Astroturfing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Astroturfing é um termo utilizado para designar ações políticas ou publicitárias que tentam criar a impressão de que são movimentos espontâneos e populares.

O termo em inglês vem de Astro Turf (grama sintética) em oposição ao termo grassroots (que são movimentos espontâneos da comunidade).

Exemplos[editar | editar código-fonte]

  • Em maio de 2006, a SanDisk lançou o site I Don´t aparentando ser um blog criado por consumidores indignados com a dominação da Apple no mercado de MP3 players. Na verdade, o site fazia parte da campanha de um produto da Sandisk, o Sansa e200. O site atualmente redireciona para o site do produto.
  • Em dezembro de 2006, a Sony criou o blog "All I want for Xmas is a PSP" (Tudo que eu quero de Natal é um PlayStation) como se tivesse sido criado por um consumidor, mas em pouco tempo descobriu-se que fazia parte da campanha de marketing da empresa (veja tela do blog, aqui).
  • Em maio de 2007, a operadora de telefonia celular Oi passou a oferecer (como já acontece fora do Brasil) celulares desbloqueados e lançou a campanha Bloqueio Não com o objetivo de provocar um levante popular contra as concorrentes, fazendo as pessoas se indignarem e trocarem de operadora. Foi criado o site Bloqueio Não onde são coletadas assinaturas on-line para o manifesto e foram colocadas vans nas ruas para conseguir assinaturas off-line.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]