Astra Film Corporation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Astra Film Corporation
Privada
Atividade Produção cinematográfica
Fundação 1915
Encerramento 1921
Sede Glendale, Califórnia,  Estados Unidos
Presidente Louis J. Gasnier
Vice-presidente Mrs. Emma Gasnier[1]
Pessoas-chave Louis J. Gasnier
George B. Seitz
Edward José
George Fitzmaurice
Produtos filmes

Astra Film Corporation foi uma companhia cinematográfica estadunidense da era do cinema mudo, especializada na produção de filmes, que esteve ativa de 1915 a 1921. Entre 1915 e 1916, esteve sob o nome Astra Film Company[2], e em 1916, passou a ser denominada Astra Film Corporation.[3] Tinha sua sede em Glendale, Califórnia, e o estúdio em Verdugo Road, também em Glendale.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Fundada por Louis J. Gasnier[4], teve como co-fundador George B. Seitz.[4] Louis J. Gasnier era vice-presidente da Pathé e, em 1916, renunciou a seu cargo para organizar a Astra Film.[5]

O primeiro filme que a companhia produziu foi Via Wireless[6], um filme de 50 minutos dirigido por George Fitzmaurice, baseado em uma peça de Paul Armstrong e Winchell Smith, e lançado pela Pathé em setembro de 1915. Suas produções eram, na grande maioria, distribuídas pela Pathé Exchange[2], e as duas empresas eram associadas.

A Astra Film produziu principalmente seriados, curta-metragens e uma série de comédias, que ficaram conhecidas como as “Mermaid Comedies”, produzidas entre 1920 e 1921.

O último filme produzido foi Robinson Crusoe Ltd.[7], uma comédia curta lançada pela Educational Film Exchanges em 14 de agosto de 1921. Essa e mais 11 comédias fizeram parte das Mermaid Comedies, lançadas pela Educational Film Exchanges.

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]