Astérix e Obélix contra César

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Astérix et Obélix contre César
Astérix e Obélix contra César
No Brasil Asterix e Obelix contra César[1][2]
Em Portugal Astérix e Obélix contra César[3][4] (PT)
Astérix & Obélix contra César[5]
 França ·  Itália ·
 Alemanha
1999 •  cor •  106 min 
Género comédia · aventura · fantasia
Direção Claude Zidi
Produção Claude Berri
Roteiro Gérard Lauzier
Claude Zidi
Baseado em Asterix de René Goscinny e Albert Uderzo
Elenco Christian Clavier
Gérard Depardieu
Roberto Benigni
Michel Galabru
Idioma língua francesa
Orçamento $ 42 milhões
Receita $ 101,6 milhões[6]
Cronologia
Astérix e Obélix: Missão Cleópatra

Astérix e Obélix contra César (em francês: Astérix et Obélix contre César) é um filme ítalo-teuto-francês[1] de 1999, dirigido por Claude Zidi. É o primeiro filme em live-action baseado na série de banda desenhada franco-belga Astérix, criada por René Goscinny e Albert Uderzo. O filme foi um grande sucesso de público, com 9 milhões de espectadores na França [7], e levou às continuações Astérix e Obélix: Missão Cleópatra (2002), Astérix nos Jogos Olímpicos (2008) e Astérix e Obélix: Ao Serviço de Sua Majestade (2012).

Na época de seu lançamento, o filme era a produção mais cara do cinema francês de todos os tempos, tornando-se a produção mais cara da França no século XX.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O governador romano Detritus (Roberto Benigni) tinha a seguinte missão: obrigar os gauleses a pagar impostos a Júlio César. Mas uma aldeia resiste ao pagamento dos impostos: a aldeia onde vivem Astérix e Obélix. E os soldados romanos que o tentavam fazer eram devolvidos em "velocidade expresso" pela força sobre-humana dos gauleses.

Detritus descobre que a força dos gauleses advém de uma poção mágica - e pensa em apoderar-se dela para tomar o lugar de César. Numa reunião de druidas, Detritus consegue raptar Panoramix, o druida da aldeia. Astérix e Obélix vão ao acampamento romano e conseguem libertar o druida e um outro prisioneiro, mas Panoramix já tinha sido obrigado a preparar a poção mágica para Detritus. Os romanos, com a poção mágica, preparam-se para arrasar a aldeia e o druida vai ter que criar uma nova e mais potente poção mágica. A festa vai começar...tanto mais que os gauleses descobrem que o prisioneiro libertado que trouxeram para a aldeia é ninguém menos que Júlio César.

Diante da situação, Panoramix, Obélix e Astérix recorrem a um druida bastante idoso que tem em seu poder leite de unicórnio de duas cabeças, com o poder de duplicar a pessoa que o beber ou seja, caso alguém o beba será criado um "clone" da sua imagem psicológica e física. Porém o druida só fornecerá o frasco se os três gauleses responderem a 3 enigmas em determinado tempo. Depois de alcançarem tal façanha o druida permitiu-lhes que levassem o frasco com o leite de unicórnio.

Astérix e Obélix então tomam a poção enriquecida e diante de seus olhos viram dezenas de pessoas iguais a eles literalmente nascerem e posteriormente derrotarem o exército romano e consequentemente Detritus. Os gauleses devolvem o poder à César que anteriormente havia lhes revelado a estratégia romana para conquistar a vila gaulesa e este isentou-os dos impostos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme francês é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.