Astonishing X-Men

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Astonishing X-Men
BR:Surpreendentes X-men
Comic image missing-pt.png
Editora Marvel Comics/Panini Comics
Publicação
Data das edições (vol. 1)1995
(vol. 2) 1999
(vol. 3) 2004 - atualmente
Personagens Ciclope, Emma Frost, Colossus, Lince Negra, Wolverine, Armadura, Fera
Equipe criativa
Escritor(es) (vol. 3) Joss Whedon (1-24)
Warren Ellis (25 - atualmente)
Arte (vol. 3) John Cassaday (1-24)
Simone Bianchi (25 - atualmente)
Projecto Banda Desenhada  · Portal da Banda Desenhada

Astonishing X-Men é uma revista de quadrinhos norte-americana estrelando os X-men. Seu time criativo atual é Joss Whedon e John Cassaday. Até o momento (final de 2005) teve 25 edições, todas com ótimas vendas. No Brasil é publicado pela editora Panini Comics com o nome de Surpreendentes X-men.

A Equipe e seus poderes[editar | editar código-fonte]

Personagem Poderes
Ciclope
  • Rajadas Óticas: Capaz de projetar pura energia concussiva de seus olhos de cor vermelho-rubi. Suas rajadas não emitiam calor, mas fato já foi esclarecido, ja que suas rajadas energéticas são abastecidas por energia solar e acabam retendo um pouco de seu calor. Como não possui controle sobre seus poderes, ele é obrigado a usar óculos especiais com barreira de quartzo-rubi que impede o uso descontrolado de seus poderes.
Emma Frost
  • Telepatia:: A capacidade de ler mentes alheias e projetar seus próprios pensamentos nessas mesmas mentes, funciona num raio de 400 km. Com bastante esforço ela pode aumentar consideravelmente esse raio. Dentre suas habilidades telepáticas constam:
  • Rastreamento: é a habilidade de sentir, rastrear humanos e mutantes num raio de 400 km. Com a ajuda do cerebro ela pode localiza uma pessoa no planeta inteiro.
  • Rajada psiônica: e a capacdade de projetar rajadas de força psiônica que afetem a mente da vítima sem efeitos físicos, causando dor, deixar a vítima inconsiente ou até mesmo matando-a.
  • Manipulação da Memória: Habilidade de manipular a memória de seres vivos, chegando ao ponto de fazê-las esquecer tudo ou parte de suas memórias, dar mais importância a algumas memórias, ou criar memórias falsas
  • Projeção astral:Capacidade para deixar seu corpo com vida e ficar vagabundando como espírito..
  • Ilusão Telepática: Habilidade de criar ilusões telepáticas realísticas e fazer as pessoas vivenciarem eventos que não estão realmente acontecendo.
  • Mimetismo diamantico: e a habilidade de transmuta seu proprio corpo em diamante.
  • Invulnerabilidade: A forma de diamante dá a ela a habilidade de resistir impactos, tiros, choques, venenos, explosões, e o que mais se puder imaginar, sem sofrer nenhum dano.
Colossus
  • Mimetismo Metálico: É a capacidade de transmuta sua pele em uma liga de metal orgânico.
  • Super-Força: Possui uma força sobre-humana, podendo levantar objetos bem mais pesados que ele e arrancar objetos que estejam presos com concreto. Seus socos e chutes são bastante fortes, podendo deixar a pessoa atingida desacordada por alguns minutos.
Lince Negra
  • Intangibilidade: Pode atravessar coisas sólidas e corpos, além de nada poder atingi-la.
Wolverine
  • Garras Metálicas: Possui 6 garras metálicas de 30 cm (3 em cada braço) que saem de seus antebraços com um comando mental. Essas garras, bem como seu esqueleto, foram recobertas artificialmente com o metal Adamantium.
  • Regeneração Celular: Regenera-se de ferimentos instantâneamente, sejam eles leves arranhões,cortes,tiros entre outros.
  • Sentidos Aguçados: É a capacidade de possuir seus sentidos melhorado podendo rastrear o alvo pelo cheiro, tendo também audição e visão superiores a de um humano normal.
  • Super-Agilidade: Capacidade de possuir um equilíbrio corporal sobre-humano, podendo se equilibrar em pequenas superfícies ou andar normalmente em superfícies super escorregadias.
  • Clariciência: Capacidade de ver o passado de lugares, pessoas, animais e objetos inanimados através de visões astral.
Armadura
  • Armadura: pode criar uma armadura indestrutível vinda de seu corpo.
  • Força: A armadura lhe dá força sobre humana.
Fera
  • Super-Força: Possui uma força sobre-humana, podendo levantar objetos bem mais pesados que ele e arrancar objetos que estejam presos com concreto. Seus socos e chutes são bastante fortes, podendo deixar a pessoa atingida desacordada por alguns minutos.
  • Super-Agilidade: É capaz de se mover rapidamente, e assim se tornando quase impossível de ser atingida por golpes. Pode andar pelas paredes e desviar de golpes que sejam desferidos contra ele.
  • Sentidos Aguçados: Possui visão, olfato e audição apurados.
  • Super-Inteligência: Possui um intelecto muito avançado do que o normal.

