Astrud Gilberto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Astrud Gilberto
Informação geral
Nome completo Astrud Evangelina Weinert
Nascimento 29 de março de 1940 (74 anos)
Origem Salvador, Bahia
País Brasil Brasil
Gênero(s) Bossa nova
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1963 – atualmente
Afiliação(ões) Tom Jobim

João Gilberto
Stan Getz

Página oficial Link

Astrud Gilberto, nascida Astrud Evangelina Weinert, (Salvador, 29 de março de 1940) é uma cantora brasileira de samba e bossa nova de fama internacional.

Nascida na Bahia, filha de mãe brasileira e pai alemão, mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família, em 1947.

Astrud casou-se com João Gilberto em 1959 e mudou-se para os Estados Unidos em 1963, ano em que participou do álbum Getz/Gilberto juntamente de seu marido, do músico Stan Getz e do também brasileiro Tom Jobim. Astrud, que nunca havia cantado profissionalmente antes, participou das gravações por convite de seu marido, e durante as subsequentes apresentações descobriu que sofria de medo de palco. Astrud e João divorciaram-se em 1964. João Gilberto retornou ao Brasil, mas Astrud Gilberto continua residindo nos Estados Unidos, desde 1963.

O sucesso do trabalho de Astrud Gilberto na canção The Girl from Ipanema tornou-a um nome proeminente na música do jazz, e logo começou a fazer gravações solo.

Embora Astrud tenha começado como intérprete de bossa nova brasileira e jazz americano, passou também a gravar composições próprias na década de 1970. A canção "Astrud" , interpretada pela cantora polaca Basia é um tributo a ela.

Astrud Gilberto recebeu o prêmio Latin Jazz USA Award for Lifetime Achievement (1992) e foi incluída no International Latin Music Hall of Fame, em 2002.

A cantora também tornou-se conhecida pelo seu trabalho como artista pintora, assim como pelo apoio e contribuição que tem dado a proteção dos animais.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns
Trilhas sonoras
Outros álbuns com participação de Astrud Gilberto


Ligações externas[editar | editar código-fonte]