Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) é uma entidade brasileira com sede na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Foi fundada em 7 de maio de 1976 composta pelos municípios de Concórdia, Ipumirim, Seara, Xavantina e Itá, visando à integração administrativa, econômica e social, o desenvolvimento político-administrativo através do planejamento microrregional e prestação de assistência técnica e serviços nas diversas áreas de ação das administrações municipais.

História e curiosidades[editar | editar código-fonte]

Foi a 14ª associação a ser reconhecida no Estado de Santa Catarina, através de apoio da Superintendência da Região Sul (SUDESUL) que, numa época, visava o fortalecimento do agrupamento dos municípios em associações, através de convênios financeiros.

No ano de 1977 passaram a integrar esta associação os municípios de Presidente Castelo Branco, Ipira, Piratuba e Peritiba; seguindo-se de Irani e Jaborá, no ano de 1978. Em 1989, emancipou-se de Concórdia o município de Lindóia do Sul; em 1991, o município de Arabutã; em 1992, o municpio de Arvoredo se emancipa de Seara e, a seguir, os municípios de Paial, emancipado de Itá, e Alto Bela Vista, emancipado de Concórdia. Conforme se oficializavam as emancipações, imediatamente os municípios se associavam à AMAUC.

Atualmente são 16 municípios associados: Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Ita, Jaborá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castelo Branco, Seara e Xavantina. Sua sede localiza-se no Município de Concórdia.

A administração da Associação se dá através da secretaria executiva, que coordena as atividades desenvolvidas na associação e executa as ações determinadas pela assembléia geral, diretoria executiva e presidência. A diretoria executiva é formada pelo presidente, 1º vice-presidente e 2º vice-presidente, os quais são eleitos na assembléia geral ordinária, realizada no mês de dezembro de cada ano. Na mesma ocasião, é eleito o conselho fiscal, formado por quatro titulares e quatro suplentes, bem como a indicação de quatro prefeitos que representam a AMAUC junto à Federação Catarinense de Municípios (FECAM), sediada em Florianópolis (SC).

Os municípios contribuem financeiramente com a associação, através de uma mensalidade cujo valor é definido em assembléia geral, sendo proporcional ao valor que cada município recebe de retorno de impostos do governo federal.

Pelas ações desenvolvidas, a AMAUC é uma entidade reconhecida em âmbito regional e estadual como um canal para o fortalecimento de políticas de desenvolvimento municipal e regional. Atua em parceria com diversas entidades e participa de forma ativa nos diversos fóruns e conselhos instalados na região e no estado de Santa Catarina.