Arcos da Primeira Temporada[editar | editar código-fonte]

Superdotados[editar | editar código-fonte]

Kitty Pride está retornando ao instituto, onde a nova formação principal é composta por ela, Wolverine, Cíclope, Emma e Fera. Os diretores do instituto são Scott e Emma, agora. Depois de uma rápida discussão entre Logan e Scott, os cinco têm uma reunião. Cíclope explica que precisam recuperar a admiração do público e serem verdadeiros heróis (o que inclui o uso dos colantes). Enquanto resgatam um grupo de reféns de um prédio e conhecem seu mais novo inimigo, Ord, do Grimamundo, a geneticista Kavita Rao dá uma palestra onde afirma ter uma cura para o gene mutante. Esse anúncio gera um grande alvoroço no instituto, onde alguns dos novos alunos gostariam de ficar "curados". Porém, o mais chocante é que o x-man Fera também pretende usar a cura e pede uma amostra para Kavita. Emma lê essa vontade em sua mente e por isso ele e Wolverine chegam a brigar. Depois, os X-Men invadem sorrateiramente os laboratórios da Benetech, onde a cura está sendo desenvolvida. Com o instituto desprotegido, Ord aparece lá e injeta a cura em Asa, um jovem mutante voador. Na Benetech, Lince Negra desce até os subterrânios do local e encontra Colossus, dado por morto. Ele estava sendo torturado no laboratório. Após uma intervenção da Shield, uma luta com Ord e uma apresentação da Agente Brand (que confessa que sabia do cativeiro de Colossus e que estava tentando evitar uma guerra. O Grimamundo de Ord, segundo uma profecia, seria destruído por um mutante, talvez um x-man. A cura foi uma maneira arriscada de evitar aquela guerra), da equipe que supervisiona ações alienígenas, o laboratório vem abaixo quando Ord foge em sua nave, levando a jovem mutante Tildie(da onde foi feita a cura) com ele. Colossus arremeça Wolverine na nave, e assim eles conseguem fazê-la cair. Ord é preso e Tildie é resgatada. No dia seguinte, Colossus e Kitty passeiam pelos jardins enquanto Emma conversa com algum desconhecido e parece planejar alguma coisa.

Perigoso[editar | editar código-fonte]

