Assur (Qal'at Sherqat)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Pix.gif Assur (Qal'at Sherqat) *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Assur temple.jpg
Planta de um templo parto em Assur
País Iraque
Critérios C (iii) (iv)
Referência 1130
Coordenadas 35° 27′ N 43° 15′ E(Salah ad Din, Iraque)
Histórico de inscrição
Inscrição 2003 (em perigo:2003(? sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

A Antiga Cidade de Ashur (ou Assur) localiza-se junto ao rio Tigre no norte da Mesopotâmia, numa zona geoecológica específica, bordejando zonas de agricultura alimentada por chuva e zonas de agricultura de irrigação. A cidade data do terceiro milénio a.C., e entre os séculos XIV a.C. e IX a.C. foi a primeira capital do Império Assírio, uma cidade-estado e plataforma de importância internacional. Também serviu como capital religiosa dos assírios, sendo associada ao deus homónimo Assur. A cidade foi destruída pelo Império Babilónio, tendo sido reabilitada durante o tempo do Império Parto, por volta dos séculos I e II (d.C.).

Registre-se que, de acordo com a Bíblia, o nome da capital do Império Assírio corresponde ao nome do segundo filho de Sem, conforme o verso 22 do capítulo 10 de Gênesis.

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.