses e 24 dias Portimão

Taça Tarzan Taborda[editar | editar código-fonte]

A APW promove a Taça Tarzan Taborda como o seu evento anual principal.

Taça Tarzan Taborda
Ano Vencedor Vencido Local Ref.
2008 Mad Dog Arte-Gore Elvas [4]
2011 "Sexy Beast" Adónis Archangel Portimão [5][6][7][8]
2012 Arte-Gore Pexe Portimão [9][10]
2013 Pexe "O Fantástico" David Francisco Portimão [11][12]
2014 David "Cougar" Batista James Mathews Portimão [13][14]
2015 Ramon Vegas Mauro Chaves Portimão [15]
2018 James Mathews Ramon Vegas Portimão [16]
2019 Vítor Amaro Luís Mira Alvor [17]

Eventos[editar | editar código-fonte]

Eventos por ano[editar | editar código-fonte]

Eventos por ano[18]
Ano Evento Localização
1993 APW Mister Wrestling Pavilhão Silves Futebol Clube, Silves (Portugal)
1999 APW Tarzan Taborda Regressa ao Ringue Penamacor
2006 APW Suplex de Verão 2006 Pé de Vento Disco Bar, Portimão
2006 APW Ride Hard Live Free Ourique
2006 APW Wrestling Total ao Vivo Porto
2007 APW/TNAW Impacto Total Campo Pequeno, Lisboa/ Pavilhão Rosa Mota, Porto
2007 APW Wrestling Total ao Vivo Odemira
2007 APW As Tardes da Júlia Estúdios Valentim de Carvalho, Paço de Arcos
2007 APW Wrestling Total ao Vivo Estúdios Valentim de Carvalho, Montijo
2007 APW Inferno Sobre Rodas São Brás de Alportel
2007 APW Wrestling Total ao Vivo Pavilhão Municipal de Lagos
2007 APW Wrestling Total ao Vivo Discotecta Lagares, Braga
2007 APW Wrestling Total ao Vivo Discoteca Madilon, Montalegre
2007 APW Wrestling Total ao Vivo Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos, Cabeceiras de Basto
2007 APW Wrestling Total ao Vivo Pavilhão Municipal de Monserrate, Viana do Castelo
2008 APW Wrestling Total ao Vivo Lloret de Mar
2008 APW Sexta à Noite Estúdios Valentim de Carvalho, Paço de Arcos
2008 APW Impacto Total 2 Europarque, Santa Maria da Feira/ Coliseu José Rondão Almeida, Elvas
2008 APW Wrestling Total ao Vivo Coliseu Micaelense, Ponta Delgada
2010 APW Portugal Slam Club O Chinquilho, Baixa da Banheira
2011 APW Wrestling Total ao Vivo Club O Chinquilho, Baixa da Banheira
2011 APW Wrestling Total ao Vivo Club O Chinquilho, Baixa da Banheira
2011 APW Wrestling Total ao Vivo Montijo
2011 APW Taça Tarzan Taborda Centro Comercial Aqua, Portimão
2011 APW Wrestling Total ao Vivo Ribeira de Pena
2011 APW Outubro ao Rubro Praça de Touros de Cercal do Alentejo
2011 APW Hellfest União e Progresso da Venda Nova, Amadora
2012 APW European Championship Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, Coimbra
2012 APW Taça Tarzan Taborda Centro Comercial Aqua, Portimão
2013 APW Poder ou Glória Clube desportivo da Pedra Mourinha, Portimão
2013 APW Dominação Clube desportivo da Pedra Mourinha, Portimão
2013 APW Taça Tarzan Taborda Clube desportivo da Pedra Mourinha, Portimão
2013 APW Wrestling Total ao Vivo Alvor
2014 APW Taça Tarzan Taborda Centro Comercial Aqua, Portimão
2015 APW Wrestling Total ao Vivo Pavilhão desportivo de Vialonga
2015 APW Taça Tarzan Taborda Centro Comercial Aqua, Portimão
2015 APW/RIOT/SPW/Triple W/WP Arnold Classic Europe 2015 Pabellon de la Casa de Campo, Madrid
2017 APW Caminho para a Vitória Centro de treinos de Portimão
2017 APW Desafio de Verão Centro de treinos de Portimão
2017 APW Ramon vs Amaro Centro de treinos de Portimão
2017 APW Viva La Revolucion Centro de treinos de Portimão
2018 APW Uma Nova Esperança Centro de treinos de Portimão
2018 APW V de Vegas Centro de treinos de Portimão
2018 APW Final 4 Liga Carlos Rocha Centro de treinos de Portimão
2018 APW Taça Tarzan Taborda Centro de treinos de Portimão
2018 APW Universo Alternativo Centro de treinos de Portimão
2018 APW Chrono Logica Centro de treinos de Portimão
2018 APW Universo Centro de treinos de Portimão
2019 APW Ready to Rumble Centro de treinos de Portimão
2019 APW Mathews vs Stu Centro de treinos de Portimão
2019 APW Sangre Novo Centro de treinos de Portimão
2019 APW Renegados Centro de treinos de Portimão
2019 APW Taça Tarzan Taborda Zona ribeirinha de Alvor, Portimão
2019 APW Mira vs Amaro Centro de treinos de Portimão
2020 APW Perigo Iminente Centro de treinos de Portimão
2023 APW Regressa Centro de treinos de Portimão
2023 APW Retaliação Centro de treinos de Portimão
2023 APW 30 Anos Centro de treinos de Portimão

Referências

  1. «Portugal recebe estrelas do Wrestling Mundial». Lux. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  2. Dias, Jorge Matos (2 de agosto de 2013). «Aqua Portimão recebe estrelas do Wrestling nacional». PLANETALGARVE. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  3. «APW National Championship». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  4. «Taca Tarzan Taborda». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  5. «APW Taca Tarzan Taborda 2011 - Tag 1». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  6. «APW Taca Tarzan Taborda 2011 - Tag 2». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  7. «APW Taca Tarzan Taborda 2011 - Tag 3». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  8. «Wrestling: APW realiza a Taça Tarzan Taborda 2011 em Portimão». www.record.pt. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  9. «APW European Championchip - Tag 1». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  10. «APW Taca Tarzan Taborda 2012 - Tag 2». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  11. «APW Taca Tarzan Taborda 2013 - Tag 1». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  12. «APW Taca Tarzan Taborda 2013 - Tag 2». Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  13. «APW Taca Tarzan Taborda 2014 - Tag 1». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  14. «APW Taca Tarzan Taborda 2014 - Tag 2». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  15. «APW Taca Tarzan Taborda 2015». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  16. «APW Taça Tarzan Taborda 2018». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  17. «APW Taça Tarzan Taborda 2019». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  18. «Associação Portuguesa de Wrestling - Eventos». Cagematch.net. Consultado em 13 de janeiro de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]