Nos arredores do instituto, o jovem mutante Asa, abalado por ter perdido repentinamente seus poderes, caminha até a beira de um penhasco, acreditando ainda poder voar. No centro de Manhattan, os Surpreendentes X-Men, agora com seu mais novo integrante, Colossus, recém-resgatado da Benetech, sobrevoam do jato um imenso monstro que está destruindo a cidade. Eles querem recuperar sua popularidade com o povo e para isso precisam provar que são realmente heróis. Com a ajuda do Quarteto Fantástico, eles conseguem deter o monstro. De volta ao instituto, os X-Men têm uma surpresa. Uma força desconhecida desacorda todos os telepatas, corta as conexões elétricas e ainda incita um sentinela meio destruído a atacar o instituto. Enquanto Fera cuida de Emma e dos outros nocauteados, Lince Negra leva os alunos para a sala de perigo, onde ficariam seguros e Ciclope, Wolverine e Colossus saem para enfrentar o sentinela. Kitty encontra Asa morto na sala de perigo, onde ele pulou de um penhasco virtual. A sala começa a falar com ela e prende todos lá dentro. Lá fora, após derrotarem o robô, os X-Men tentam neutralizar a sala. Wolverine destrói o núcleo dela, o que causa uma enorme explosão. E agora a própria sala de perigo aparece para eles, na forma de uma andróide poderosa chamada Perigo. Ela conta que a tecnologia Shiar usada em sua construção tem vida própria. Perigo só conheceu a violência e a dor durante todos aqueles treinamentos, mas sempre esteve presa no núcleo e proibida de matar. Mas com a morte de Asa sua programação foi quebrada. E agora ela quer vingança. Por conhecê-los tão bem, Perigo os derrota com facilidade. Mas seu alvo não são eles, mas sim seu criador, Xavier. Ela os deixa e se dirige para Genosha, onde o professor se encontra. Depois de acordarem, os X-Men voam até Genosha para impedir a morte do professor. Xavier, usando um caminhão e uma rede de energia elétrica, consegue deter Perigo. Esta, porém, controla um gigantesco sentinela, que começa a destruir tudo. Depois de uma ferrenha batalha, os Surpreendentes X-Men conseguem deter o enorme robô e derrotar Perigo. Após a luta, descobrem que o professor sabia que Perigo tinha consciência e que podia tentar se vingar, mas mesmo assim ele a ignorou e a manteve enclausurada. Aquilo cria um clima de desconfiança entre Xavier e seus pupilos. Ali perto, algumas pessoas conversam sobre a verdadeira lealdade de Emma. Parecem ser o Clube do Inferno.

Arcos da segunda Temporada[editar | editar código-fonte]

Caixas Fantasma[editar | editar código-fonte]

Em São Francisco, os X-men são chamados para investigar o assassinato do que aparenta ser um mutante desconhecido. Os heróis logo descobrem que não se trata de um Homo Superior,mas um triplóide funcional -um ser humano com 69 cromossomos agrupados em trios. Como esse fenômeno não ocorre na natureza, tudo leva a crer que a vítima seja uma tentativa de criar um mutante -E os X-men acreditam que seu assassino, o Indivíduo X, seja outra. Agora, o Grupo acaba de localizar o criminoso em Chaparanga, onde ele tenta ativar o que chama de Caixa Fantasma. Mas antes que os x-men descubram mais, o indivíduo X se suicida. Ao estudar o sangue do assassino e a tecnologia da caixa, o grupo deduz que ele provavelmente veio de um universo paralelo. Diante da possibilidade do conflito secreto entre uma facção de mutantes criados artificialmente uma raça Homo Sapiens Superior de outro mundo, nossos Heróis resolvem investigar mais a fundo e partem para a última localização registrada em um caderno encontrado no local do assassinato: Tian, uma região florestal de oito quilômetros quadrados situada na China, onde provavelmente já foi a base secreta dos X-men Chineses, mortos com o Dia M.

Nisso, o Grupo descobre que Forge é quem está criando o grupo de mutantes geneticamente modificados para salvar a espécie mutante. Mas alguns dos "Novos Mutantes" se revoltam contra ele e os X-men, pois sabem que eles são aliados de seu criador. O efeito das Caixas Fantasmas pode corromper Universos e os X-men, infelizmente tem de lutar com Forge para evitar um terrível genocídio Interdimensional. A equipe de Ciclope acaba arrancando as pernas do ex-aliado Forge, mas ele estava preparado e energiza alguma de suas Caixas Fantasmas e a sua base começa a entrar em modo de destruição. Os Surpreendentes X-men evacuam, enquanto Forge e as suas criações ficam lá. Ao virar as costas para a base de Forge ela explode e Forge e os Novos Mutantes são dados como mortos, com o status verdadeiro desconhecido.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]