Astérix na Córsega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Astérix en Corse
Asterix na Córsega
Autor (es) René Goscinny
Série Asterix
Ilustrador Albert Uderzo
Lançamento 1973
Cronologia
Último
Último
Astérix e o Adivinho
Astérix e o Presente de César
Próximo
Próximo

Astérix na Córsega (Asterix na Córsega, no Brasil) é o título de uma das histórias de Albert Uderzo e René Goscinny retratando o herói gaulês Astérix, em que este e seus inseparáveis amigos Obelix e Idéiafix visitam a ilha da Córsega.

Argumento[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A aldeia festeja o aniversário da batalha de Gergóvia, por isso deslocam-se à aldeia vários guerreiros (de outros álbuns) que ajudaram Astérix nas suas lutas contra os romanos.

Supostamente a cereja no topo do bolo das celebrações, era um combate contra os campos romanos, mas estes já estavam preparados e fugiram todos, menos um que ficou encarregue de guardar um prisioneiro corso.

Logicamente quando os gauleses sabem da existência do prisioneiro, libertam-no e levam-no para a aldeia.

Astérix e Obélix oferecem-se para o levar de novo para a Córsega, e viajam até à ilha. Aí travam conhecimento com os clãs corsos, e entram numa batalha contra os romanos, devido ao seu governador corrupto e implacável.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Existem várias referências a Napoleão Bonaparte (natural da Córsega) ao longo do livro.
  • O chefe corso que Asterix e Obelix ajudam é caricatura do jornalista francês Paul Gianolli, e é conhecido em Portugal com o mesmo nome do original francês, Ocatarinetabelachichix (referência a "O catarinetta bella Tchi-tchi", de Tino Rossi). Na tradução brasileira, teve dois nomes, Queijolão no original da Editora Cedibra, Bonapartix - continuando as referências a Napoleão - na Editora Record.
  • Na abertura, personagens de seis dos livros anteriores visitam as celebrações da aldeia: Petisuix, de Astérix entre os Helvécios; Filémignon Y Bacon e seu filho Pepe, Asterix na Hispânia; Docontrix, de Asterix Gladiador; Cinemapax e quatro bretões de Asterix entre os Bretões; três dos gauleses visitados em Astérix e a Volta à Gália; e Alambix, de Astérix e o Escudo de Arverne.
  • São feitas referências a hábitos dos corsos, como sua preguiça, a sesta, e as vendetas - inclusive mostrando as facas tradicionalmente usadas para tais rivalidades na região.
  • Asterix e companhia lutam com romanos nos Maquis, onde turistas visitando a Córsega tradicionalmente se perdem.