Atália

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Novembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Atália
Rainha de Judá
Athalia.jpg
Atália em "Promptuarii Iconum Insigniorum"
Governo
Reinado 842 a.C.837 a. C.
Consorte Jorão de Judá
Antecessor Acazias
Sucessor Joás
Dinastia Casa de Acabe
Vida
Nome completo Atalia
Nascimento  ?
Samaria, Reino de Israel
Morte  ?
Jerusalem,Reino de Judá
Sepultamento Pátio dos Cavalos
Filhos Acazias
Pai Acabe
Mãe Jezabel

Atália, era filha de Acabe, Rei de Israel e de Jezabel. Casou com Jeorão, Rei de Judá, filho de Josafá. Com este casamento, procurou-se por fim aos conflitos e conseguir uma União Dinástica entre os reinos de Israel Setentrional e de Judá. Ela tornou-se regente do Reino de Judá durante seis anos, sucedendo após a morte de seu filho, Acazias. Segundo algumas cronologias, Atália terá governado entre anos 842 e 837 a.C..

Na realidade, Atália não foi uma rainha do Reino de Judá, mas uma Regente do Reino. O texto bíblico deixa bem claro que ela não foi [e não podia ser] contada como uma rainha. Promovia o culto de Baal, da mesma forma que Jezabel, sua mãe, havia tinha feito anteriormente no Reino de Israel Setentrional. Esta atitude fez com que Atália fosse odiada pelo povo e pelos sacerdotes. Por alguns anos antes, os profetas Elias e Eliseu já anunciavam o fim da Casa Real de Acabe.

Num acto de vingança contra a execução de toda a Casa Real de Acabe, Atália mandou assassinar todos os membros da Casa Real de David e assumiu o trono de Judá. Mas, Jeoseba, filha de Jorão de Judá,falecido marido de Atália, escondeu o herdeiro do trono Jeoás, filho de Acazias, que tinha um ano de idade. Ele foi criado em segredo no Templo de Jerusalém pelo Sumo Sacerdote Joiadá e por sua mulher. Quando Joás tinha sete anos, Joiadá elaborou um plano para coroá-lo como rei no Templo de Jerusalém, com a protecção dos guardas reais.

Quando Atália percebeu o acontecido, foi ao Templo na tentativa de impedir a rebelião, mas acabou sendo executada no portão dos cavalos junto ao Palácio Real, por ordem do Sumo Sacerdote Joiadá. Depois disso, é destruído o templo de Baal e seu altar. Atália foi a última representante da Dinástia de Onri. (II Reis 11:1-20; II Crônicas 22:1–23:21)

Referências[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Acazias
Rainha de Judá:
6 anos
Sucedido por
Jeoás