Asteroide tipo B

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palas, o maior asteroide tipo B.

Asteroides tipo B são um tipo relativamente raro de asteroide de carbono. Na população de asteroides, os objetos de classe B são abundantes no cinturão de asteroides externo, e também dominam a família Palas que inclui o segundo maior asteroide 2 Palas. Eles são considerados primitivos e podem conter componentes voláteis do início do sistema solar.

Características[editar | editar código-fonte]

De um modo geral eles são semelhante aos asteroides tipo C, mas que diferem pelo fato da absorção dos raios ultravioleta por esses objetos ser inferior a 0,5 µm sendo pequeno ou ausente, e o espectro é mais azul do que vermelho.[1] O albedo também tende a ser elevado do que no tipo C que é geralmente muito escuro, entre 0,04 e 0,08.[2] A espectroscopia desse objetos de classe B sugere que os principais componentes da superfície são silicatos anidros, minerais de argila hidratados, polímeros orgânicos, magnetita e sulfetos. Os espectros mais próximo dos asteroides tipo B foram obtidos em meteoritos condritos de carbono que foram aquecidos suavemente em laboratório.

Futura missão OSIRIS-REx[editar | editar código-fonte]

O asteroide Bennu que é do tipo B é o alvo da missão OSIRIS-REx; que visa mapear a superfície, estudar o Efeito de Yarkovsky e coletar uma amostra do asteroide para voltar à Terra em 2023. A sonda espacial será lançada em 2016.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Classificação espectral de asteroides

Referências

  1. Yang, Bin, Jewitt, D., American Astronomical Society, Near Infrared Spectroscopy of B-type Asteroids, DPS meeting #41, #32.09, 2009. URL consultato il 17 settembre 2011
  2. «Informações sobre asteroides» (em inglês). Consultado em 16 de dezembro de 2014