Astonishing X-Men

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Astonishing X-Men
BR:Surpreendentes X-men
Comic image missing-pt.png
Editora Marvel Comics/Panini Comics
Publicação
Data das edições (vol. 1)1995
(vol. 2) 1999
(vol. 3) 2004 - atualmente
Personagens Ciclope, Emma Frost, Colossus, Lince Negra, Wolverine, Armadura, Fera
Equipe criativa
Escritor(es) (vol. 3) Joss Whedon (1-24)
Warren Ellis (25 - atualmente)
Arte (vol. 3) John Cassaday (1-24)
Simone Bianchi (25 - atualmente)
Projecto Banda Desenhada  · Portal da Banda Desenhada

Astonishing X-Men é uma revista de quadrinhos norte-americana estrelando os X-men. Seu time criativo atual é Joss Whedon e John Cassaday. Até o momento (final de 2005) teve 25 edições, todas com ótimas vendas. No Brasil é publicado pela editora Panini Comics com o nome de Surpreendentes X-men.

A Equipe e seus poderes[editar | editar código-fonte]

Personagem Poderes
Ciclope
  • Rajadas Óticas: Capaz de projetar pura energia concussiva de seus olhos de cor vermelho-rubi. Suas rajadas não emitiam calor, mas fato já foi esclarecido, ja que suas rajadas energéticas são abastecidas por energia solar e acabam retendo um pouco de seu calor. Como não possui controle sobre seus poderes, ele é obrigado a usar óculos especiais com barreira de quartzo-rubi que impede o uso descontrolado de seus poderes.
Emma Frost
  • Telepatia:: A capacidade de ler mentes alheias e projetar seus próprios pensamentos nessas mesmas mentes, funciona num raio de 400 km. Com bastante esforço ela pode aumentar consideravelmente esse raio. Dentre suas habilidades telepáticas constam:
  • Rastreamento: é a habilidade de sentir, rastrear humanos e mutantes num raio de 400 km. Com a ajuda do cerebro ela pode localiza uma pessoa no planeta inteiro.
  • Rajada psiônica: e a capacdade de projetar rajadas de força psiônica que afetem a mente da vítima sem efeitos físicos, causando dor, deixar a vítima inconsiente ou até mesmo matando-a.
  • Manipulação da Memória: Habilidade de manipular a memória de seres vivos, chegando ao ponto de fazê-las esquecer tudo ou parte de suas memórias, dar mais importância a algumas memórias, ou criar memórias falsas
  • Projeção astral:Capacidade para deixar seu corpo com vida e ficar vagabundando como espírito..
  • Ilusão Telepática: Habilidade de criar ilusões telepáticas realísticas e fazer as pessoas vivenciarem eventos que não estão realmente acontecendo.
  • Mimetismo diamantico: e a habilidade de transmuta seu proprio corpo em diamante.
  • Invulnerabilidade: A forma de diamante dá a ela a habilidade de resistir impactos, tiros, choques, venenos, explosões, e o que mais se puder imaginar, sem sofrer nenhum dano.
Colossus
  • Mimetismo Metálico: É a capacidade de transmuta sua pele em uma liga de metal orgânico.
  • Super-Força: Possui uma força sobre-humana, podendo levantar objetos bem mais pesados que ele e arrancar objetos que estejam presos com concreto. Seus socos e chutes são bastante fortes, podendo deixar a pessoa atingida desacordada por alguns minutos.
Lince Negra
  • Intangibilidade: Pode atravessar coisas sólidas e corpos, além de nada poder atingi-la.
Wolverine
  • Garras Metálicas: Possui 6 garras metálicas de 30 cm (3 em cada braço) que saem de seus antebraços com um comando mental. Essas garras, bem como seu esqueleto, foram recobertas artificialmente com o metal Adamantium.
  • Regeneração Celular: Regenera-se de ferimentos instantâneamente, sejam eles leves arranhões,cortes,tiros entre outros.
  • Sentidos Aguçados: É a capacidade de possuir seus sentidos melhorado podendo rastrear o alvo pelo cheiro, tendo também audição e visão superiores a de um humano normal.
  • Super-Agilidade: Capacidade de possuir um equilíbrio corporal sobre-humano, podendo se equilibrar em pequenas superfícies ou andar normalmente em superfícies super escorregadias.
  • Clariciência: Capacidade de ver o passado de lugares, pessoas, animais e objetos inanimados através de visões astral.
Armadura
  • Armadura: pode criar uma armadura indestrutível vinda de seu corpo.
  • Força: A armadura lhe dá força sobre humana.
Fera
  • Super-Força: Possui uma força sobre-humana, podendo levantar objetos bem mais pesados que ele e arrancar objetos que estejam presos com concreto. Seus socos e chutes são bastante fortes, podendo deixar a pessoa atingida desacordada por alguns minutos.
  • Super-Agilidade: É capaz de se mover rapidamente, e assim se tornando quase impossível de ser atingida por golpes. Pode andar pelas paredes e desviar de golpes que sejam desferidos contra ele.
  • Sentidos Aguçados: Possui visão, olfato e audição apurados.
  • Super-Inteligência: Possui um intelecto muito avançado do que o normal.

