Associação de Futebol do Algarve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Associação de Futebol do Algarve (AFA) é um organismo filiado à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que tem por via organizar os Campeonatos Distriais do Algarve.

Estádio Algarve

Fundação[editar | editar código-fonte]

A prática conhecida do Futebol do Algarve data de Maio de 1907 e o 1.º Desafio de futebol disputou-se no Largo de S. Francisco, em Faro, no dia 10 de Julho do mesmo ano. O 1.º Organismo colectivo de Clubes e de futebol: União de Futebol de Faro, fundou-se em 1914, em Faro, reunindo os seguintes Clubes: Associação Académica do Liceu de Faro, Escola Normal de Faro, Sporting Clube Farense e Boavista Futebol Clube (Faro).

Esta União dissolveu-se em Janeiro de 1916. Em 1917 fundou-se, então a denominada Associação de Futebol do Algarve. Devido a desinteligências surgidas extingue-se em princípios de 1918. Em 15 de Outubro de 1921, reúnem-se no Ginásio Clube Farense os delegados dos seguintes Clubes Algarvios: Sporting Clube Farense, Sport Lisboa e Faro, Boxing Futebol Clube (Portimão), Sporting Clube Olhanense, Lusitano Futebol Clube, Glória Futebol Clube, Portimonense Sporting Clube, Sport Club União, Sport Club "Os Leões Portimonenses" e Esperança Futebol Clube.

Que criaram efectivamente, a Associação de Futebol do Algarve, na madrugada de 16 de Outubro de 1921.

Os Estatutos, aprovados em 27 de Outubro de 1924, pelo Governo Civil de Faro, rezam a data de 22 de Janeiro de 1922, como a fundação da Associação.

Em 1923, a Associação de Futebol do Algarve filia-se na União Portuguesa de Futebol e na Federação Portuguesa de Sport Atléticos.

Sede[editar | editar código-fonte]

A Associação de Futebol do Algarve é sediada na zona de Penha, em Faro, junto às Piscinas Municipais de Faro e ao Complexo Desportivo da Penha.

Competições[editar | editar código-fonte]

Actualmente, a Associação de Futebol do Algarve organiza Campeonatos Distritais de Futebol e Futsal, Masculinos e Femininos para todos os escalões etários: Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis e Escolas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]