Associação de Futebol de Montenegro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Associação Montenegrina de Futebol
Fundação 1931
Sede Podgorica
Filiação à FIFA em 2007
Filiação à UEFA em 2007
Presidente Dejan Savićević
Website www.fscg.cg.yu

A Associação Montenegrina de Futebol (em montenegrino: Fudbalski savez Crne Gore, no cirílico Фудбалски савез Црне Горе) é a entidade gestora do futebol em Montenegro. Com sede em Podgorica, a entidade organiza os campeonatos nacionais no país e gere as seleções nacionais masculinas principal e sub-21.

A Seleção Montenegrina de Futebol é o membro mais novo da FIFA, formado após a Copa do Mundo de 2006. O presidente da federação é o ex-jogador Dejan Savićević, que também já foi treinador da seleção de Sérvia e Montenegro.

História[editar | editar código-fonte]

A Federação de Futebol de Montenegro foi fundada em 8 de março de 1931, sob o nome de "Cetinjski nogometni podsavez" (Sub-federação de futebol de Cetinje).

Antes de 28 de junho de 2006, a Associação de Futebol de Montenegro fez parte da Associação de Futebol da Iugoslávia, da Associação de Futebol da Antiga República da Iugoslávia e da Federação de Futebol de Sérvia e Montenegro. Após essa data, a Associação se tornou independente. Em 30 de junho de 2006, pleiteou ser membro da UEFA e da FIFA. Em 26 de janeiro de 2007 a associação se filiou à UEFA e em 31 de maio do mesmo ano se filiou à FIFA.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.