Arcos da Primeira Temporada[editar | editar código-fonte]

Superdotados[editar | editar código-fonte]

Kitty Pride está retornando ao instituto, onde a nova formação principal é composta por ela, Wolverine, Cíclope, Emma e Fera. Os diretores do instituto são Scott e Emma, agora. Depois de uma rápida discussão entre Logan e Scott, os cinco têm uma reunião. Cíclope explica que precisam recuperar a admiração do público e serem verdadeiros heróis (o que inclui o uso dos colantes). Enquanto resgatam um grupo de reféns de um prédio e conhecem seu mais novo inimigo, Ord, do Grimamundo, a geneticista Kavita Rao dá uma palestra onde afirma ter uma cura para o gene mutante. Esse anúncio gera um grande alvoroço no instituto, onde alguns dos novos alunos gostariam de ficar "curados". Porém, o mais chocante é que o x-man Fera também pretende usar a cura e pede uma amostra para Kavita. Emma lê essa vontade em sua mente e por isso ele e Wolverine chegam a brigar. Depois, os X-Men invadem sorrateiramente os laboratórios da Benetech, onde a cura está sendo desenvolvida. Com o instituto desprotegido, Ord aparece lá e injeta a cura em Asa, um jovem mutante voador. Na Benetech, Lince Negra desce até os subterrânios do local e encontra Colossus, dado por morto. Ele estava sendo torturado no laboratório. Após uma intervenção da Shield, uma luta com Ord e uma apresentação da Agente Brand (que confessa que sabia do cativeiro de Colossus e que estava tentando evitar uma guerra. O Grimamundo de Ord, segundo uma profecia, seria destruído por um mutante, talvez um x-man. A cura foi uma maneira arriscada de evitar aquela guerra), da equipe que supervisiona ações alienígenas, o laboratório vem abaixo quando Ord foge em sua nave, levando a jovem mutante Tildie(da onde foi feita a cura) com ele. Colossus arremeça Wolverine na nave, e assim eles conseguem fazê-la cair. Ord é preso e Tildie é resgatada. No dia seguinte, Colossus e Kitty passeiam pelos jardins enquanto Emma conversa com algum desconhecido e parece planejar alguma coisa.

Perigoso[editar | editar código-fonte]

