Astro de Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Astro de Minas foi um periódico mineiro surgido em São João del-Rei. Surgido em 20 de novembro de 1827, o Astro de Minas foi considerado “brilhante”, pelo jornalista e historiador Xavier da Veiga (1898).[1] Foi a primeira publicação criada fora de Ouro Preto. O periódico era impresso em uma oficina própria e tinha formato e diagramação semelhantes aos seus antecessores mineiros. Quando surgiu o Astro, circulava apenas um jornal nas Minas, o O Universal.

No período de 1830 a 1831, Antônio Joaquim Pereira de Magalhães atuou no Astro de Minas e no Universal, capitaneando o setor de assinaturas dos dois veículos [2]. O Astro de Minas seguia a mesma linha do Universal, ou seja, era liberal moderado. Referia-se a Bernardo Pereira de Vasconcelos, o principal redator do Universal, como "o ídolo dos mineiros", forma usada por seus partidários para se referir a esse líder político. Apesar de liberal, o Astro era defensor da escravidão. Por isso, fez fortes críticas a Gazeta do Brasil, que era abolicionista.

Referências

  1. Veiga, José Pedro Xavier da (1898). «A imprensa em Minas Geraes (1807 - 1897)». Ouro Preto. Revista do Archivo Publico Mineiro. 3: 190-191. Consultado em 17 de novembro de 2018 
  2. Arquivo Publico Mineiro, DF da Vila de S. Carlos do Jacui - SP 1 - SP 33, cx 96, nº 79

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.