Nos arredores do instituto, o jovem mutante Asa, abalado por ter perdido repentinamente seus poderes, caminha até a beira de um penhasco, acreditando ainda poder voar. No centro de Manhattan, os Surpreendentes X-Men, agora com seu mais novo integrante, Colossus, recém-resgatado da Benetech, sobrevoam do jato um imenso monstro que está destruindo a cidade. Eles querem recuperar sua popularidade com o povo e para isso precisam provar que são realmente heróis. Com a ajuda do Quarteto Fantástico, eles conseguem deter o monstro. De volta ao instituto, os X-Men têm uma surpresa. Uma força desconhecida desacorda todos os telepatas, corta as conexões elétricas e ainda incita um sentinela meio destruído a atacar o instituto. Enquanto Fera cuida de Emma e dos outros nocauteados, Lince Negra leva os alunos para a sala de perigo, onde ficariam seguros e Ciclope, Wolverine e Colossus saem para enfrentar o sentinela. Kitty encontra Asa morto na sala de perigo, onde ele pulou de um penhasco virtual. A sala começa a falar com ela e prende todos lá dentro. Lá fora, após derrotarem o robô, os X-Men tentam neutralizar a sala. Wolverine destrói o núcleo dela, o que causa uma enorme explosão. E agora a própria sala de perigo aparece para eles, na forma de uma andróide poderosa chamada Perigo. Ela conta que a tecnologia Shiar usada em sua construção tem vida própria. Perigo só conheceu a violência e a dor durante todos aqueles treinamentos, mas sempre esteve presa no núcleo e proibida de matar. Mas com a morte de Asa sua programação foi quebrada. E agora ela quer vingança. Por conhecê-los tão bem, Perigo os derrota com facilidade. Mas seu alvo não são eles, mas sim seu criador, Xavier. Ela os deixa e se dirige para Genosha, onde o professor se encontra. Depois de acordarem, os X-Men voam até Genosha para impedir a morte do professor. Xavier, usando um caminhão e uma rede de energia elétrica, consegue deter Perigo. Esta, porém, controla um gigantesco sentinela, que começa a destruir tudo. Depois de uma ferrenha batalha, os Surpreendentes X-Men conseguem deter o enorme robô e derrotar Perigo. Após a luta, descobrem que o professor sabia que Perigo tinha consciência e que podia tentar se vingar, mas mesmo assim ele a ignorou e a manteve enclausurada. Aquilo cria um clima de desconfiança entre Xavier e seus pupilos. Ali perto, algumas pessoas conversam sobre a verdadeira lealdade de Emma. Parecem ser o Clube do Inferno.

Arcos da segunda Temporada[editar | editar código-fonte]

Caixas Fantasma[editar | editar código-fonte]

Em São Francisco, os X-men são chamados para investigar o assassinato do que aparenta ser um mutante desconhecido. Os heróis logo descobrem que não se trata de um Homo Superior,mas um triplóide funcional -um ser humano com 69 cromossomos agrupados em trios. Como esse fenômeno não ocorre na natureza, tudo leva a crer que a vítima seja uma tentativa de criar um mutante -E os X-men acreditam que seu assassino, o Indivíduo X, seja outra. Agora, o Grupo acaba de localizar o criminoso em Chaparanga, onde ele tenta ativar o que chama de Caixa Fantasma. Mas antes que os x-men descubram mais, o indivíduo X se suicida. Ao estudar o sangue do assassino e a tecnologia da caixa, o grupo deduz que ele provavelmente veio de um universo paralelo. Diante da possibilidade do conflito secreto entre uma facção de mutantes criados artificialment e uma raça Homo Sapiens Superior de outro mundo, nossos Heróis resolvem investigar mais a fundo e partem para a última localização registrada em um caderno encontrado no local do assassinato: Tian, uma região florestal de oito quilômetros quadrados situada na China, onde provavelmente já foi a base secreta dos X-men Chineses, mortos com o Dia M.

Nisso, o Grupo descobre que Forge é quem está criando o grupo de mutantes genéticamente motificados para salvar a espécie mutante. Mas alguns dos "novos Mutantes" se revoltam contra ele e os X-men, pois sabem que eles são aliados de seu criador. O efeito das Caixas Fantasmas pode corromper Universos e os X-men, infelkizmente tem de lutar com Forge para evitar um terrível genocídio Interdimensional. A equipe de Ciclope acaba arrancando as pernas do ex-aliado Forge, mas ele estava preparado e energiza alguma de suas Caixas Fantasmas e a sua base começa a entrar em modo de destruição. Os Surpreendentes X-men evacuam, enquanto Forge e as suas criações ficam lá. Ao virar as costas para a base de Forge ela explode e Forge e os Novos Mutantes são dados como Mortos, com o Status Verdadeiro desconhecido.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]